Futebol Nacional
None

SPORT

Elton desencanta, Sport aparece e vence Ceará por 3 a 2 em estreia no Brasileirão

Contra campeão do Nordeste, Leão mostra melhor futebol da temporada e larga bem no Nacional, com dois gols e Elton e um de Jonatan Gomez

postado em 08/08/2020 22:51 / atualizado em 09/08/2020 00:51

(Foto: Anderson Stevens/Sport Recife)
Pela primeira vez em 2020, o Sport sai de campo com vitória contra um time da Série A, e a oportunidade não poderia ser melhor: a estreia leonina no Brasileirão. Com dois gols de Elton e um de Jonatan Gomez, o Rubro-Negro apresentou um grande primeiro tempo e largou somando três pontos na tabela do Nacional. Na Ilha, sem público, triunfo leonino por 3 a 2 sobre o Ceará, em um jogo que ainda marcou o reencontro entre Sport e Guto Ferreira, hoje no Vozão.

Apesar da queda no segundo tempo, o Sport conseguiu segurar o placar e largar bem no Brasileirão. Com apenas três jogos disputados neste sábado, ainda é cedo para se falar em classificação, mas os pernambucanos voltam a campo na quinta-feira, às 20h, contra o Vasco da Gama, no Rio. O Ceará, por sua vez, recebe o Grêmio na noite da quarta.

O JOGO
Propositivo, o Ceará começou tomando a iniciativa, mas o Sport não demorou para descobrir os caminhos ao ataque, equilibrando e, logo, tomando a proposição do jogo. Já aos 10 minutos, em jogada rápida, Maílson precisou salvar em cima da linha, após uma jogada rápida gerar duas finalizações de Rafael Sóbis. Em resposta imediata, Sander bateu falta e Elton subiu mais alto no meio da defesa cearense para cabecear no travessão.

Crescendo, o Sport não tardou a balançar as redes de Prass. Aos 19, Patric cruzou da direita, certeiro na cabeça de Elton, que concluiu bem, marcando o primeiro gol nordestino do Brasileirão 2020. O gol agitou o Ceará, que voltou a pressionar o Sport, mas, aos 30, o VAR entrou em ação para alertar a árbitra de um toque de mão de Fabinho na área de defesa. Pênalti para o Sport. Bola de um lado, goleiro do outro, segundo de Elton.

A torcida, porém, nem teve tempo de comemorar. Em falha de Willian Farias, Cléber, da meia-lua, recebeu e chapou bonito, colocando no canto superior, tirando de Mailson. O jogo seguiu animado e, já aos 41, mais um gol. Sander cruzou, a bola desviou em Bruno Pacheco e sobrou para Jonatan Gomez, livre e de primeira, bater rasteiro no contrapé de Prass. E, assim, acabou um primeiro tempo destacado pela eficiência ofensiva do Leão.

SEGUNDO TEMPO
Após o intervalo, o jogo tomou um pouco mais de equilíbrio, com jogadas ofensivas de ambos os lados e dois amarelos para cada time só nos primeiros dez minutos do segundo tempo. Com duas mudanças no Vozão no intervalo, Victor Jacaré entrou e não demorou a fazer a diferença. Aos 12, o atacante recebeu o cruzamento de Mateus Gonçalves da esquerda e, após Betinho e Maílson se atrapalharem, apareceu para diminuir.

Com falhas defensivas leoninas, o Vozão tentou crescer na partida. O Sport ainda aparecia com perigo no ataque, algo que foi ficando mais esparso ao passar dos minutos. Na metade da etapa, o ritmo diminuiu pela primeira vez. Precisando manter a vantagem, o Leão trocou peças e conseguiu prender mais o jogo no meio de campo, selando os três pontos.

FICHA DO JOGO
Sport 3
Maílson; Patric, Adryelson, Iago Maidana e Sander; Willian Farias, Betinho e Jonatan Gomez (João Igor); Rafael (Maxwell), Marquinhos (Lucas Mugni) e Elton (Hernane Brocador). Treinador: Daniel Paulista.

Ceará 2
Fernando Prass; Samuel Xavier, Luiz Otávio, Klaus e Bruno Pacheco; Fabinho (Lima), Charles e Fernando Sobral; Mateus Gonçalves (Rick), Cléber (Bergson) e Rafael Sóbis (Victor Jacaré). Treinador: Guto Ferreira.

Local: Ilha do Retiro, no Recife
Árbitra: Edina Alves Batista-SP
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis-SP e Neuza Ines Back-SP
Gols: Elton (19’ 1º T e 33’ 1º T), Jonatan Gomez (41’ 1ºT)  [SPO], Cléber (35’ 1ºT), Victor Jacaré (11’ 2º T) [CEA]
Cartões Amarelos: Adryelson, Rafael, Elton [SPO] , Fabinho, Samuel Xavier, Fernando Sobral [CEA]