Futebol Nacional
None

SPORT

Superior em campo, Sport leva susto, mas arranca virada e se aproxima do acesso

Melhor em campo durante todo o jogo, Leão viu Paraná abrir o placar aos 28 do 2º tempo, mas com gols de Hernane e Guilherme conseguiu a virada

postado em 23/10/2019 21:13 / atualizado em 23/10/2019 21:46

<i>(Foto: Paulo Paiva/DP)</i>
Uma vitória daquelas para fazer acreditar até mesmo os mais descrentes. Para mostrar força. Do sufoco. Mas, acima de tudo, merecida. Após ser superior durante todo a partida, o futebol ameaçou mostrar a sua face mais injusta na Ilha do Retiro, quando o Paraná abriu o placar aos 28 minutos do segundo tempo. Mas o Sport foi o Sport que a torcida rubro-negro tanto se orgulha. E que tanto pediu. Com gols dos artilheiros Hernane e Guilherme, virou o placar e consolidou uma importantíssima vitória por 2 a 1.

Triunfo que deixa o Leão ainda mais perto do retorno à Série A. E também vivo na luta pelo título da Série B. Na vice liderança, com 56 pontos, o Rubro-negro pode abrir nove pontos do 5º colocado, restando apenas sete rodadas para o término da competição. Ao mesmo tempo, fica a apenas três pontos do Bragantino, primeiro colocado, que recebe na próxima sexta-feira, o Vila Nova. 

O jogo

Para a partida, a única mudança promovida pelo técnico Guto Ferreira foi o retorno do atacante Hyuri, que voltou a ser titular após dez rodadas. E o que se viu no primeiro tempo foi um time atuando da forma que a torcida tanto pediu. Sufocando o adversário no campo de defesa, com uma marcação forte (muitas vezes com dois jogadores) e variações no ataque. Dessa forma, o Sport só não desceu para o intervalo em vantagem graças ao goleiro Thiago Rodrigues e também à trave

A primeira grande defesa do goleiro do Paraná veio logo aos quatro minutos, após cabeçada de Hernane no canto. Foi o cartão de visitas. Até os 20 minutos, os rubro-negros chegariam com perigo em pelo menos mais duas oportunidades, com finalizações de Willian Farias (em bola bem trabalhada coletivamente) e Guilherme.

E enquanto o goleiro Luan Polli, em sua primeira partida como titular na Ilha, era um mero espectador, com o Paraná não dando um chute em gol durante toda a primeira etapa, do outro lado Thiago Rodrigues seguia fazendo grandes defesas. Aos 29 foi a vez de se esticar para impedir, em cima da linha, o gol em cabeçada de Hyuri, após cobrança de escanteio. Os leoninos pediram gol, mas a bola não teria ultrapassado totalmente a linha.

Para completar o “ataque contra defesa” do primeiro tempo, Leandrinho ainda acertou a trave, em chute da entrada da área, aos 43 minutos. Um massacre, mas sem gols.

Gols no segundo tempo

A impressão deixada na etapa inicial era que, se mantivesse o ritmo, seria apenas questão de tempo o Sport finalmente abrir o placar. Tanto que o técnico Guto Ferreira não fez nenhuma mudança no intervalo. Porém, logo com dois minutos, o zagueiro Rafael Thyere pediu substituição para a entrada de Cleberson.

O cenário, porém, era o mesmo. Com o Sport pressionando e o goleiro do Paraná sendo o destaque da partida. Dessa vez, defendendo quase à queima roupa chute de Leandrinho.  Cena que voltou a se repetir aos 20 minutos, novamente com o goleiro do Paraná levando vantagem. Cansado, Leandrinho deu vaga a Pedro Carmona em seguida.

Para se ter ideia do tamanho da superioridade do Sport. Só aos 23 minutos do segundo tempo o Paraná deu seu primeiro chute a gol. Mesmo assim, sem direção, com Alesson. Porém, o futebol muitas vezes pode ser cruel. 

Aos 28 minutos, no primeiro escanteio a seu favor, o Paraná abriu o placar com gol de cabeça do zagueiro Fabrício, que subiu mais alto que Cleberson. Logo após o gol, Guto Ferreira colocou em campo o atacante Elton (para protesto da torcida) na vaga de Norberto. 

O empate veio logo em seguida. Mas graças a uma jogada individual, aos 35. No caso do atacante Hernane, que resolveu sozinho em chute forte, rasteiro, de fora da área. Dessa vez sem defesa para Thiago Rodrigues. O 14º gol do artilheiro isolado da Série B. Gol para colocar um pouco mais de justiça ao placar. Porém, a justiça completa ainda estava por vir.

Após o Paraná assustar em dois lances (um deles após falha de Cleberson), o Sport finalmente foi buscar a sua merecida vitória. Graças a sua dupla principal. Após nova finalização de fora da área de Hernane, Thiago Rodrigues fez a defesa parcial, mas dessa vez Guilherme apareceu para aproveitar o rebote, mandar para as redes e fazer explodir de alegria a Ilha do Retiro. Festa, mais do que nunca, merecida. 

Ficha do jogo

Sport 2
Luan Polli; Norberto (Elton), Rafael Thyere (Cleberson), Adryelson e Sander; Charles, Willian Farias e Leandrinho (Pedro Carmona); Hyuri, Hernane e Guilherme. Técnico: Guto Ferreira.

Paraná 1
Thiago Rodrigues; Eder Sciola, Rodolfo, Fabrício e Guilherme Santos; Leandro Almeida (Léo Príncipe), Fernando Neto e Jhemerson (Luiz Otávio); Alesson, Jenison (Matheus Anjos) e Judivan. Técnico: Matheus Costa.

Local: Ilha do Retiro
Árbitro: Dyorgines José Padovani de Andrade (ES) 
Assistentes: Fabiano da Silva Ramires e Katiuscia Berger Mendonça (ambos do ES)
Gols: Fabrício, aos 28 min e Hernane, aos 35 min e Guilherme aos 41 min do 2º
Cartões amarelos: Leandro Almeida, Rafael Furtado, Rodolfo (P) , Guilherme (S)
Público: 14.719
Renda: R$ 294.216