Futebol Nacional
None

SPORT

Aos gritos de 'o campeão voltou', Milton Bivar é eleito presidente do Sport pela segunda vez

Líder da chapa Sport do Povo é eleito onze anos depois do primeiro mandato

postado em 18/12/2018 19:11 / atualizado em 18/12/2018 21:15

Marina Curcio/Esp.DP Foto
O resultado incontestável das urnas com 2.477 votos a favor de Milton Bivar contra 329 para Eduardo Carvalho, do Movimento Uma Razão para Viver, decreta o desejo claro dos rubro-negros. Em meio à crise no futebol, com um rebaixamento à Série B e acúmulo de problemas financeiros, o torcedor recorreu à memória recente e apostou no candidato que conseguiu resultados expressivos quando esteve à frente do Leão dando uma vitória com 88,27% das inscrições válidos. Desse modo, o gestor que foi campeão da Copa do Brasil de 2008 volta a dar as cartas na Ilha do Retiro no biênio 2019/2020 e teve o feito celebrado aos gritos de "o campeão voltou".

Nesta terça-feira, a vitória de Milton Bivar, na realidade, já podia ser percebida ao longo de todo o dia de votação na sede social do Sport. Na passagem dos 2.831 sócios (tiveram 25 votos nulos e brancos) que compareceram à eleição, o gestor de 66 anos foi o candidato mais assediado e ainda contou com cabos eleitorais como o ex-atacante Carlinhos Bala e o ex-meia Chiquinho. As pesquisas de boca de urna também já indicavam um resultado mais confortável em favor do candidato, que geriu o Leão entre 2007 e 2008 e voltará ao comando onze anos depois. 

"Realmente esse resultado mostra que é um desejo da torcida rubro-negra. Não quero fazer nenhuma promessa mirabolante de que o Sport vai ser campeão da Libertadores, disso ou daquilo. Esse primeiro ano vai ser de muito trabalho. Vamos ter que usar muita criatividade para, se Deus quiser, voltar à Série A", declarou Bivar. 

Nesse cenário de ampla vantagem, o pleito rubro-negro ocorreu sem qualquer incidente registrado. No entanto, os torcedores que foram à sede do Sport não exibiram o clima de confiança em relação ao momento do clube com o fim da gestão de Arnaldo Barros, que, entre os leoninos, gera apreensão para o futuro.


Situação apagada

O resultado da gestão de Arnaldo Barros, aliás, levou a um cenário inédito nos pleitos do Rubro-negro. Na 12ª eleição que teve um embate nas urnas, essa foi a primeira vez que um candidato da situação não concorreu. Na realidade, o ex-diretor de futebol Augusto Carreras chegou a inscrever a chapa, mas, depois, a retirou. 

Nesta terça, Arnaldo Barros também não compareceu à sede do clube para participar da votação. Segundo a assessoria de imprensa, o presidente do clube até fim deste ano está em viagem.


Oposição retomada

A vitória de Milton Bivar também gera um marco no Sport. Após Homero Lacerda, na disputa de 1986, ele é o segundo candidato de oposição a assumir o Sport.

Chapa eleita

Presidência executiva: Milton Bivar
Vice-presidência executiva: Carlos Frederico
Presidência do conselho deliberativo: Fernando Pessoa
Vice-presidência do conselho deliberativo: Ricardo de Sá Leitão

Total do votos

Milton Bivar: 2477 votos (88,27%)
Eduardo Carvalho: 329 votos (11,73%)
Brancos e nulos: 25 votos