Futebol Nacional
None

SÉRIE A

De olho em duelos de mata-mata, Grêmio preserva titulares contra o Vitória

Após jogo contra Vitória, Tricolor encara Fla pelas quartas da Copa do Brasil

postado em 12/08/2018 06:40 / atualizado em 12/08/2018 09:24

Lucas Uebel/ Grêmio
A proximidade do Grêmio da liderança do Brasileirão não muda a estratégia do técnico Renato Gaúcho, que costuma poupar os principais jogadores da equipe dele no torneio e priorizar as competições eliminatórias. Com uma escalação alternativa, portanto, a equipe gaúcha vai enfrentar o Vitória, às 19 horas deste domingo, na Arena Grêmio.

O Grêmio está em quarto lugar no Brasileirão após 17 rodadas disputadas, com 30 pontos, cinco a menos do que o São Paulo, que lidera o torneio. A estratégia de escalar reservas funcionou na última partida disputada pela competição, contra o time misto do Flamengo, que acabou derrotado por 2 a 0.

Uma das novidades vai ser a presença do volante Jailson improvisado como zagueiro, uma vez que Bressan, presença certa quando Renato Gaúcho opta por um time reserva, está machucado e não vai poder enfrentar o Vitória. A cautela em preservar os jogadores titulares existe porque, ainda em agosto, o Grêmio vai disputar os duelos de volta pelas oitavas de final da Copa Libertadores, contra o Estudiantes, e pelas quartas de final da Copa do Brasil, contra o Flamengo.

"Eu me sinto à vontade, já treinei nessa posição. Se o professor Renato precisar, eu estarei à disposição. Quando ele me escala assim nos treinos, converso sempre com o Paulo (Miranda), que me orienta", disse Jailson em coletiva de imprensa nesta sexta-feira, após treino no CT Luiz Carvalho, em Porto Alegre.

A vaga aberta no meio-campo, já que Jailson costumava jogar pelo setor no time reserva, deverá ser preenchida pelo volante Matheus Henrique, enquanto o meia Alisson, recuperado de dores musculares, deve substituir Pepê, que iniciou a partida contra o Flamengo há uma semana.

Vitória

O Vitória vai enfrentar o Grêmio sem um treinador efetivo. O time baiano será comandado de novo pelo interino João Burse, que estreou à frente da equipe com um empate, há uma semana.

 

Uma das maiores dificuldades do Vitória na atual edição do Brasileirão é o desempenho fora de casa. Foram apenas cinco pontos conquistados em nove partidas, das quais a única vitória aconteceu contra o Vasco, por 3 a 2, em São Januário, no Rio. O triunfo contra o time carioca aconteceu na quinta rodada, disputada três meses atrás.

 

No último domingo, no Barradão, o Vitória empatou por 1 a 1 com o time alternativo do Cruzeiro, placar que manteve a equipe baiana perto da zona de rebaixamento. Se perder para o Grêmio e uma combinação de resultados acontecer, o time pode voltar a integrar a zona de rebaixamento.

 

Com Vagner Mancini, foram 18 pontos ganhos em 16 rodadas, campanha insuficiente para a manutenção do treinador, que em 2017 comandou a equipe em luta contra o rebaixamento e conseguiu garantir a permanência do Vitória na primeira divisão. Há dois anos, um time que tinha Marinho como destaque também evitou o descenso do clube, objetivo alcançado nas últimas rodadas.

 

Para o duelo contra o Grêmio, o único desfalque é o volante Arouca, que recebeu o terceiro cartão amarelo dele no torneio contra o Cruzeiro, portanto vai cumprir suspensão automática. O substituto deve ser o zagueiro Ramon, improvisado no meio de campo, isso se Burse mantiver a equipe que trabalhou durante a semana. Rhayer e Guilherme realizaram transição física nesta sexta-feira e voltaram a ficar disponíveis para defender o Vitória.

Tags: futebol brasileirão grêmio seriea gremiors vitoriaba futnacional