Futebol Nacional
None

DUELO EUROPEU

Com treinadores europeus, Flamengo e Del Valle começam a decidir a Recopa

Com 30 anos de diferença, os treinadores agitaram o mercado no Brasil e no Equador

postado em 19/02/2020 11:08

(Foto: Alexandre Vidal / Flamengo
AFP / NORBERTO DUARTE)
Espanha e Portugal começam a decidir a Recopa Sul-Americana na noite de hoje. É isso mesmo. Pela primeira vez, a final de um torneio da Conmebol será disputada entre dois treinadores europeus. No comando do Flamengo, campeão da Copa Libertadores da América 2019, o português Jorge Jesus: 65 anos e 17 títulos. No Independiente Del Valle do Equador, o espanhol Miguel Ángel Ramirez: 35 anos , com um título na carreira e a tentativa de surpreender o atual vice-campeão mundial. 

O primeiro duelo será na altitude de Quito, 2.850m acima do nível do mar, no Estádio Olímpico Antahualpa, às 22h30, no Equador. O Flamengo tenta a conquista inédita para ser o oitavo brasileiro a ter o troféu da competição na galeria. Além disso, pode ser o primeiro torneio internacional que o rubro-negro conquistará em casa. O jogo de volta está marcado para Quarta-feira de Cinzas (26/02), no Maracanã.

O técnico português desembarcou na Gávea em junho de 2019 e superou as expectativas. São oito meses de Flamengo, quatro finais e três títulos conquistados. A experiência do português — 30 anos mais velho e com 16 taças a mais que o rival espanhol — pode fazer a diferença em uma final equilibrada. 

Mais ovacionado que os jogadores do Flamengo, o 'Mister' conduz um elenco estrelado e que pode conquistar três títulos em 10 dias (Supercopa do Brasil, Taça Guanabara e a Recopa Sul-Americana). Enquanto a chegada de português Jorge Jesus chacoalhou o futebol brasileiro, a do espanhol Miguel Ángel Ramirez  causou fervor parecido nos gramados equatorianos. 

Diferentemente da experiência que o técnico do Flamengo acumulou antes de chegar ao clube carioca, porém, Ramirez estreou como treinador profissional justamente no Independiente Del Valle na temporada passada. O espanhol de Las Palmas começou a carreira nas categorias de base do clube que leva o nome da cidade natal dele, em 2004. Depois de oito anos, também trabalhou com os jovens do Alavés (Espanha), do Aspire (Catar) e do próprio Del Valle (Equador). 

Com a licença profissional da UEFA, Ramirez assumiu a equipe profissional do time equatoriano em maio de 2019. Seis meses depois, levantou a taça de campeão da Copa Sul-Americana. Na campanha, passou pelo Caracas, da Venezuela; Independiente, da Argentina; e Corinthians até vencer o argentino Colón na final, por 3 x 0. 

O desempenho do técnico, aos 35 anos, fez o Palmeiras tentar contratá-lo para a temporada de 2020, mas Vanderlei Luxemburgo ficou com a vaga. O sucesso de Miguel Ángel Ramírez no mercado sul-americano também teria feito a Federação Equatoriana de Futebol cobiçá-lo para trocar o clube pela seleção. A missão seria conquistar uma vaga para a Copa do Catar, em 2022. Sem fechar acordo com nenhum interessado, ele terá pela frente o Flamengo de Jorge Jesus na busca pelo segundo título internacional da carreira e do Independiente Del Valle.
 
Diretores dos dois clubes jantaram na noite de ontem (18/02) no centro de Sangólqui antes do primeiro duelo.