Segundo dados do IBOPE Repucom, o YouTube foi o responsável por 50% de todas as adesões de clubes brasileiros em redes sociais em julho. Foram mais de 1,1 milhão de novos inscritos, valor cinco vezes maior à sua média mensal. Impulsionada pelas transmissões do Campeonato Carioca das partidas de Flamengo e Vasco em seus canais oficiais.
A plataforma de vídeos somou 1,1 milhão de novos inscritos nas contas oficiais dos clubes, valor cinco vezes superior à média de crescimento mensal da rede social. A "Fla TV" foi o canal que mais cresceu no período, com 840 mil novos inscritos.
O rubro-negro foi o grande responsável por tamanha adesão ao YouTube. É o líder do crescimento, mesmo após toda a polêmica de cobrança pela transmissão da partida contra o Volta Redonda, impulsionado pela adesão histórica ao seu canal FlaTV.
São mais de 4,2 milhões de inscritos no canal oficial do rubro-negro, sendo 840 mil apenas no último mês. Além da crescente no YouTube, o clube carioca foi o primeiro colocado no TikTok, Instagram e Twitter. O arquirrival, Vasco da Gama, somou a segunda evolução geral e o canal cresceu 28% com 144 mil inscritos após a transmissão de uma partida do Campeonato Carioca.
TikTok febre do momento
O aplicativo que vem crescendo durante a quarentena é dominado por vídeos curtos e, na maioria das vezes, com conteúdo bem humorado. No último mês, a cada dez novas inscrições em redes de clubes no Brasil, quatro foram no TikTok, somando 1 milhão de novos seguidores. A nova moda cresceu 50% em um mês e é a principal fonte de novos inscritos para 75% dos clubes.
Os times viram no aplicativo uma chance de entrar no mercado e não mediram esforços. O Corinthians, por exemplo, focou resultados no TikTok e registra terceira maior evolução mensal. Cruzeiro e São Paulo completam o grupo.
O crescimento do TikTok apenas entre os 37 clubes que estão na plataforma é mais de três vezes maior que o resultado do Instagram considerando todos os 50. Para 28 dos 37 clubes, a maioria de seus inscritos veio por meio da nova rede social.