Futebol Nacional
None

SPORT

Com o 42º título estadual, Sport se mantém entre os dez maiores campeões do Brasil

Com 42 taças, Leão só está atrás de clubes que disputam Estaduais com apenas dois times se revezando entre os campeões

postado em 22/04/2019 11:06

<i>(Foto: Leandro de Santana/ Esp.Dp Foto)</i>
O título do Sport conquistado neste domingo, contra o Náutico, na Ilha do Retiro, manteve o clube no seleto grupo dos dez maiores campeões estaduais do Brasil. O Leão, que está em 10º ao lado do Fortaleza, com 42 taças levantadas na história, teria caído para 11º se não tivesse ganhado a decisão deste ano, já que o Tricolor cearense também foi campeão. O líder absoluto de taças no Estadual é o ABC, 55 vezes campeão potiguar.

No Nordeste, o Sport é o 4º maior campeão, atrás, além do ABC, de Bahia (48 títulos) e Ceará (45). Entretanto, é preciso fazer uma ressalva: nos campeonatos Potiguar, Baiano e Cearense, a disputa pela taça é, basicamente, entre dois clubes, diferente do Pernambucano, que tem três times da capital se revezando como campeão.

Em Pernambuco, o Leão mantém sua supremacia. O clube tem 13 títulos a mais que o Santa Cruz (29), segundo maior campeão estadual, e 20 a mais que o Náutico (22), terceiro maior campeão. O América levantou a taça seis vezes, mas a última foi em 1944. Desde então, só alvirrubros, rubro-negros e tricolores foram campeões.

ABC

Maior papa-taças do Brasil, o ABC tem a chance de chegar a 56 títulos. O clube está na final do Campeonato Potiguar, que, ao contrário de quase todos os Estaduais do país, ainda não acabou. O primeiro jogo da final com o América-RN, no Frasqueirão, terminou empatado em 0 a 0. Nesta quarta-feira os clubes voltam a campo, na Arena das Dunas. O ABC tem em sua história um decacampeonato (de 1932 a 1941), um pentacampeonato e dois tetracampeonatos.

Maiores campeões

55 títulos
ABC

48 títulos
Bahia

47 títulos
Paysandu, Rio Branco-AC

46 títulos
Remo

45 títulos
Internacional e Ceará

44 títulos
Atlético-MG

43 títulos
Nacional-AM

42 títulos
Sport e Fortaleza