Futebol Nacional
None

SÉRIE A

Guia da Série A: times, reforços e projeções de jornalistas [parte 2]

Nesta terça-feira, Superesportes apresenta informações sobre mais cinco clubes: Ceará, Chapecoense, Corinthians, Cuiabá e Fluminense

postado em 25/05/2021 04:00 / atualizado em 26/05/2021 20:13

(Foto: Felipe Santos/Ceará, Márcio Cunha/Chapecoense, Daniel Augusto Jr./Corinthians, AssCom Dourado e Lucas Merçon/Fluminense)

Na segunda parte do guia da Série A do Campeonato Brasileiro, o Superesportes apresenta, nesta terça-feira, informações sobre Ceará, Chapecoense, Corinthians, Cuiabá e Fluminense.

primeira parte, publicada na segunda, detalhou elenco, reforços e projeções para outros cinco clubes participantes: América, Athletico-PR, Atlético-GO, Atlético e Bahia.

O conteúdo foi dividido em quatro reportagens (cinco clubes por dia) e será divulgado até quinta-feira, antevéspera do início do Brasileirão.




A seguir, veja o desempenho das equipes nos estaduais, as contratações realizadas, os times-base, os destaques e artilheiros. Além disso, repórteres espalhados pelo Brasil detalham as expectativas em torno dos clubes avaliados nesta terça:



  • Nome do clube: Ceará Sporting Club
  • Posição no último Brasileiro: 11ª
  • Desempenho no Estadual: Vice-campeão (nove jogos, cinco vitórias, dois empates e duas derrotas - 62,9% de aproveitamento)
  • Técnico: Guto Ferreira
  • Artilheiro em 2021: Saulo Mineiro (seis gols)
  • Destaque: Vina
  • Reforços para o Brasileiro: João Ricardo, Jael, Jordan, Jorginho, Marlon, Willian Oliveira, Yony González, Stiven Mendoza, Vinícius Machado, Gabriel Dias, Messias, Alessandro e Lima


Fernando Graziani
Editor de esportes do jornal O Povo, de Fortaleza

Guto Ferreira é o segundo técnico mais longevo da Série A, atrás do Lisca, do América. O esquema de jogo é muito reativo, com transição rápida. Não é um time que tem a bola o tempo inteiro ou que vai para cima com muito ímpeto ofensivo, de ser protagonista ofensivo do jogo o tempo inteiro. Muitas vezes, o Guto joga esperando o erro do adversário.

O Ceará nem pensa em lutar contra o rebaixamento. Quer algo a mais: Sul-Americana, podendo ‘beliscar’ a Libertadores, dependendo do número de vagas que a Série A vai ter. A Sul-Americana é o mínimo que o Ceará espera, até pelo investimento que foi feito.

O elenco tem muito daquele do ano passado, mas com alguns reforços: Messias, Jael, Mendoza e Gabriel Dias são os principais. Vina continua sendo o grande destaque, além da dupla de zaga, com Messias e Luiz Otávio. O Luiz Otávio está no clube há muitos anos. O Messias chegou agora, mas está super bem. O Vina tem o maior salário do clube e, sem dúvida, é o cara mais decisivo, que pode se destacar com gols e assistências. É o cara a ser marcado e a ser visto no elenco.



  • Nome do clube: Associação Chapecoense de Futebol
  • Posição no último Brasileiro: 1ª (Série B)
  • Desempenho no Estadual: Finalista (17 jogos, 11 vitórias, três empates e três derrotas - 70,5% de aproveitamento)
  • Técnico: Mozart
  • Artilheiro em 2021: Perotti (14 gols)
  • Destaque: Perotti
  • Reforços para o Brasileiro: Brayan Vasconcelos, Fabinho, Keiller, Kaio, Geuvânio, Ravanelli, Laércio, Léo Gomes e Mozart


Polidoro Júnior
Repórter da agência de notícias Mix Mídia

A Chapecoense nos últimos anos se transformou em uma das forças do futebol catarinense. Atual campeã catarinense, está na sexta final seguida e vai disputar o título do Catarinense 2021 contra o Avaí, nesta quarta-feira, tendo que vencer para ser campeã estadual. O time sentiu a saída do técnico Umberto Louzer para o Sport e a chegada de Mozart, que ainda tenta implantar sua metodologia. O torcedor da Chape anda furioso com Mozart.

A equipe tem como destaque o atacante Perotti, artilheiro isolado do certame catarinense com 14 gols. Na Série A, espera-se que a Chape permaneça na elite, como primeiro objetivo, mas o trabalho está sendo feito para se conseguir algo maior durante a competição.



  • Nome do clube: Sport Club Corinthians Paulista
  • Posição no último Brasileiro: 12ª
  • Desempenho no Estadual: 3º colocado (14 jogos, oito vitórias, quatro empates, duas derrotas - 66,6% de aproveitamento)
  • Técnico: Sylvinho
  • Artilheiros em 2021: Mateus Vital, Luan e Gustavo Mosquito (quatro gols)
  • Destaque: Fagner
  • Reforços para o Brasileiro: Nenhum


Lucas Faraldo Knopf
Editor e apresentador do Meu Timão

O Corinthians chega ao Brasileiro de 2021 visando se manter entre os dez primeiros colocados, sem passar sustos ao longo da competição e, quem sabe, surpreender beliscando uma vaga na Libertadores 2022. Ex-auxiliar de Tite (no Corinthians e na Seleção) e Roberto Mancini (na Inter de Milão), Sylvinho deve estrear como técnico do Timão justamente na primeira rodada do Brasileiro.

O desafio é dar organização ao time e, assim, ser competitivo nas frentes que restam na temporada: Brasileiro e principalmente Copa do Brasil. Até aqui, a gestão que assumiu o clube em janeiro não contratou um jogador sequer para o plantel profissional. A aposta é na espinha dorsal dos últimos anos, explorando as promessas oriundas da base e o legado deixado no CT por Carille, Tite e Mano Menezes na última década.




  • Nome do clube: Cuiabá Esporte Clube
  • Posição no último Brasileiro: 4ª (Série B)
  • Desempenho no Estadual: Campeão (15 jogos, 12 vitórias, três empates e nenhuma derrota - 86,6% de aproveitamento)
  • Técnico: Alberto Valentim
  • Artilheiro em 2021: Elton (seis gols)
  • Destaque: Rafael Gava
  • Reforços para o Brasileiro: Walber, Osman, Uillian Correia, Walter, Jonathan Cafú, Marllon, Paulão, Guilherme Pato, Camilo, Uendel, Clayson, Caio Mota, Alan Mendez, Alberto Valentim, Pepê e João Lucas


Pedro Lima
Repórter do site Olhar Esportivo e da Rádio CBN, de Cuiabá

O Cuiabá reformulou bastante o elenco que conquistou o acesso à Série A. Até o momento, já foram 15 contratações para a atual temporada. Dos contratados, apenas João Lucas e Pepê, ex-Flamengo, ainda não estrearam, pois chegaram após o período de inscrições no Estadual. A principal contratação foi a do goleiro Walter. Durante a campanha do título do mato-grossense, chegaram algumas peças pontuais, como o atacante Clayson, emprestado pelo Bahia e um dos principais nomes do elenco.

Quem também chegou no decorrer da competição foi o técnico Alberto Valentin, que conseguiu conquistar o mato-grossense de forma invicta, mas não fez o time convencer em campo. Uma juventude foi utilizada no elenco, como o volante Pierini e os atacantes Raul, Josiel e Guilherme Pato. Por ser a primeira participação na Série A, o Cuiabá busca a permanência. Uma vaga na Sul-Americana seria uma conquista extra para a equipe.

O Cuiabá tem como trunfo uma boa organização administrativa, pagamentos em dia, Arena Pantanal, além do clima quente da região que pode ajudar no mando de campo. O Cuiabá costuma ser competitivo, não sofre goleadas nas competições, disputou de forma muito equilibrada as duas Séries B, conquistando o acesso já na segunda participação. Por enquanto, o clube tem alguns jogadores com bagagem de Série A, a exemplo de Walter, Paulão, Uendel, Clayson e Elton. Do ano passado, a diretoria manteve um pouco mais de dez jogadores no plantel, como o goleiro João Carlos (reserva), zagueiro Anderson Conceição, volantes Auremir e Rafael Gava, e atacantes Felipe Marques e Jenison (que retornaram de empréstimo após o Paulistão). Elton que já foi citado também é remanescente.

Sobre o time em si, tem jogado no 4-3-3. Após a saída de Elvis para o Goiás, o Cuiabá perdeu bastante na criação das jogadas, utilizando três volantes no meio-campo. Pepê pode ser um atleta que faça essa função mais próxima de um meia de ligação. A diretoria promete mais uns cinco reforços neste início de competição.

 

  • Nome do clube: Fluminense Football Club
  • Posição no último Brasileiro:
  • Desempenho no Estadual: Vice-campeão (15 jogos, oito vitórias, três empates e quatro derrotas - 60% de aproveitamento)
  • Técnico: Roger Machado
  • Artilheiro em 2021: Fred (dez gols)
  • Destaque: Fred
  • Reforços para o Brasileiro: Roger Machado, Samuel Xavier, Wellington, Rafael Ribeiro, Manoel, Cazares, Abel Hernández, Raúl Bobadilla e David Braz


Marcello Neves
Repórter setorista do Fluminense no jornal O Globo, do Rio de Janeiro

O Fluminense vem de uma temporada surpreendente em 2020. Ficar em quinto lugar estava muito além da expectativa do clube. Para este ano, por causa da disputa da Libertadores, o elenco foi reforçado. É um clube que reforçou a base, que pode não ser uma das mais com mais qualidade no país, mas se destaca pela dedicação. O Fluminense é um dos clubes que mais correm no Campeonato Brasileiro, é um dos que têm maior média de perseguição.

É um time que pode não encher os olhos, mas consegue entregar resultados na medida do que se propõe. A meta para a Série A é de novo se classificar para a Libertadores. A equipe pode não ser uma das favoritas ao G4, mas quer estar no G7 ou G8.

O destaque da equipe é o Fred, que está próximo de bater diversos recordes pelo clube. O Nino, zagueiro de Seleção Olímpica, deve estar na lista para Tóquio. A tendência é que o Paulo Henrique Ganso deixe o clube para acertar com o Santos.


Wilson Pimentel
Repórter do site Torcedores.com

Apesar da boa campanha no último Brasileiro, o time chega para a competição deste ano debaixo de muita desconfiança do torcedor. Afinal, não fez um bom Estadual, mesmo tendo ficado na segunda colocação, e ainda não convenceu sob o comando de Roger Machado na Libertadores. Acho que irá tirar pontos de equipes consideradas favoritas. Apostando neste cenário, o Fluminense vislumbra surpreender novamente e conquistar uma vaga na Libertadores de 2022.

A maior reclamação do torcedor tricolor é com relação ao sistema defensivo. Afinal de contas, o Fluminense tem um problema crônico nas laterais. Roger Machado tem optado por uma equipe defensiva, que fica esperando o adversário em seu campo de defesa, aposta na forte marcação e tenta armar o time jogando em velocidade pelos lados do campo. Ele tem explorado bastante o garoto Kayky, vendido recentemente ao Manchester City. Mas ainda é muito pouco para um time que quer figurar entre os dez primeiros do Brasileiro.

Hoje, há uma discussão entre jornalistas e torcedores para que Nenê deixe o time e Roger Machado use uma formação com Abel Hernández e Fred juntos. É algo que está longe de acontecer, mas pode ser projetado para o Brasileiro se o Fluminense for eliminado precocemente da Libertadores.

Tags: americamg atleticomg futnacional fluminenserj corinthianssp seriea cearace cuiabamt chapeco