Futebol Nacional
None

NÁUTICO

Conselho Deliberativo do Náutico decide pela impugnação de líder de chapa da oposição

Candidato Newton Morais teve seu nome retirado da eleição do próximo domingo por ter entrado com uma ação contra o clube

postado em 06/12/2019 20:32 / atualizado em 06/12/2019 20:40

(Foto: Conselho Deliberativo/Divulgação)
Se por um lado, a eleição para a presidência executiva do Náutico no próximo domingo ocorrerá de forma tranquila, com a aclamação de Edno Melo para mais dois anos à frente do clube, o mesmo não se pode dizer do pleito para o Conselho Deliberativo. Nesta sexta-feira, o candidato Newton Morais, líder do grupo Somos Todos Náutico, teve o seu nome impugnado da eleição por decisão do atual conselho alvirrubro.

A decisão se baseia pelo fato de Newton ter movido uma ação contra o Náutico questionando a eleição do atual presidente do Conselho Deliberativo, Gustavo Ventura, em 2016. Na ocasião, Newton alegou que Ventura não poderia assumir o cargo por ter sido feito parte da diretoria executiva da gestão anterior, como vice-presidente de Glauber Vasconcelos. Vale ressaltar que apenas o nome de Newton Morais foi impugnado, mas o restante da chapa está apta a concorrer à eleição.

"Pelo fato da comissão eleitoral ter declinado da matéria, inicialmente o conselho avaliou se teria competência para analisar esse caso. Em seguida por maioria absoluta, com apenas uma abstenção, se decidiu pela impugnação da candidatura", explicou o vice-presidente do conselho alvirrubro, Ivan Pinto da Rocha.

"Uma pessoa que tem uma demanda judicial contra o clube não pode concorrer a um cargo no clube. É algo incompatível. Essa decisão terá caráter expansivo. Não foi uma decisão isolada. Ou seja, até que se dure a ação, qualquer pessoa que esteja na mesma condição terá sua candidatura impugnada", reforçou. 

Newton responde

Já Newton Morais, mesmo com a decisão do conselho, acredita que estará disputando o pleito do próximo domingo. Para isso, se baseia em uma decisão judicial que alega ter a seu favor. O candidato também informou que a decisão da comissão eleitoral foi por não impugnar a sua candidatura.

"Eles estão descumprindo uma decisão judicial. O conselho não tem competência para executar isso e a comissão eleitoral diz que estou apto. Tenho essa certidão comigo. Domingo estarei lá, com meu nome na chapa, e serei eleito. Fico apenas triste com esse nível de radicalismo do atual conselho", destacou.

Vale ressaltar que a eleição para o conselho deliberativo do Náutico ocorrerá de forma proporcional. Isso quer dizer que cada uma das três chapas terá eleito um número de conselheiros referente ao percentual de votos que obteve nas urnas, a partir de uma cota mínima de 10%. Ao todo, serão eleito 270 conselheiros.

Além da chapa Somos Todos Náutico, encabeçada por Newton Morais, também concorrem a chapa da situação, Pra Cima Náutico, liderada por Alexandre Carneiro e a chapa Náutico é amor, Aflitos pra sempre, de Raphael Gazzaneo.