Futebol Nacional
None

CORONAVÍRUS

Federação Pernambucana prevê retorno do Estadual em maio e sem presença de público

Segundo o presidente Evandro Carvalho, entidade trabalha com retorno dos jogos entre a segunda quinzena e o final do próximo mês

postado em 07/04/2020 18:28

(Foto: FPF/Divulgação )
Mesmo com a divulgação, nesta terça-feira, de um relatório assinado pelo ministro Luiz Henrique Mandetta e demais especialista da área da saúde apontando para os meses de abril e maio o pico de casos da Covi-19 no Brasil, o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, se mostrou otimista quanto a retomada do campeonato estadual. Em entrevista ao Diario de Pernambuco, o dirigente estipulou para meados do próximo mês a retomada da competição. Porém, ainda como forma de precaução, com as partidas sendo realizadas de portões fechados.

Evandro voltou a enfatizar que a retomada dos campeonatos estaduais é vista como prioridade por parte da CBF, já que os torneios servem como classificatórios para algumas competições nacionais, como Copa do Brasil e Série D. Vale lembrar que o Pernambucano foi interrompido com uma rodada ainda a ser disputada na fase classificatória. Santa Cruz e Salgueiro já estão garantidos nas semifinais, enquanto Retrô, Náutico, Sport, Afogados e Central disputam as quatro vagas para o mata-mata da segunda fase. 

A volta dos campeonatos estaduais, porém inicialmente sem público, também seria uma forma de transição na retomada das atividades do futebol nacional visando o Campeonato Brasileiro, já que a movimentação entre os clubes seria menor, sem grandes deslocamentos.
 
“O ideal é que se retorne o estadual o mais rápido possível, já que é uma competição curta. E a opinião da Federação Pernambucana e de várias pessoas da área médica é que, em um primeiro momento, os jogos sejam realizados sem público e depois vá se abrindo de forma escalonada. Os demais presidentes das federações com quem eu conversei também acham essa situação razoável”, pontuou Evandro.

“A previsão nossa é que em maio, seja na segunda quinzena ou no final do mês, já se pudesse iniciar alguma atividade. O nosso planejamento atual é esse, com os jogos iniciais sem público. Pode ser que dê certo, pode ser que não dê certo. Mas já conversei com vários profissionais da área médica e estou otimista."
 
Ainda segundo Evandro, caso a previsão de retorno do Campeonato Pernambucano para a segunda metade de maio se confirme, a definição do período de preparação para o retorno dos jogos será decidido pelos clubes, em uma espécie de conselho arbitral.

“Vamos deixar essa decisão a caráter dos clubes. Tem clube que propõe cinco dias para o retorno dos jogos, tem outros que querem dez dias e outros, vinte. Não há um consenso de opiniões. Então será pela maioria de votos”, adiantou Evandro.