Futebol Nacional
None

SPORT

Após 20 dias de treinos e série de avaliações, Sport está em forma para voltar a campo

Fisiologista do clube, Inaldo Freire analisou os testes realizados e resultados obtidos, afirmando que elenco está na 'melhor condição' para jogos

postado em 07/07/2020 14:00 / atualizado em 07/07/2020 14:14

(Foto: Anderson Stevens/ Sport Recife)
Após um longo período de inatividade, o retorno aos treinos não seria fácil. Levaria tempo, adaptação e ainda mais trabalho, tendo em vista o ineditismo - jamais o futebol brasileiro parou por 90 dias. Mas, aos poucos, o Sport vai evoluindo. Entrando em forma. E, surpreendentemente, ‘na melhor condição’ para voltar a disputar uma partida profissional. É isso o que diz o fisiologista do clube, Inaldo Freire, responsável pelas avaliações nos atletas.

Após três semanas de treinamento e uma série de avaliações - soccer test, análise da massa muscular e do percentual de gordura -, praticamente todos os atletas evoluíram em relação ao que foi visto no dia 16 de junho, na primeira rodada de testes para o elenco rubro-negro. O lateral esquerdo Sander foi destaque em ambas ocasiões.

“Acredito que estamos numa condição muito boa ou na melhor condição para já fazer um reinício nas atividades de jogo”, disse Inaldo Freire, explicando as avaliações nos jogadores.

Soccer test
Análise específica para futebol e que mede a resistência dos jogadores, o fisiologista explicou que o ponto de corte do resultado deste teste é a média sete, onde apenas 14% dos atletas atingiram este número na avaliação realizada na reapresentação do clube, em meados do mês passado.

“Para grata surpresa nossa, quando fizemos a reavaliação (na última segunda), só 4% dos atletas não atingiram a média. Todo o grupo, não só atingiu a média, como ultrapassou a média do teste. Uma evolução muito boa e estatisticamente falando muito significativa”.

Massa muscular e gordura 
Por conta da quarentena que os jogadores passaram por causa da paralisação, não puderam recorrer a trabalhos de força na academia ou atividades ao ar livre, o que ocasionou na perda de força e músculos. “Para surpresa, fizemos reavaliação no fim da semana passada e percebemos que todos os atletas recuperaram a massa muscular, com um detalhe que é o trabalho de força desenvolvido no campo. E baixaram o nível de gordura”.

Próximos passos
Treinando desde o último dia 15, em busca, inicialmente, de recuperar a forma, o Sport segue vivendo a expectativa de poder avançar no protocolo de treinamentos, como a realização de atividades com contato e/ ou coletivo, algo que depende ainda do aval do governo do estado. Em realização à volta dos jogos, a única data confirmada é o início da Série A, prevista para 9 de agosto. Já o Estadual e Regional, aguardados para julho, ainda não têm autorização das entidades sanitárias.