Futebol Nacional
None

SANTA CRUZ

CBF confirma início da Série C no dia 8 de agosto e data agrada dirigentes do Santa Cruz

Clubes da Terceirona, liderados pelo Santa, já haviam solicitado à CBF para iniciar competição junto das Séries A e B do Campeonato Brasileiro

postado em 05/07/2020 17:39

(Foto: Rafael Melo/Santa Cruz)
No último dia 25 de junho, após videoconferência com a Comissão Nacional de Clubes, a CBF projetou o início das Séries A e B do Campeonato Brasileiro para os dias 8 e 9 de agosto. Na ocasião, no entanto, deixou em aberto uma possível data para o começo da Série C. Situação que mudou neste domingo. 

Em entrevista ao jornal O Globo, o presidente da CBF, Rogério Caboclo, confirmou que a Terceirona também terá seu início no dia 8 do próximo mês. O que agradou os dirigentes do Santa Cruz, único pernambucano na disputa. Iniciar a competição junto com as Séries A e B era um pleito dos clubes da Série C, liderados pelo presidente coral, Constantino Júnior.

“Os clubes da Série C já haviam solicitado à CBF iniciar junto com a Série A e B e estávamos apenas no aguardo dessa confirmação. O Rogério (Caboclo) confirmando é de interesse de todos. E ao mesmo tempo delimita uma data para a conclusão do Campeonato Estadual e da Copa do Nordeste. Ainda há tempo hábil para se realizar as duas. Desde que tenhamos as liberações para se começar as competições”, comemorou o executivo de futebol tricolor, Nei Pandolfo, em contato com o Diario.

No entanto, segundo o dirigente, o planejamento de treinos do Santa Cruz não deve sofrer maiores alterações por conta da definição de início da Série C, uma vez que os corais já vinham trabalhando com a possibilidade de retorno das competições a partir do próximo dia 12, seja pela Copa do Nordeste ou o Campeonato Pernambucano.

“Nós já estávamos trabalhando nesse sentido, com a possibilidade da Série C já próximo dessa data, dia 8 ou 9 de agosto. E ao mesmo tempo nos projetando e seguimos aguardando um posicionamento do pessoal da saúde para liberar a volta dos jogos aqui. Agora estamos no aguardo apenas das tabelas”, completou.

Vale lembrar que no Campeonato Pernambucano, o Santa Cruz já tem assegurado o primeiro lugar da fase classificatória e com isso já está garantido nas semifinais (ao lado do Salgueiro). Já na Copa do Nordeste, o Tricolor precisa vencer na última rodada o eliminado River-PI e torcer por tropeços de Náutico ou Ceará, que enfrentam Bahia e CRB, respectivamente.

Série D

Com as definições de datas para o início das Séries A, B e C, resta agora um posicionamento oficial da CBF com relação à Série D, que conta com  Salgueiro, Centrale  Afogados como respresentantes de Pernambuco. Na entrevista dada ao jornal O Globo, o presidente Rogério Caboclo reconheceu a dificuldade em realizar a competição, diante da pandemia do novo coronavírus no País. 

A Quarta Divisão conta com 64 clubes, de todos os estados, diferentemente das Séries A, B e C, com 20 times em cada uma. “Demandam um operacional um pouco mais complexo. As equipes precisam de maior reestruturação para voltar e também uma logística maior”, pontuou o presidente da CBF.

Definições da CBF

8 de agosto
Início das Séries B e C
 
9 de agosto
Início da Série A
 
26 de agosto
Início da Copa do Brasil e do Brasileiro feminino
 
Seguem sem definição
Copa do Nordeste e Série D