Futebol Nacional
None

SPORT

Com demissão de Milton Cruz, Sport vai para 11ª temporada com dois ou mais treinadores

Leão não mantém técnico por um ano inteiro desde 2008, com Nelsinho Batista, que foi bicampeão pernambucano e campeão da Copa do Brasil

postado em 19/02/2019 10:31 / atualizado em 19/02/2019 10:46

Helder Tavares/DP
2019 será mais um ano para uma escrita que vem se repetindo no Sport Club do Recife. As trocas de treinadores se tornaram algo corriqueiro na Ilha do Retiro. Nos últimos dez anos, o clube soma ao todo 30 treinadores que passaram pelo cargo, sendo 24 efetivos e mais seis interinos. Após demitir Milton Cruz, que ficou sete jogos a frente do Rubro-negro, o time da Praça da Bandeira partirá para a 11ª temporada seguida sem conseguir manter o técnico ao longo do ano. O último foi Nelsinho Baptista, em 2009. 

Contratado para formar o elenco e comandar o time após a campanha de manutenção da Série A, que foi comandada por Geninho. Baptista foi muito bem sucedido e o ano de 2008 foi um dos mais bem sucedidos da história recente do Sport. O Leão foi campeão estadual, venceu a Copa do Brasil, que o classificou para a Copa Libertadores da América após 20 anos sem participações e conseguiu uma honrosa 11ª posição na Primeira Divisão do Brasileiro. 

O ciclo de Nelsinho acabou no Leão em maio de 2009, após vencer o Campeonato Estadual e ser desclassificado na Libertadores, em confronto pelas oitavas de final, contra o Palmeiras. Na época, houveram especulações que a motivação teriam sido conflitos internos com jogadores do elenco. Para o seu lugar, foi contratado foi Emerson Leão. Ainda em 2009, o Sport ainda teria como treinadores Péricles Chamusca e Levi Gomes, que terminou a temporada como interino. O Rubro-negro terminou o ano rebaixado à Série B. 

Desde então, diversos treinadores foram contratados, mas nenhum conseguiu completar uma temporada à frente do Leão. A Praça da Bandeira tem feito aos poucos vários treinadores sucumbirem a pressão por resultados. Nos últimos 10 anos, viu desembarcar 24 professores na Ilha do Retiro, além de mais seis interinos que assumiram o clube.

Após a demissão de Milton Cruz, diversos nomes já começaram a serem especulados pela torcida leonina nas redes sociais. Foram veiculados desde velhos conhecidos como Geninho, a ex-rivais, como Lisca, ex-Náutico e hoje no Ceará e outros treinadores disponíveis no mercado como Guto Ferreira, Argel Fucks, Tiago Larghi e Marcelo Cabo. 

Quem foram os treinadores do Leão nos últimos 10 anos? 

2019
 
Milton Cruz
 
2018
 
Nelsinho Baptista
Claudinei Oliveira
Eduardo Baptista
Milton Mendes
 
2017
 
Daniel Paulista (efetivado no cargo)
Ney Franco
Daniel Paulista*
V. Luxemburgo
Daniel Paulista*  
 
2016
 
Paulo Roberto Falcão
Thiago Gomes*
Oswaldo de Oliveira
Daniel Paulista*
 
2015
 
Eduardo Baptista
Daniel Paulista*
Paulo Roberto Falcão
 
2014
 
Geninho
Eduardo Baptista (começou como interino e foi efetivado) 
 
2013
 
Vadão
Gustavo Bueno*
Sérgio Guedes
Marcelo Martelotte
Neco*
Geninho
 
2012
 
Mazola Júnior 
Gustavo Bueno*
Vágner Mancini
Gustavo Bueno*
Waldemar Lemos
Gustavo Bueno* 
Sérgio Guedes
Gustavo Bueno* 
 
2011 
 
Geninho
Hélio dos Anjos
Mazola Júnior*
PC Gusmão
Mazola Júnior 
 
2010 
 
Givanildo Oliveira
Levi Gomes*
Toninho Cerezo
Geninho 
 
2009
 
Nelsinho Baptista 
Levi Gomes*
Emerson Leão
Péricles Chamusca
Levi Gomes*
 
2008
 
Nelsinho Baptista  
 
*Técnicos Interinos