Futebol Nacional
None

SANTA CRUZ

Já pensando em criar gordura, Santa Cruz vai ao Amazonas e visita o Manaus, na Série C

Líder da Série C, Tricolor não joga no estado desde 2012 e busca vitória para abrir vantagem sobre rivais diretos na briga pelo acesso

postado em 19/09/2020 09:30 / atualizado em 19/09/2020 16:23

(Foto: Rafael Melo/Santa Cruz FC)
O Santa Cruz se firmou no G4 do Grupo A da Série C. Com um terço da primeira fase da competição já disputado, o Tricolor é líder e abriu cinco pontos para o quinto colocado. Agora, já com o ritmo de meio de torneio, os corais mudam o foco. Ao invés de chegar à liderança ou se consolidar na briga, a meta, agora, é criar gordura e abrir vantagem sobre seus rivais, algo que será buscado às 19h deste sábado, quando o Santa vai até a Arena da Amazônia para enfrentar o Manaus, sétimo colocado da chave.

Em um formato curto e equilibrado, a Série C proporciona, a cada rodada, confrontos diretos entre os times que sonham com o acesso. Com isso, a cada semana, o Santa Cruz verá algum de seus rivais perdendo pontos e poderá buscar a vitória para aumentar a margem e criar gordura dentro do G4. Dessa vez, por exemplo, o próprio Manaus a seis pontos do Santa pode se afastar, enquanto o Ferroviário (2º) e Paysandu (6º) se enfrentam.

Com grande largada na Série C, apesar da troca de técnico, o Santa teve poucos tropeços nas rodadas iniciais. Um dos grandes catalisadores disso foi o sistema defensivo, que, além de ser o segundo menos vazado do grupo, com apenas quatro gols, é efetivo na conclusão, sendo responsável por cinco dos oito tentos tricolores na disputa. Mas, por lá, são esperados quatro desfalques: o lateral Júnior, os zagueiros Célio Santos e William Alves, além do volante Paulinho. O lateral Perí, recém-chegado ao Santa, ainda não é opção.

Se os jogadores de trás são parte relevante os números ofensivos, o mesmo não se pode dizer dos atacantes. Entre os jogadores com funções ofensivas, apenas os meias Chiquinho (2x) e Didira marcaram nesta Série C. Atacantes de ofício não balançam as redes desde a primeira fase do Estadual, quando Pipico marcou duas vezes contra o Sport. Esse nome, inclusive, seguirá como desfalque e a montagem do ataque não deve ter mudanças.

MANAUS

Se os desfalques são problema para o Santa, as mudanças regem o Manaus. O treinador Luizinho Lopes terá o retorno de pelo menos três jogadores, entre eles o volante Panda, ex-Santa Cruz, que retorna de lesão e pode reestrear após seis meses. Além disso, o lateral Cesinha, recém-contratado está disponível. Do outro lado, dois titulares suspensos e dois lesionados desfalcam o time manauara em todos os setores.

FICHA DO JOGO

Manaus
Jonathan; Edvan (Cesinha), Luiz Fernando, Ramon Mesquita e Rennan; Derlan, Janeudo e Hamilton; Rodrigo Fumaça, Rossini e Paulinho Simionato. Treinador: Luizinho Lopes.

Santa Cruz
Maycon Cleiton; Danny Morais, Elivelton e Denílson; Toty, Tinga, André, Didira, Chiquinho e Jáderson; Victor Rangel. Treinador: Marcelo Martelotte.

Local: Arena da Amazônia, em Manaus
Horário: Sábado, dia 19, às 19h (de Brasília)
Árbitro: Paulo Henrique Schleich Vollkopf (MS)
Assistentes: Ruy Cesar Lavarda Ferreira (MS) e Marcos dos Santos Brito (MS)