Futebol Nacional
None

SÉRIE A

Em casa e de olho no Flamengo, Corinthians testa ataque contra o Internacional

Corinthians encara o Internacional às 16 horas deste domingo, em casa

postado em 23/09/2018 06:40 / atualizado em 23/09/2018 09:47

Divulgação/Corinthians
O Corinthians encara o Internacional às 16 horas deste domingo, em casa, na Arena Corinthians, em São Paulo, com o objetivo de se distanciar da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro e também em busca da melhor formação para a partida contra o Flamengo, no meio da próxima semana, pelo jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil.

O técnico Jair Ventura garante que não montou a equipe pensando no duelo com o time carioca. No entanto, coincidência ou não, o centroavante Roger, que não está inscrito na Copa do Brasil, foi para o banco de reservas para a entrada do meia Mateus Vital.

O ataque tem sido a principal dor de cabeça nesse início de trabalho do treinador. Tanto é que em seu quarto jogo à frente da equipe ele testará a quarta diferente formação ofensiva do time alvinegro.

Na estreia, na derrota por 1 a 0 para o Palmeiras, a equipe começou com Pedrinho, Jadson, Romero e Roger. Na sequência, no empate sem gols com o Flamengo pela Copa do Brasil, Jadson, Clayson e Romero foram os titulares. E na vitória sobre o Sport por 2 a 1 no último domingo o esquema tático foi semelhante ao do clássico, mas com Clayson na vaga de Pedrinho.

Agora, Mateus Vital, que entrou no segundo tempo dos dois últimos jogos, ganhará a oportunidade de começar em campo. Jair espera que, sem um centroavante de ofício, os jogadores de meio-campo se aproximem mais da área. "É importante que o Vital e o Jadson façam a infiltração. Temos que diminuir essa distância. Eles precisam chegar mais", comentou.

O treinador quer que a equipe chute mais a gol. De acordo com o Footstats, o Corinthians é um dos times que menos finaliza no Campeonato Brasileiro. Nesse ranking, ocupa a antepenúltima colocação, apenas com 88 chutes a gol após 25 jogos disputados. O Flamengo, que encabeça essa lista, tem 145.

"Sei desses números e temos trabalhado para mudar essa situação. Vamos enfrentar um time muito forte tanto fisicamente quanto tecnicamente. E esperamos sair com a vitória", justificou Jair Ventura.

Para a partida, o Corinthians terá ainda outras duas alterações em relação ao jogo do último domingo: Fagner, recuperado de problema muscular, volta à lateral direita. O volante Gabriel entrará no lugar de Ralf, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Outro desfalque será do centroavante Jonathas, que teve confirmada uma fibrose na coxa direita. O jogador também é dúvida para o jogo contra o Flamengo na quarta-feira.

Em relação ao adversário, que briga pela ponta da tabela, Jair se mostrou preocupado com a rápida transição entre a defesa e o ataque. "Eles têm atletas de muita velocidade, como o Pottker e o Nico López. Temos que estar atentos para dificultar essas ações", finalizou.

 

Internacional

 

A invencibilidade e a liderança do Internacional no Campeonato Brasileiro ruíram de uma vez só na última segunda-feira, com a derrota para a Chapecoense, na Arena Condá. Em busca da recuperação, o time voltará a jogar fora de casa neste domingo, desta vez diante do Corinthians.

 

Dono da segunda melhor defesa do Brasileirão, com apenas 15 gols sofridos em 25 jogos, e em segundo lugar no torneio, o Inter vai atuar na Arena Corinthians sem a sua dupla de zaga titular, pois Victor Cuesta está suspenso, enquanto Rodrigo Moledo se lesionou na derrota para a Chapecoense e deve ficar afastado dos gramados por cerca de um mês. E a situação preocupa Odair Hellmann. 

 

Klaus já está confirmado como um dos titulares da zaga do Inter, mas o treinador tem outro problema. Emerson Santos ainda se recupera de uma pancada no joelho e se tornou dúvida para o confronto de domingo. E a situação levou Odair a testar a improvisação do lateral-direito Fabiano na zaga, algo que poderá ser adotado contra o Corinthians. 

 

Mas nem só problemas o Inter tem no seu sistema defensivo. Capitão do time, o volante Rodrigo Dourado retorna ao meio-campo após não atuar contra a Chapecoense. Já o meia Nico López deixou o duelo no interior catarinense antes do fim por causa de dores, mas não preocupa para o confronto em Itaquera. "Vamos buscar os três pontos que deixamos em Chapecó. Vai ser um grande jogo, muito difícil. Vamos tentar fazer um grande jogo e tentar melhora", afirmou. 

 

Resta, então, ao treinador definir quem vai comandar o ataque. O uruguaio Jonatan Álvez tem sido o preferido de Odair, mas não marca há seis jogos. Com esse jejum e com o treinador motivado pela pressão por mudanças após a derrota em Chapecó, Leandro Damião pode receber uma chance como titular. 

 

Mas independentemente da escalação de Álvez ou Damião, o Inter precisará superar um retrospecto altamente negativo. Afinal, nos últimos nove jogos contra o Corinthians como visitante, o time sofreu sete derrotas e empatou duas vezes. Agora, então, tentará vencer na Arena Corinthians para mostrar que a derrota para a Chapecoense foi apenas um raro tropeço na briga pelo título do Brasileirão. 

Tags: corinthians brasileirão futebol futnacional seriea corinthianssp internacionalrs