Futebol Nacional
None

NÁUTICO

Na reta final de recuperação, Odilávio deve voltar a ser opção no Náutico contra o Globo

No início de julho, o jogador realizou uma cirurgia no joelho direito e clube o prepara para partida no Rio Grande do Norte, daqui a cerca de duas semanas

postado em 23/07/2019 17:30 / atualizado em 23/07/2019 17:59

<i>(Foto: Léo Lemos/CNC)</i>
Fora há 65 dias, Odilávio está perto de retornar ao Náutico. Quando vivia o melhor momento da carreira, o jogador teve uma lesão no menisco lateral do joelho direito, precisando passar por uma cirurgia, realizada no dia 3 de junho. Na fase final de recuperação, o jogador está na transição física há uma semana e tem prazo para ser opção para o técnico Gilmar Dal Pozzo: a partida contra o Globo, no Rio Grande do Norte, pela 15ª rodada da Série C, dia 5 de agosto. 

"Odilávio vai ser gradativamente liberado para aquecimento, trabalho técnico. Já está com desenvolvimento bem amplo. Estamos com fortalecimento grande em relação a ele", explicou o preparador físico Walter Grassman. "Vamos jogar agora na sexta-feira (contra o Confiança) e teremos um prazo de dez dias até a partida diante do Globo-RN, então para esse jogo está liberado".

O departamento físico do clube em conjunto com o técnico Gilmar Dal Pozzo entende que é preciso antes para os atletas que estão retornado disputarem jogo-treino, em que é simulada a intensidade e disputa de uma partida oficial. É comum, aliás, observar nos treinamentos do Timbu ao menos uma vez na semana esse tipo de movimentação. 

"Para esta sexta não porque queremos ele com todo o grupo. O melhor treinamento que tem para o atleta é o jogo. E como não está jogando, o melhor treinamento que vão executar é um trabalho coletivo. E como fazemos vários jogos-treinos, vamos guindar os atletas nessa situação", completou Walter.

Odilávio não entra em campo desde o dia 18 de maio quando o Náutico venceu o Treze-PB por 1 a 0. O jogador iniciou a temporada como reserva, mas foi alçado ao time titular após lesão de Wallace Pernambucano. Mesmo com o retorno do 'Tanque', o jogador seguiu na equipe, colocando-o na reserva, ainda com o técnico Márcio Goiano. Depois, passaram a atuar juntos na ataque da equipe.

Pode-se dizer, inclusive, que o atual esquema do Náutico, com quatro atacantes - ainda que um exerça função mais recuada, criativa, pelo centro - facilita a utilização do jogador. Versátil, Odilávio pode atuar aberto, como referência ou 'falso 9'. Em 19 jogos, aliás, na temporada, tem quatro gols e quatro assistências.

Trabalho permanente

O preparador físico ainda explicou que pela lesão o jogador vai precisar fazer um fortalecimento contínuo na região, mas nada que comprometa a sua condição ou rendimento. "Isso vai perdurar durante toda a vida dele, já que temos o menisco como algo que dá equilíbrio para articulação do joelho. Então ele vai ter que suprir essa falta desse equilíbrio total com trabalho de força, fortalecendo bem o quadríceps femoral", concluiu.