Futebol Nacional
None

NÁUTICO

Derrota no PE reforça retrospecto negativo do Náutico contra rivais em disputa de pênaltis

Em histórico levantado pelo Superesportes, alvirrubros somam cinco classificações e cinco eliminações nos pênaltis, quatro para os rivais locais

postado em 22/04/2019 18:20 / atualizado em 23/04/2019 15:58

<i>(Foto: Paulo Paiva/DP Foto)</i>
A derrota do Náutico na final do Campeonato Pernambucano para o Sport foi a segunda queda alvirrubra em disputa de pênaltis na atual temporada. A primeira foi há pouco menos de dois meses para o Santa Cruz, pela segunda fase da Copa do Brasil. Quedas que reforçaram um estigma alvirrubro. O do retrospecto negativo contra seus principais rivais quando a decisão vai para a marca da penalidade máxima. 

O Superesportes voltou no tempo para recordar outras vezes em que o Náutico decidiu um título ou classificação nos pênaltis. E o histórico é de equilíbrio, com cinco vitórias e cinco derrotas. Porém, desses reveses, quatro foram para os rivais locais. Além das duas ocorridas nesse ano, o Timbu também caiu frente o Sport na Sul-Americana de 2013, na Arena de Pernambuco, com Magrão pegando três cobranças. 

E voltando mais ainda no tempo, para o Santa Cruz na decisão do Supercampeonato Pernambucano, no Arruda, em 1983, no Arruda. Em um cenário semelhante ao deste ano, com o time alvirrubro forçando a decisão nos pênaltis com um gol na reta final do tempo normal (no caso um empate), mas falhando nos chutes a 11 metros do goleiro. A outra eliminação desse tipo foi para o Goiás, no Serra Dourada, pela Copa do Brasil de 2000.

Já a última vez que o Timbu conseguiu avançar em uma disputa de pênaltis foi pela seletiva da Copa do Nordeste contra o Itabaiana-SE, no ano passado. Era apenas o segundo jogo da temporada e após empate sem gols na Arena de Pernambuco, brilhou a estrela do goleiro Jefferson, emprestado ao Joinville, que defendeu duas cobranças.

Vale lembrar que na atual temporada o Náutico pode voltar a decidir sua vida nos pênaltis, tanto na semifinal da Copa do Nordeste, em caso de empate com o Botafogo-PB, em jogo único em João Pessoa (e posteriormente em uma possível final), quanto também nos mata-matas da Série C.

Náutico em decisões de pênaltis

Vitórias
 
2018
Copa do Nordeste (seletiva)
Náutico 5x4 Itabaiana

2014
Campeonato Pernambucano (semifinal)
Náutico 5x3 Salgueiro

Copa do Brasil (1ª fase)
Náutico 3x1 Sergipe

1997
Série B (2ª fase)
Londrina 2x4 Náutico

1996
Série B (2ª fase)
Desportiva-ES 4x5 Náutico

Derrotas

2019
Campeonato Pernambucano (final)
Sport 4x2 Náutico

Copa do Brasil (2ª fase)
Santa Cruz 4x2 Náutico

2013
Copa Sul-Americana (1ª fase)
Náutico 1x3 Sport

2000
Copa do Brasil (2ª fase)
Goiás 4x3 Náutico

1983
Campeonato Pernambucano (final)
Santa Cruz 6x5 Náutico