Futebol Nacional
None

CLÁSSICO DOS CLÁSSICOS

Náutico e Sport fazem 'clássico precoce' em abertura do Campeonato Pernambucano

Ainda sem estarem nas melhores condições físicas, técnicas e sem seus principais jogadores, alvirrubros e rubro-negros duelam nos Aflitos

postado em 18/01/2020 22:00

(Foto: Leandro de Santana/DP)
Náutico e Sport são, respectivamente, os únicos representantes do futebol pernambucano nas Séries B e A do Campeonato Brasileiro. Por isso, um duelo entre eles seria uma boa forma de analisar o nível de competitividade dos dois rivais visando a temporada. No entanto, não é o que vai acontecer neste domingo, graças a um clássico precoce nos Aflitos, às 16h, pela abertura do Campeonato Pernambucano. 

Desde 1996, alvirrubros e rubro-negros não se enfrentavam logo na rodada inaugural do Estadual (feito que se repetiu apenas outras três vezes na história). E isso tem suas consequências. Por ser o primeiro jogo oficial do ano, as equipes ainda estão longe do ideal, tanto no aspecto técnico, quanto no físico. Além disso, com mudanças com relação à temporada passada, o entrosamento ainda não será o desejado. No entanto, dentro dessas dificuldades, o cenário para os donos da casa é um pouco mais alentador. 

Com 45 dias de pré-temporada, o Náutico chega com uma preparação mais completa que o adversário, com direito a três amistosos e manutenção da base da equipe campeã da Série C no ano passado. Além disso, o clube conseguiu inscrever quase todos os seus jogadores a tempo para o clássico. Entre eles, os atacantes Erick e Kieza, principais contratações feitas e que possuem chance de aparecer ao menos como opção no banco de reservas.

Já no lado do Leão, além do menor tempo de preparação (com a maioria dos atletas se apresentando no último dia 2), o técnico Guto Ferreira  não poderá contar com boa parte dos seus principais jogadores, uma vez que o Sport não pôde inscrever novos jogadores por conta da punição imposta pela Câmara Nacional de Resolução de Disputas (CNRD), fruto de uma dívida com o meia chileno Mark Gonzalez, que passou pelo clube em 2016.

Assim, a escalação rubro-negra para o clássico será praticamente toda formada por atletas pratas da casa. Do time titular na campanha do acesso à Série A no ano passado, apenas o goleiro Mailson, o lateral esquerdo Sander e o volante Willian Farias iniciarão o confronto nos Aflitos.

A diferença na preparação para a abertura do Estadual logo com um clássico se refletiu nas entrevistas pré-jogo dos dois técnicos. Enquanto o alvirrubro Gilmar Dal Pozzo minimizou ter que enfrentar o arquirrival logo de cara, o rubro-negro Guto Ferreira foi bem mais crítico.

“É o que nós temos. Quando saiu a tabela, sabíamos que o adversário era esse. Eu não costumo lamentar. Desde o dia 3, quando a gente se apresentou, nós trabalhamos já pensando no Sport. Fizemos uma boa preparação e não temos que lamentar. Trabalhamos estes 45 dias em cima do nosso adversário para fazer uma boa estreia”, pontuou o comandante timbu.

“O campeonato está aí para gente jogar. Só acho que tira um pouco da qualidade que poderia ter a hora que as duas equipes tivessem com uma rodagem maior. Seria um jogo de um nível muito mais alto. Só isso. O interesse não é meu, mas da competição. Se a competição decidiu que o clássico é o primeiro jogo, tem um porquê. Para nós cabe competir”, argumentou o treinador leonino.

Ficha do jogo

Náutico
Jefferson; Bryan (Hereda), Rafael Ribeiro, Fernando Lombardi e Wilian Simões; Josa, Rhaldney e Jean Carlos; Matheus Carvalho, Álvaro e Salatiel Júnior. Técnico: Gilmar dal Pozzo

Sport
Mailson (Luan Polli); Ewerthon, Adryelson, Chico, Sander; Willian Farias, Ronaldo, Pardal; Juninho, Elton e Yan. Técnico: Guto Ferreira.

Local: Aflitos
Horário: 16h
Árbitro: Michelangelo Martins de Almeida Junior
Assistentes: Clóvis Amaral e Marcelino Castro
Ingressos: R$ 40 arquibancada e R$ 20 (sócio e estudantes)