Futebol Nacional
None

NÁUTICO

Adversário do Náutico nas quartas da Série C, Paysandu está invicto há 13 jogos; veja detalhes

O Superesportes destrinchou os números da equipe paraense na temporada 2019 e, sobretudo, na Terceira Divisão

postado em 25/08/2019 22:08

<i>(Foto: Paulo Paiva/DP )</i>
O Náutico terá o Paysandu pela frente nas quartas de finais da Série C. Os próximos dois jogos mais importantes da temporada alvirrubra e que valem o acesso à Série B de 2020. Com a missão de desbancar o Papão pela frente, o Superesportes elencou as principais características do time paraense comandado pelo técnico Hélio dos Anjos, velho conhecido do futebol pernambucano. 

Campanha fora de casa

Fora de casa, a campanha do Paysandu é melhor do que jogando sob seus domínios, no Mangueirão. O Papão venceu quatro adversários como visitante: Ypiranga, Tombense, Luverdense e o clássico contra o Remo. E empatou outros quatro duelos: diante do Volta Redonda, Atlético-AC, Juventude e São José. Também como visitante, perdeu apenas um jogo, contra o Boa Esporte, por 2 a 0. Aproveitamento de 62%. 

Campanha dentro de casa 

No Mangueirão, o retrospecto é bem abaixo do esperado. Venceu apenas em duas oportunidades, contra o Tombense e o rebaixado Atlético-AC. No restante, empatou seis jogos e perdeu um para o Juventude. Um aproveitamento, portanto, de 44%. 

Invencibilidade

Outro dado que chama atenção é a quantidade de derrotas do Paysandu nesta Série C. Pouquíssimas. Apenas duas: contra Juventude e Boa Esporte. No mais, o time do técnico Hélio dos Anjos, ex-Náutico e Sport, vem de uma crescente de 13 jogos de invencibilidade. Destes, são contabilizados nove empates e quatro vitórias.  Contra Remo, Tombense, Atlético-AC e Luverdense. 

Ataque 

O Paysandu possui o quinto melhor ataque do grupo B da Série C, com 18 gols marcados, empatado com o líder Ypiranga. Fica atrás de Remo, com 19 gols, Juventude, com 20, Volta Redonda, com 22, e, por fim, o São José, com 25 e melhor ataque da chave.  

Defesa

Se no ataque a posição não é privilegiada, o contrário pode ser dito no setor defensivo do Paysandu. O Papão ostenta a segunda melhor defesa de toda a Série C com 11 gols levados, atrás apenas do líder Ypiranga, que possui 10. 

Reencontros pernambucanos

O confronto entre Náutico e Paysandu terá, também, muitos reencontros. Além do técnico Hélio dos Anjos, que comandou o Timbu em 1993 e no biênio de 2006/2007 - além do Sport - outros quatro jogadores do Papão também passaram por Pernambuco.  O lateral esquerdo Bruno Collaço, que esteve no Alvirrubro em 2013, o lateral direito Tony, que jogou no Santa Cruz em 2014 e no Sport em 2010, o meia Leandro Lima, ex-Santa Cruz em 2016, o meia Thiago Primão, ex-Santa em 2017 e, por fim, o conhecido centroavante Jheimy, ex-Sport em 2012. 

De olho nele 

Principal goleador do time e articulador do meio de campo do Paysandu, o meio campista Tomás Bastos merece a devida atenção do time do Náutico. O jogador, que é o homem da bola parada do Papão, disputa a artilharia da Série C, com cinco gols marcados. Curiosamente, a mesma quantidade do destaque do Alvirrubro, o prata da casa Thiago.

Paysandu em 2019

34 jogos
14 vitórias
15 empates
5 derrotas
41 gols pró
23 gols sofridos

Time base 

Mota; Tony, Perema, Micael e Bruno Collaço; Anderson Uchôa, Léo Baiano e Tomas Bastos; Nicolas, Hygor Silva e Wesley Pacheco. Técnico: Hélio dos Anjos.

Paysandu versus Náutico

20 jogos 
8 vitórias do Náutico
6 vitórias do Paysandu
6 empates 

Último duelo: 

07/11/2017 Náutico 1 x 3 Paysandu (Série B)