Futebol Nacional
None

SPORT

Sport pressiona Brasil de Pelotas, mas apenas empata em retorno à Ilha do Retiro na Série B

Em partida com gramado bastante prejudicado pela chuva, time pernambucano criou, mas desperdiçou muitas chances

postado em 22/07/2019 22:10 / atualizado em 22/07/2019 23:10

<i>(Foto: Bruna Costa/Esp.DP )</i>
No primeiro jogo oficial entre Sport e Brasil de Pelotas na história das duas equipes, ninguém conseguiu alterar o placar. Na terceira partida após o retorno da pausa para a Copa América, o time pernambucano empata mais uma vez e vê possibilidade de times do G4 começarem a desgarrar. O Leão pressionou, apertou, mas não conseguiu ser competente para abrir o placar, quando conseguiu finalizar bem, teve no goleiro Carlos Eduardo, que fez grande partida. 

Com o resultado, o time pernambucano ficou temporariamente na quinta posição com 18 pontos em 11 partidas disputadas e entrará na primeira maratona de jogos na temporada 2019 da Série B. Após o insucesso na Ilha, o clube pernambucano terá que se preparar para enfrentar o Paraná, em Curitiba, já na próxima sexta-feira. O Brasil de Pelotas, por sua vez, ocupa a 12ª colocação com 13 pontos ganhos e irá enfrentar o Cuiabá, fora de casa, no sábado, às 19h.   

O jogo 

Com o gramado da Ilha do Retiro muito castigado por causa das chuvas que caíram sobre o Recife desde o final de semana, Sport e Brasil de Pelotas entraram em campo com equipes bastante modificadas. O Leão, desfalcado, modificou todo o seu tridente ofensivo, com as entradas de Juninho, Elton e Hyuri. Já a equipe xavante, se ressentia da ausência de Murilo Rangel, principal jogador do time na Série B, com dois gols e duas assistências. 

A partida começou bastante truncada devido ao gramado pesado, mas com o time gaúcho buscando controlar um pouco mais a partida, além de demonstrar maior ímpeto ofensivo, especialmente, acionando o atacante Bruno Paulo. O Sport tentava sair em velocidade em erros de passes do Brasil de Pelotas.  

A partir da metade do primeiro tempo, o Leão passou a se encontrar mais em campo. A primeira grande chance da partida aconteceu aos 27 minutos. Juninho fez bom lançamento da esquerda para direita e achou Hyuri, que cruzou voltando para Guilherme que não dominou. A bola sobrou novamente para o camisa 37 que chutou com força para boa defesa do goleiro do Brasil de Pelotas. 

O time gaúcho investiu em arrancadas rápidas pelo meio-campo e chutes de longa distância, porém, além dos bloqueios feitos pela defesa rubro-negra, o Brasil de Pelotas ainda teve que lidar com outro fator que atrapalhou bastante, que foi o vento forte de encontro aos arremates dos Xavantes. 

No final do primeiro tempo, a chuva voltou a apertar, o que fez com que a água voltasse a formar poças no gramado e atrapalhar o andamento da partida, que terminou no primeiro tempo sem alterações no placar.
 

Segundo Tempo

Para a segunda etapa, o técnico Guto Ferreira mexeu na equipe ainda no intervalo. O comandante leonino sacou Juninho, que apesar de ter aparecido bem em alguns momentos, estava segurando muito a bola e colocou Ezequiel, com o objetivo de dar mais velocidade ao ataque Rubro-negro. 

A alteração proporcionou ao Sport um aumento significativo no volume de jogo. A alternância e a movimentação do trio Ezequiel, Guilherme e Hyuri no início da segunda etapa complicou a marcação do Brasil-RS, o que possibilitou ao Leão chegar com em escapadas, especialmente, pelo lado esquerdo do campo. Outro jogador que passou a se destacar foi o volante Yago, com grande presença ofensiva em bolas aéreas. 
 
Com o avanço do segundo tempo, o Sport continuou aumentando o ritmo e passou a sufocar o Brasil de Pelotas no seu campo de defesa. O atacante Yan, que entrou durante a segunda etapa quase abriu o placar jogada individual. Aos 25, o camisa 20 arrancou do meio-campo e bateu forte para boa defesa de Carlos Eduardo, que deu rebote, retomado pelo jovem avançado que chutou novamente para excelente defesa do goleiro do Brasil. 

Querendo a vitória, Guto Ferreira tornou o time ainda mais ofensivo perto dos 30 minutos. O comandante do Sport sacou o volante Yago e colocou Hernane, o artilheiro do Sport na temporada, com 14 gols. Com a última mudança, o Sport não conseguiu mais manter o ritmo de jogo que impôs para martelar a defesa do Brasil-RS, que pouco incomodava a linha defensiva pernambucana.

Os Xavantes tiveram sua grande chance aos 32 minutos da etapa final, quando Cristian fez jogada e encontrou Rafael Grampola, livre, na grande área. O atacante definiu para o gol, mas como estava impedido, o lance foi impugnado.  

Apesar da grande pressão ofensiva, especialmente, na primeira metade da segunda etapa, o Sport acabou não conseguindo furar a retranca gaúcha e acabou empatando sua terceira partida seguida desde o retorno da Série B após a pausa da Copa América.

Ficha do Jogo

Sport 0 

Mailson; Norberto, Rafael Thyere (C), Adryelson e Guilherme Lazaroni; Yago (Hernane), Charles e Guilherme; Juninho (Ezequiel), Hyuri (Yan) e Elton. Técnico: Guto Ferreira. 

Brasil de Pelotas 0 

Carlos Eduardo; Ricardo Luz, Bruno Aguiar, Leandro Camilo e Ednei; Leandro Leite (C), Carlos Jatobá e Diogo Oliveira (Washington); Bruno Paulo, Branquinho (Cristian) e Rafael Grampola (Daniel Cruz). Técnico: Bolívar. 

Local: Ilha do Retiro
Árbitro: Douglas Marques da Flores (SP)
Assistentes: Daniel Luis Marques e Daniel Paulo Ziolli (SP)
Cartões amarelos: Guilherme Lazaroni (Sport); Ricardo Luz, Bruno Paulo (Brasil de Pelotas)
Público: 9.362 torcedores
Renda: R$ 120.461,00