Futebol Nacional
None

COPA DO BRASIL

CBF confirma data de sorteio da Copa do Brasil 2018 e os potes da competição

Primeiros 80 clubes classificados serão determinados pelo Ranking da CBF

postado em 13/12/2017 16:30 / atualizado em 13/12/2017 16:10

Alexandre Guzanshe/EM/D.A. Press
A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulgou nessa terça-feira como serão definidos os confrontos da primeira fase da Copa do Brasil de 2018. Dos 91 participantes, 80 estarão envolvidos neste primeiro sorteio, realizado nesta sexta-feira. As outras 11 equipes se classificam de forma direta às oitavas de final.
 
Os 80 times classificados serão distribuídos em oito potes de 10 clubes cada, identificados de A a H. Na primeira fase, em jogo único, os integrantes do Grupo 1 (potes A, B, C e D) jogam fora de casa e com a vantagem do empate contra os do Grupo 2 (potes E, F, G e H). Dos 80, os dez clubes melhores posicionados no Ranking da CBF farão parte do Pote A; os dez seguintes, do Pote B; e assim sucessivamente até se formar o Pote H.
 
Os confrontos serão definidos com o cruzamento de A x E, B x F, C x G e D x H. O mando de campo da Segunda Fase também será estabelecido no sorteio de sexta-feira (15). Através do Diagrama das Fases, o vencedor de cada grupo saberá previamente se atuará como mandante ou visitante na segunda fase.
 
Indefinição envolvendo mineiros
 
Das 11 equipes classificadas às oitavas de final de forma direta, América e Atlético aguardam a definição da Copa Sul-Americana para saber como iniciarão a competição. Caso o rubro-negro vença o torneio, o Galo garante vaga nas oitavas por estar na Libertadores de 2018. Caso o Independiente vença a competição continental, o Coelho vai direto para as oitavas de final.
 
Confira os potes da primeira fase
 
Pote A: Atlético*, Botafogo, Atlético-PR, Internacional, São Paulo, Fluminense, Sport, Ponte Preta, Coritiba, Vitória.
 
Pote B: Figueirense**, Atlético-GO, Goiás, Avaí, Santa Cruz, Paysandu, Ceará, Paraná, Criciúma, Joinville.
 
Pote C: ABC, Náutico, Juventude, Bragantino, CRB, Oeste, Boa Esporte, Sampaio Corrêa, Londrina, Vila Nova-GO.
 
Pote D: América-RN, Botafogo-PB, ASA, Cuiabá, Salgueiro, Rio Branco-AC, Confiança, Remo, CSA, Ituano.
 
Pote E: Globo-RN, Santos-AP, Caxias-RS, Madureira, Caldense, Boavista, Aparecidense-GO, Nacional-AM, Atlético-AC, Parnahyba,
 
Pote F: São Caetano, Novo Hamburgo, Ceilândia, Altos-PI, URT, Treze, Itabaiana-SE, Brusque, Sinop-MT, Fluminense-BA.
 
Pote G: São Raimundo-RR, Vitória da Conquista, Brasiliense, Cordino-MA, Real Ariquemes-RO, Independente-PA, Interporto-TO, Dom Bosco, Nova Iguaçu, Cianorte-PR.
 
Pote H: Manaus, Ferroviário-CE, Floresta-CE, Atlético-ES, Uberlândia, Corumbaense-MS, Novoperário-MS, Aimoré-RS, Tubarão-SC, Inter de Limeira-SP.
 
*Caso o Flamengo vença a Copa Sul-Americana, o Atlético deixa a primeira fase e se classifica de forma direta às oitavas
**Com o título do Flamengo, o Figueirense integra o pote A e o América passa a integrar o pote B

Tags: copadobrasil futnacional interiormg atleticomg cruzeiroec americamg