Futebol Nacional
None

CAMPEONATO PERNAMBUCANO

Evandro Carvalho vê 'semana decisiva' para volta do futebol e reforça finais do PE na Arena

Presidente da Federação Pernambucana terá conversa com autoridades sanitárias para tentar conseguir iniciar Estadual no próximo domingo

postado em 05/07/2020 18:34

(Foto: Ricardo Fernandes/DP
)
Essa semana promete ser decisiva para a definição quanto à volta dos jogos de futebol no estado. Pelo menos é o que acredita o presidente da Federação Pernambucana, Evandro Carvalho. Após revelar ter sido “pego de surpresa” com a posição do Governo de Pernambuco de não autorizar o retorno das competições nesta semana e sequer prever essa liberação, o dirigente espera ter uma conversa com as autoridades sanitárias para buscar conseguir o aval para a realização de partidas o mais rápido possível.

Nesta terça-feira é esperada mais uma entrevista coletiva do governo, com a atualização do cenário da Covid-19 no estado. E assim, um possível novo posicionamento quanto ao retorno do futebol. 

“Estamos agendando uma conversa para essa segunda-feira, com as várias áreas do governo que estão tratando desse assunto. Todo mundo esperava que o futebol fosse liberado porque é a atividade mais segura que tem. Vamos tentar entender o que houve”, destacou Evandro. “Essa semana será decisiva”, reforçou.

A ideia do presidente da FPF é conseguir o aval para reiniciar o Campeonato Pernambucano já no próximo domingo (dia 12). O dirigente reforçou também a intenção de realizar toda a fase final na Arena de Pernambuco, como forma de reforçar a prevenção do contágio do novo coronavírus. Para a última rodada da fase classificatória, no entanto, o dirigente afirmou que a tendência é não haver mudanças, com os jogos sendo realizados em cinco estádios diferentes. 

“Isso (jogos finais todos na Arena) é uma necessidade. Não há como considerar se fechar os arredores dos estádios com milhares de pessoas, com hospitais, com tudo, para se fazer um jogo de portões fechados.É inimaginável isso. Fechar todo o bairro do Arruda, Madalena, Aflitos, a cidade de Salgueiro por causa de um partida é complicado. Na Arena isso se torna mais fácil porque não tem nada ao redor”, destacou.

“A última rodada é o nosso maior problema porque não temos como fazer todos os jogos na Arena. E pelo regulamento, todas as partidas precisam ser no mesmo dia e horário. A tendência é excepcionalmente, com muito esforço e uma movimentação da polícia e da guarda civil, tentar só nessa rodada realizar os jogos em todos os locais. A tendência é que a partir dos mata matas, todas as partidas sejam na Arena. Sei que o Salgueiro é contra (o time tem a vantagem de fazer a semifinal no Cornélio de Barros). Eu também queria que o jogo fosse lá. Mas entre querer e poder tem uma diferença muito grande”, finalizou Evandro.

Última rodada do Campeonato Pernambucano

Sport x Santa Cruz
Salgueiro x Náutico
Retrô x Petrolina
Decisão x Central
Afogados x Vitória

*Santa Cruz e Salgueiro já estão nas semifinais
**Decisão, Vitória e Petrolina já estão eliminados e no quadrangular contra o rebaixamento