Futebol Nacional
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

Clássicos vão decidir ponta da tabela na próxima rodada

Flamengo e São Paulo agora brigam diretamente pela liderança do Brasileirão

postado em 21/07/2018 06:00 / atualizado em 20/07/2018 18:21

Gilvan de Souza/Flamengo, Vitor Silva/SSPress/Botafogo, Fabio Mota/Estadao Conteudo e Luis Moura/WPP/Folhapress
Na 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, o jogo entre Flamengo e São Paulo era decisivo e poderia mudar, tudo dependendo do resultado. E mudou. O tricolor venceu o time carioca, que permanece na liderança com 27 pontos, mas agora tem os paulistas logo atrás, com apenas um ponto de diferença. Na próxima rodada, ambos terão clássicos estaduais pela frente para brigar pela ponta da tabela. Flamengo x Botafogo será neste sábado (21/07), às 19h, no Maracanã, e São Paulo x Corinthians acontece no mesmo dia, mas às 21h, no Morumbi.

No clássico carioca, o rubro-negro encontra o Botafogo, que perdeu para o Corinthians rodada passada (2 x 0, com gols de Rodriguinho e Romero). O Glorioso está em 10º colocado, com 10 pontos a menos que o rubro-negro, a três pontos do G6 — zona de classificação para a pré-libertadores — e a quatro do G4 — zona de classificação para a fase de grupos da competição internacional. 

O sistema defensivo carioca e alguns jogadores em particular, como Guerrero, Marlos Moreno e Uribe, estreante da noite, foram severamente criticados pela torcida e pelos especialistas após a partida contra o São Paulo. O treinador Maurício Barbieri ainda não pôde contar com a presença do volante Cuellar, que é peça importante na marcação e distribuição de jogo da equipe. O colombiano estava suspenso e estará à disposição.

Além disso, o clube perdeu, recentemente, a joia Vinicius Júnior, que se transferiu para o Real Madrid e foi apresentado nesta sexta-feira (20/07), e outros nomes, como Felipe Vizeu, agora jogador da Udinese da Itália, e o volante Jonas, que agora veste a camisa do Al Ittihad, da Arábia Saudita. Independentemente do resultado do jogo entre São Paulo e Corinthians, só a vitória interessa para o Flamengo se manter na liderança. Vencendo, não precisa se preocupar com o placar da outra partida.
 

Majestoso decisivo  

Enquanto o São Paulo precisa vencer o Timão, que está em oitavo, com 19 pontos, e torcer para o Flamengo perder ou empatar. Assim, assumiria a liderança do Brasileirão. As duas equipes vêm embaladas com vitórias importantes na última rodada. 
 
Um jogador do São Paulo que têm feito a diferença em campo é o atacante Éverton — ele marcou o gol da vitória na partida anterior contra seu ex-clube, o Flamengo, confirmando que a lei do ex pode até tardar, mas nunca falha. O atacante colombiano Joao Rojas, também estreante da noite, fez o cruzamento para o gol de Éverton, anotando uma assistência para uma boa primeira impressão. 

Pelo lado do Corinthians, o destque é Cássio. O goleiro, convocado para a Copa do Mundo com a Seleção Brasileira, voltou da Rússia e teve poucos dias de descanso. Na partida de retomada do Brasileirão, fez defesas inacreditáveis e não deixou o ataque botafoguense marcar. Em caso de vitória, a equipe alvinegra vai a 22 pontos, podendo entrar no G6.

O elenco do Corinthians também sofreu algumas perdas. Por enquanto, as mudanças não tiveram efeito, mas podem custar caro mais para frente. Do setor defensivo, saíram os zagueiro Balbuena, vendido para o West Ham da Inglaterra; Léo Príncipe, transferido para o Le Havre, da França; e o lateral Sidcley, que vinha fazendo uma boa temporada e agora defende as cores do Dynamo Kiev, da Ucrânia. Para o lugar dele, Danilo Avelar assinou contrato com o Timão.

Na parte ofensiva, Maycon agora é jogador do Shakhtar Donetsk, também da Ucrânia. Camacho trocou de time, mas não trocou de paí: se tornou jogador do Atlético-PR. Além dos dois, Júnior Dutra foi emprestado para o Fluminense e Kazim seguiur para o México, onde atuará pelo Lobos BUAP.
 
* Estagiária sob a supervisão de Leonardo Meireles