Futebol Nacional
None

SÉRIE A

Palmeiras recebe o Vasco em 1º jogo de Felipão na nova arena alviverde

Equipes se enfrentam neste domingo, às 19h, pela 18ª rodada do Brasileirão

postado em 12/08/2018 07:10 / atualizado em 12/08/2018 11:14

Cesar Greco/Palmeiras
A combinação entre Luiz Felipe Scolari e a torcida do Palmeiras será restabelecida neste domingo, às 19h, quando o time entrar em campo para enfrentar o Vasco, no Allianz Parque, pelo Campeonato Brasileiro. Será o primeiro contato do treinador com a torcida depois do retorno à equipe e ainda a estreia dele na nova arena, onde só esteve como visitante.

Felipão tem mais de 400 jogos pelo clube, mas somente neste domingo vai dirigir o Palmeiras dentro do Allianz Parque. Nas duas passagens anteriores pelo cargo ele trabalhou ou no antigo Palestra Itália ou, como no caso mais recente, em uma época em que o time mandava jogos em estádios como Pacaembu e em Barueri, já que a arena estava em construção.

"Na última oportunidade que aqui estive, éramos uma equipe itinerante. Jogávamos em Barueri, no Canindé, em Presidente Prudente. Não tínhamos nosso estádio, e hoje temos um estádio que é maravilhoso", disse Felipão durante a sua apresentação. Erguido no mesmo local do antigo estádio palmeirense, o Allianz Parque recebeu a visita de Felipão durante as obras e também para o jogo de despedida do meia Alex, realizado em 2015.

No antigo Palestra, o treinador viveu grandes emoções, ao ganhar os títulos da Copa Mercosul de 1998 e da Copa Libertadores de 1999, a principal taça conquista por ele no comando do Palmeiras. Pelo clube, ele fez 91 jogos no estádio, com 63 vitórias, 19 empates e nove derrotas, um aproveitamento de 76%. Felipão ainda passou pelo local como adversário em 11 ocasiões, no comando de Grêmio e de Cruzeiro.

Em Campeonatos Brasileiros, o treinador dirigiu o Palmeiras em 33 jogos no Palestra Itália, com 20 vitórias, oito empates e cinco derrotas. O aproveitamento é de 69% na competição como mandante no estádio. Sob o comando dele, a melhor campanha clube no torneio foi em 1997, com o vice-campeonato.

O retorno de Felipão mexeu com a torcida, que durante a semana fez a carga de ingressos vendidos antecipadamente chegar a quase 25 mil. A boa vitória na quinta-feira, pela Copa Libertadores, no Paraguai, também serve com ânimo para o público ver de perto da equipe, que fez os três últimos jogos fora de casa por três competições diferentes e não levou gol.

A escalação do Palmeiras para o jogo é uma incógnita. O time foi definido no sábado, em atividade fechada. A tendência é Felipão preservar os principais jogadores para a partida da próxima quinta-feira, contra o Bahia, no Pacaembu, pelo confronto de volta das quartas de final da Copa do Brasil. Na ida, deu empate em 0 a 0.

 

VASCO

Eliminado da Copa Sul-Americana na última quinta-feira, o Vasco agora tem apenas a disputa do Brasileirão para se concentrar em 2018. 

 

A equipe carioca ocupa posição próxima à zona de rebaixamento, com dois jogos a menos disputados no torneio. Apesar do cenário, a ideia manifestada pelo treinador e pelos atletas da equipe é de conseguir uma arrancada na competição e conquistar uma das seis vagas na Copa Libertadores de 2019.

 

"Acredito que se conseguirmos manter o nível de competitividade, vamos brigar na parte de cima da tabela, por uma vaga na Libertadores. Esse é o nosso principal objetivo agora", disse Giovanni Augusto, NA sexta-feira, no CT do clube em Vargem Pequena, no Rio de Janeiro.

 

O objetivo é repetir a boa campanha no segundo turno do Brasileirão de 2017, quando o time então comandado pelo técnico Zé Ricardo alcançou o sétimo lugar e conquistou vaga na fase preliminar da Libertadores de 2018. Antes da arrancada, o Vasco era cotado como um candidato ao rebaixamento.

 

Se tivesse disputado e vencido as partidas adiadas pelo Brasileirão, contra o Santos, pela terceira rodada, e contra o Atlético Paranaense, pela 15ª rodada, ambas fora de casa, o Vasco estaria com 25 pontos ganhos no torneio. Seriam dois a menos do que o Palmeiras, que ocupa a sexta colocação, portanto a pior campanha entre as equipes que estariam se classificando para a Libertadores.

 

Além do otimismo pela boa atuação contra a LDU na quinta-feira, quando venceu o time equatoriano por 1 a 0, mas foi eliminado da Copa Sul-Americana porque havia perdido a partida de ida por 3 a 1, o Vasco aposta em reforços para conseguir uma arrancada no Brasileirão. O zagueiro Leandro Castán e os atacantes Vinícius Araújo e Maxi López correm para ficar disponíveis para Jorginho.

 

Contra o Palmeiras, só Castán deverá ser titular. Com dores musculares, Henríquez foi vetado e Breno é dúvida para o duelo, enquanto Luiz Gustavo, zagueiro de origem, mas que vinha atuando como lateral-direito, está suspenso, por isso a posição será ocupada por Rafael Galhardo. 

Tags: vasco palmeiras brasileirão futebol futnacional palmeirassp vascorj paulista2018 carioca2018