Futebol Nacional
None

Pentacampeão nascido no DF, zagueiro Lúcio anuncia aposentadoria

Aos 41 anos, Lúcio encerra carreira que teve passagem por 11 clubes e mais de uma década dedicada à Seleção Brasileira

postado em 29/01/2020 15:37 / atualizado em 29/01/2020 16:52

(Foto:  Carlos Moura/CB/D.A Press)
O zagueiro pentacampeão Lúcio anunciou a aposentadoria da carreira de jogador de futebol nesta quarta-feira (29/1), aos 41 anos. O atleta nascido em Planaltina defendeu 11 clubes e dedicou 11 anos à Seleção Brasileira, se tornando o terceiro jogador que mais vestiu a amarelinha, ao lado do goleiro Taffarel, com 105 participações. Lúcio disputou três Copas do Mundo, sagrando-se campeão em 2002, no Japão e na Coreia do Sul, e foi capitão da edição de 2010, na África do Sul. 

Lúcio se aposenta após passar as duas últimas temporadas no lugar que o revelou: o futebol candango. Entre 2018 e 2019, jogou no Gama e depois no Brasiliense, ambos do Distrito Federal. O agora ex-jogador disse que dedicará mais tempo à família, mas adianta que tem planos de seguir trabalhando com futebol fora de campo. 

Lucimar da Silva Ferreira começou a carreira profissional no futebol aos 19 anos, em 1997. Jogador do Guará na ocasião, ele despertou o interesse do Internacional no jogo em que o time da capital federal sofreu uma goleada por 7 x 0, na Copa do Brasil. Mesmo com o placar adverso, o zagueiro de 1,88m foi comprado pelo clube gaúcho, onde ganharia  repercussão nacional como Lúcio. 

(Foto: Iano Andrade/CB/D.A Press)
Aos 23, Lúcio ganhou o mundo defendendo o Bayer Leverkusen, da Alemanha. Se tornou pentacampeão mundial com a Seleção Brasileira em 2002, quando tinha 24. Aos 41 anos, decidiu que era hora de encerrar a carreira. “Hoje eu encerro minha carreira como atleta profissional de futebol. Com muito orgulho, muita gratidão a Deus, gratidão ao Brasil, ao Rio Grande do Sul, à minha família, a todos que direta ou indiretamente me apoiaram durante esse tempo”, declarou.

Foram 22 anos dedicados ao futebol. Lúcio também jogou no São Paulo, Palmeiras, Inter de Milão e Juventus, da Itália, Bayer Leverkusen e Bayern de Munique, da Alemanha. Ao todo, disputou 779 partidas e marcou 53 gols na carreira. O ex-zagueiro tem um museu particular no escritório que tem em um shopping de Porto Alegre. Nele, há relíquias como camisas, chuteiras, réplicas das taças e medalhas para poder recordar toda a história que escreveu como jogador.