Futebol Nacional
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

Conheça os concorrentes de Brasiliense e Gama no Grupo A-6 da Série D

Atolado na pior divisão do futebol nacional desde 2014, DF inicia novamente o sonho de catapultar ao menos um time à Série C

postado em 18/09/2020 19:43 / atualizado em 18/09/2020 20:01

(Foto: Gabriel L. Mesquita/Ascom Gama)
No início do século, eles figuraram na primeira divisão. O Gama, de 1999 a 2002. O Brasiliense, em 2005. A realidade é outra em 2020. O atual campeão e o vice do Distrito Federal representam a capital na Série D. Ambos iniciam neste domingo a missão de devolver o combalido futebol candango à terceira divisão. A última vez em que uma equipe do quadrado esteve na Série C foi em 2013. Na época, o Jacaré foi rebaixado.

A coleção de fracassos nas competições organizadas pela CBF tem causado efeitos colaterais terríveis nos rankings da CBF. O DF ocupa o 21º lugar entre as 27 federações. Hoje, está à frente apenas de Mato Grosso do Sul, Espírito Santos, Tocantins, Rondônia, Amapá e Roraima. Melhor time da cidade na lista de 227 times doa lista é o Brasiliense, em 94º lugar. O Gama é o160º. Resultado: o futebol candango teve apenas uma vaga direta ao torneio, ocupada pelo Gama. O alviverde entrou direto por ter conquistado o Candangão 2019. Vice na edição do ano passado, o Brasiliense foi submetido à Pré-Série D. Eliminou o Tocantinópolis por 4 x 1 no placar agregado.

No total, 64 times disputam o torneio divididos em oito grupos com oito times cada. Quatro equipes de cada avançam ao mata-mata que elevará quatro clubes à Série C de 2021. Finalistas das últimas duas edições do Candangão, Brasiliense e Gama estão juntos no Grupo A-6. Os concorrentes às quatro vagas da chave para a próxima fase são: Atlético-BA, Bahia de Feira-BA, Caldense-MG, Palmas-TO, Tupynambás-MG e Villa Nova-MG.

Tradição não falta aos representantes do DF. O Gama foi campeão da Série B em 1998. O Brasiliense tem dois sucessos a mais: faturou a Série C (2002), a B (2004) e foi vice-campeão da Copa do Brasil (2002).

Inicialmente marcada para começar em maio, a Série D foi adiada por causa da pandemia de covid-19 e remarcada para ser disputada de setembro a 7 de fevereiro de 2021. Na fase de grupos, os oito times se enfrentam em turno e returno no mesmo grupo e os quatro melhores avançam à fase seguinte. As 32 equipes restantes duelarão em confrontos eliminatórios até a definição dos quatro clubes que terão o acesso à Série C.

Conheça os clubes do Grupo A-6


Gama - DF

Chega à competição nacional com moral pelo título de bicampeão candango, conquistado após reverter a derrota no primeiro jogo, por 3 x 0, diante do arquirrival Brasiliense, e vencer a decisão nos pênaltis. Sob o comando do experiente técnico Vilson Tadei, o Periquito teve apenas uma derrota na campanha no campeonato local do Distrito Federal. Para a Série D, o Gama trouxe mais quatro reforços. Entre eles, o meia Ikaro Mychell, que viajou com a equipe para a estreia, contra o Atlético de Alagoinhas, da Bahia, sábado (19/9), às 20h30, no interior baiano. Os outros novatos são o lateral-esquerdo Paulo Henrique; o atacante Ueslei; e o volante Romário, ex-Brasiliense. Esse último fez o caminho contrário ao do lateral Peu, que deixou o Gama para defender o rival candango na competição.

Jogos no primeiro turno

19/9 - Atlético de Alagoinhas x Gama

26/9 - Gama x Brasiliense

30/9 - Villa Nova x Gama

3/10 - Gama x Caldense
 
10/10 - Tupynambás x Gama

14/10 - Palmas x Gama

17/10 - Gama x Bahia de Feira


Brasiliense - DF

O atual vice-campeão candango precisou passar pelo Tocantinópolis na Pré-Série D para disputar a competição nacional. Após perder o primeiro jogo, por 1 x 0, venceu a segunda partida, por 4 x 0, e garantiu a vaga. Mas o campeão da Série B, em 2004, só pensa em conquistar o acesso para a terceira divisão. Para isso, trouxe os atacantes Luquinhas, Jefferson Maranhão e o volante Balotelli. Mas a estreia contra a Caldense, domingo (20/9), às 15h, no Estádio Mané Garrincha, terá alguns desfalques importantes, como de Zé Love. Assim como o ex-atacante do Santos, de 32 anos, o lateral Railan e o volante Aldo saíram machucados do último jogo e, provavelmente, não entrarão em campo. A lista de ausências ainda conta com o zagueiro Preto Costa e o atacante Neto Baiano. O defensor Naylhor é dúvida. Em compensação, o atacante Neto Baiano está recuperado. O técnico é Edson Souza, ex-jogador campeão brasileiro com o Fluminense. Ele assumiu no lugar de Márcio Fernandes após o Candangão.

Jogos no primeiro turno

20/9 - Brasiliense x Caldense

26/9 - Gama x Brasiliense

1/10 - Bahia de Feira x Brasiliense

4/10 - Brasiliense x Atlético de Alagoinhas

11/10 - Brasiliense x Palmas

14/10 - Tupynambás x Brasiliense 

18/10 - Brasiliense x Villa Nova

Atlético de Alagoinhas-BA

O atual vice-campeão baiano tenta estender o contrato com o atacante veteraníssimo Magno Alves, um dos destaque da campanha do time no estadual. Há um mês, no entanto, o clima na equipe estava mais pesado. Após decidir a final do Baiano nos pênaltis, contra o Bahia, os jogadores do Carcará não se reapresentaram na data marcada para começar a preparação para a Série D. O objetivo dos atletas foi pressionar o clube a pagar os valores acordados sobre direitos de imagem e premiações pelas metas alcançadas na Copa do Brasil e na fase prévia da Copa do Nordeste. O protesto durou cinco dias. A equipe treina para buscar o acesso à terceira divisão desde 28 de agosto. O técnico é Agnaldo Liz. Ex-zagueiro do Brasiliense, ele foi contratado em meio à pandemia do coronavírus, antes da retomada dos jogos de futebol. A equipe estreia em casa, sábado (19/9), às 20h30, contra o Gama.

Bahia de Feira- BA

Entre as várias contratações do Tremendão da Bahia para a Série D, destaque para a chegada do goleiro Marcos Vinicius Fraga Milanezi, melhor goleiro e craque do Campeonato Sergipano 2020. O time comandado por Barbosinha terminou na sexta posição do Campeonato Baiano, em campanha que somou três vitórias, três empates e três derrotas. O clube estreia sábado (19/9), na Série D, contra o Tupynambás, às 16h, em Minas Gerais.

Caldense-MG

Fundado em 1925, o clube veterano de Poços de Caldas chega à disputa da Série D com a base de jogadores que atuaram no Campeonato Mineiro. Após se classificar em quarto lugar na primeira fase do torneio estadual, a Caldense foi eliminada pelo Tombense na semifinal. A equipe aposta no entrosamento do elenco para a sexta participação consecutiva na competição nacional. A estreia alviverde é contra o Brasiliense, domingo (20/9), às 15h, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.

Palmas-TO

Um time que se destoa dos tradicionais elencos formados por jogadores mais veteranos, o Palmas tem a base formada por atletas do time sub-20. Mas o técnico Robson Tavares tem gabarito para lidar com elenco jovem. Campeão do estadual de Tocantins Sub-19 com o Palmas em 2019, o treinador assumiu o time adulto do tricolor, em 25 de agosto, com objetivo de buscar uma boa campanha na Série D. O clube teve dois amistosos para preparar a equipe antes da estreia contra o Villa Nova-MG, em Nova Lima, domingo (20/9), às 16h.

Tupynambás-MG

O time da mineira Juiz de Fora busca se reerguer na Série D após ter sido rebaixado no Campeonato Mineiro, em que amargou a última colocação, com nenhuma vitória e três empates em 11 jogos — o clube ainda tenta cancelar a queda de divisão na Justiça. O Tupynambás manteve o técnico Guiba, que assumiu a equipe antes da nona rodada do estadual e buscou reforços no futebol mineiro. O Baeta, como é conhecido, estreia sábado (19/9), às 16h, contra o Bahia de Feira, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, em Juiz de Fora.

Villa Nova-MG

O clube foi um dos que substituíram os três desistentes da quarta divisão do Campeonato Brasileiro após a retomada do futebol. Além do Villa Nova, o Sinop-MT e a Aparecidense-GO assumiram as vagas deixadas por Patrocinense-MG, Luverdense-MG e CRAC-GO, respectivamente. Para encarar o desafio no torneio, a equipe mineira se reforçou com o lateral-direito de Copa do Mundo Maicon, de 39 anos. Ele teve passagens por Cruzeiro, Manchester City, Inter de Milão e Roma. O técnico é Mancini, que encerrou a carreira de jogador no próprio Villa Nova, em 2016, e passou a comandar a prancheta, em 2019, à frente do Foggia, na Série D do Italiano.


Primeira rodada


Sábado (19/9)

16h Tupynambás x Bahia de Feira-BA

20h30 Atlético de Alagoinhas-BA x Gama


Domingo (20/9)

15h Brasiliense x Caldense

16h Villa Nova x Palmas