Futebol Nacional
None

SÉRIE B

Atlético-GO surpreende Ceará no Castelão na estreia de Paulo César Gusmão

Técnico iniciou sua terceira passagem pelo clube goiano com vitória fora de casa

postado em 09/08/2013 22:01

Pela terceira vez em quatro anos, o técnico Paulo César Gusmão iniciou caminhada à frente do Atlético-GO. Na noite desta sexta-feira, o time goiano visitou o Ceará na Arena Castelão pela 14ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro e venceu por 1 a 0 para encerrar série de quatro derrotas consecutivas no torneio.

O único gol da partida foi anotado aos 13 minutos do primeiro tempo em belo chute do zagueiro Diego Giaretta. Nos minutos finais o Dragão ficou com um jogador a menos com a expulsão de Ernandes, mas segurou o resultado para chegar aos 16 pontos e dormir mais distante da zona de rebaixamento. Já o Vozão perdeu ótima chance de encontar no G-4 e para nos 17 pontos.

Na próxima rodada, a 15ª da competição nacional, o Ceará terá pela frente um complicado duelo nordestino com o Sport. A partida está marcada para as 19h30 (de Brasília) de terça-feira, na Ilha do Retiro. No mesmo dia, mas às 21h50, o Atlético-GO reencontra a torcida para enfrentar o Bragantino no Serra Dourada.

O jogo – Para tentar espantar de vez a crise, PC Gusmão armou o time atleticano para pressionar a saída de bola do Vozão e dominou o início da partida. A estratégia não demorou a dar resultado e os visitantes abriram o placar logo aos 13 minutos em golaço do zagueiro Diego Giaretta em falta ensaiada na entrada da área.

O meia João Paulo apenas pisou na bola e o defensor soltou uma pancada de canhota em direção ao gol de Fernando Henrique, que chegou a tocar na bola, mas não evitou o gol. Também em bola parada, o time da casa quase chegou ao empate, mas o chute venenoso do meia Ricardinho parou em boa defesa de Márcio.

No final do primeiro tempo, a partida voltou a ficar aberta, com boas chances para as duas equipes. O Atlético-GO assustou em batida de trivela de João Paulo, enquanto o Ceará respondeu em lance de oportunismo do centroavante Léo Gamalho.

A etapa complementar apresentou panorama idêntico ao do primeiro tempo, com domínio goiano nos primeiros minutos. E por pouco o desfecho também não se repetiu. O centroavante Anselmo cabeceou no travessão, João Paulo pegou a sobra e Fernando Henrique teve muito trabalho para não deixar a bola ultrapassar a linha fatal.

O primeiro lance de perigo dos cearenses saiu aos 13 minutos, mas o belo chute de fora do lateral esquerdo passou por cima da meta de Márcio. O Dragão também não ficou atrás e perdeu ótima chance cinco minutos depois em finalização de Jorginho em cima de Fernando Henrique.

Quando a vitória rubro-negra parecia encaminhada, o volante Ernandes, que atuou improvisado como lateral esquerdo, recebeu o segundo cartão amarelo e acabou expulso pelo árbitro Mayron dos Reis Novais. Mesmo em desvantagem numérica, o Dragão suportou o desespero do Ceará e PC Gusmão estreou com vitória na terceira passagem pelo clube goiano.