Futebol Nacional
None

NÁUTICO

Com novo preparador, Náutico busca padronizar metodologia de formação de goleiros na base

Intenção do Timbu é traçar um perfil de goleiro a longo prazo no clube para se firmar enquanto time formador e não gastar mais dinheiro na posição

postado em 05/12/2019 07:30 / atualizado em 05/12/2019 08:27

(Foto: Léo Lemos/ CNC)
Contratado para ser o treinador de goleiros do futebol profissional do Náutico na temporada 2020, o preparador João Lacerda não terá somente esta função. A chegada dele ao clube terá também a ideia se implementar uma nova metodologia na formação de arqueiros no clube, que passará a ter um trabalho integrado junto a base. De acordo com Ítalo Rodrigues, dirigente de futebol alvirrubro, a ideia do clube é passar a produzir um perfil de goleiros nas categorias inferiores do time.

"É um profissional que a gente deu uma 'paquerada' em 2017, mas não deu certo. Deu um salto incrível na carreira, chegando a grandes clubes do Brasil", iniciou o dirigente. "Dentro de um projeto que o Náutico oferece, ele chega para suprir mais do que uma função de treinador de goleiros profissional, mas um processo como um todo de padronização, de capacitação dos funcionários da base, de determinação de um perfil dos goleiros que a gente quer formar".

Segundo João Lacerda, o objetivo é implementar na base um modelo de goleiro - que será o de Jefferson, ídolo e formado no clube. Neste processo, está envolvido também a busca por reforços com este padrão para as equipes menores, como também profissionais que executem esse trabalho na preparação.

"O Náutico hoje é um exemplo a ser seguido em relação a posição de goleiros. Temos Jefferson, oriundo da base. Com um processo bem definido, captação de profissionais que estejam disposto a pagar o preço pelo bem do Náutico, desde a base, do sub-14, traçando o perfil de goleiro", explicou o preparador.

"O nosso perfil hoje é o de Jefferson. Então desde lá da base definir isso com captação, direcionamento dos preparadores de goleiros da base, metodologia de trabalho que possa fazer o menino treinar bem, ser um profissional atualizado. Então todo esse processo a gente vai encaixando para que daqui a médio e longo prazo o Náutico não precise gastar dinheiro com goleiro", continuou João.

João Lacerda passou oito anos no Santa Cruz, atuando em todas as categorias de base ao profissional. Em 2018, foi contratado pelo Corinthians, onde ficou até ser anunciado pelo Timbu. Antes dele, a vaga foi ocupada por Gilberto.

"Seria uma situação de metodologia de treinamento desde o que é feito no profissional até a base. Um acompanhamento meu nas categorias menores, trazer profissionais do sub-15 e sub-17 para acompanhar o profissional", pontuou. 

"Utilizar os goleiros que a gente tem no profissional como referência de goleiros vencedores dentro do clube, com história dentro do clube. Se acostumar com a camisa do Náutico para quando chegar em cima não sentir falta de ter sido bem preparado", concluiu o preparador.