Futebol Nacional
None

FORTALEZA

'Fortaleza tem de ser competitivo com menos do que os outros', diz presidente

Marcelo Paz diz que boa gestão influencia dentro das quatro linhas

postado em 15/12/2018 08:55 / atualizado em 15/12/2018 10:17

Divulgação/Fortaleza
Depois da euforia da conquista do título da Série B, o Fortaleza vai encarar um grande desafio em 2019: a manutenção na Série A do Campeonato Brasileiro. Em geral, os clubes que chegam à elite do torneio têm dificuldade para se manter e lutam contra o rebaixamento.

"Os desafios para o ano que vem são manter os bons resultados, dentro e fora de campo, em um ambiente de competitividade muito maior, que é a Série A. Por mais que a gente evolua na gestão e crie novas receitas, ainda estaremos muito abaixo das receitas da maioria dos clubes da primeira divisão. A gente tem de conseguir ser competitivo com um orçamento bem menor", disse Marcelo Paz, presidente do clube, ao Estado.

Em 2018, o clube alcançou marcas que vão além do bom trabalho do técnico Rogério Ceni. Em termos gerais, o clube apresenta boa saúde financeira, com as dívidas equacionadas e orçamento equilibrado. Quinto colocado na média de público entre os clubes brasileiros das Séries A, B e C e o 1º do Nordeste, o time da capital cearense multiplicou por quatro o número de sócios (sete para 28 mil) desde 2017. No mês passado, o time lançou sua criptomoeda: a Leãocoin, que oferece descontos na compra de produtos do clube.

O estádio do Castelão se tornou um caldeirão. Os dez maiores públicos da Série B são todos do Fortaleza, com destaque para os 57.223 pagantes na vitória por 1 a 0 contra o Paysandu. A média de público do Fortaleza durante os jogos em casa na Série B foi de 28702 pagantes, o triplo da obtida pelo CSA (9.048), o segundo colocado neste quesito. Em setembro de 2017, quando o time conseguiu acesso à Série B, o time possuía de 7.600 sócios. Hoje, o clube está perto de alcançar a marca de 28 mil sócios torcedores, recorde no estado.

"A gente conseguiu entregar um orçamento maior do que o aprovado. O orçamento aprovado era de R$ 24 milhões e vamos entregar R$ 34 milhões, sem dívidas. Conseguimos ampliar a nossa rede comercial, passando de uma para sete lojas próprias. Elas geraram bom faturamento para o clube. Ampliamos o setor de licenciamento de marcas. Hoje, temos 24 empresas licenciadas e nós tínhamos apenas três. São números que credibilizam a gestão", diz o presidente.

O dirigente ressalta, no entanto, que a boa gestão tem de caminhar paralelamente aos bons resultados dentro de campo. "O principal é o resultado é o campo. Ele faz a diferença para o torcedor. Torcedor não comemora muito balanço financeiro. Comemora a bola entrando. A gente tem de casar as duas coisas: o futebol indo bem, trazendo retorno esportivo, e a gestão dando essa base e esse suporte para que a bola entre", completa.

Tags: Marcelo Paz Fortaleza seriea presidente mercadobola