2

Guia da Série A: times, reforços e projeções de jornalistas [parte 4]

Na última parte da série de reportagens, o Superesportes apresenta informações sobre Palmeiras, RB Bragantino, Santos, São Paulo e Sport

27/05/2021 07:00 / atualizado em 26/05/2021 22:09
compartilhe
Weverton, Claudinho, Marinho, Benítez e Mailson são os destaques das equipes
foto: Cesar Greco/Palmeiras, Ari Ferreira/Bragantino, Ivan Storti/Santos, Paulo Pinto/saopaulofc.net, divulgação/Sport

Weverton, Claudinho, Marinho, Benítez e Mailson são os destaques das equipes

 
Na última parte da série de reportagens produzidas pelo Superesportes, o Guia da Série A do Campeonato Brasileiro apresenta informações e análises sobre mais cinco times: Palmeiras, RB Bragantino, Santos, São Paulo e Sport.

Essas serão as últimas equipes abordadas pelo Guia, que reuniu conteúdos sobre todos os 20 times que disputarão o Brasileirão deste ano. As reportagens foram divididas em quatro, com cinco clubes em cada. 

A seguir, veja o desempenho das equipes no estadual, a última colocação na competição nacional, o artilheiro, o destaque individual, o time considerado titular e opiniões de jornalsitas e setoristas sobre os quatro clubes paulistas e o pernambucano.

Leia também sobre:




Nome do clube: Sociedade Esportiva Palmeiras
Posição no último Brasileiro: 7º lugar
Desempenho no Estadual: Vice-campeão (16 jogos, 8 vitórias, 4 empates e 4 derrotas -  58,3% de aproveitamento)  
Técnico: Abel Ferreira
Artilheiro em 2021: Rony (6 gols)
Destaque: Gustavo Gómez
Reforços para o Brasileiro: Danilo Barbosa (volante)
 

Time-base do Palmeiras para o Brasileirão

 

Raphael Prates
Comentarista dos canais Disney (ESPN)

O Palmeiras continua com um dos melhores elencos do país. A tendência é de brigar por título, algo que não houve no ano passado, quando o time ganhou a Libertadores e a Copa do Brasil, mas ficou distante de lutar pelo Brasileiro. A equipe tem um ótimo contra ataque e a resposta muito rápida quando tem espaço para isso. O Palmeiras tem um dos mais competitivos times do continente, perde pouco e um técnico inteligente como Abel Ferreira. Apesar disso, ainda enfrenta dificuldades em reverter desvantagens quando sai atrás do placar.

Diego Iwata Lima 
Repórter do Portal UOL

Acredito que o Palmeiras irá brigar pelo título do Brasileiro. A expectativa é que o clube termine a competição entre, pelo menos, os cinco primeiros colocados.
 


Nome do clube: Red Bull Bragantino
Posição no último Brasileiro: 10º
Desempenho no Estadual: Eliminado nas quartas de final (14 jogos, 6 vitórias, 6 empates e 2 derrotas -  57,1 % de aproveitamento)  
Técnico: Mauricio Barbieri
Artilheiro em 2021: Ytalo (6 gols)
Destaque: Claudinho
Reforços para o Brasileiro: Maycon Cleiton (goleiro), Natan (zagueiro), Rafael Luiz (lateral-direito), Jadsom (volante), Pedrinho (atacante), Gabriel Novaes (atacante)
 

Time-base do RB Bragantino para o Brasileirão

  
 
Vinicius Gustavo 
Repórter da Rádio 102,1 FM

Nesse segundo ano de participação no Brasileirão, a expectativa é que o Bragantino, com um time mais entrosado, brigue por uma vaga na Libertadores. Na temporada passada a equipe estava buscando a permanência na elite nacional e conseguiu uma vaga na Sul-Americana. 


Nome do clube: Santos Futebol Clube
Posição no último Brasileiro: 8º
Desempenho no Estadual: Eliminado na fase de grupos (3º colocado do Grupo D; 12 jogos, 3 vitórias, 4 empates e 5 derrotas - 36,1% de aproveitamento)
Técnico: Fernando Diniz
Artilheiro em 2021: Lucas Braga (5 gols)
Destaque: Marinho
Reforços para o Brasileiro: Fernando Diniz (técnico)
 

Time-base do Santos para o Brasileirão

  
 
Lucas Musetti 
Setorista do Santos no portal Gazeta Esportiva

O Santos acumula problemas neste ano. Vendeu três dos seus principais jogadores - Lucas Veríssimo, Diego Pituca e Soteldo -, e viu Sandry lesionar o joelho. Começou com Ariel Holan, emendou com o auxiliar Marcelo Fernandes e agora tem Fernando Diniz. 

O Peixe entra no Campeonato Brasileiro com baixa expectativa. O elenco é reduzido, cheio de jovens e a diretoria não tem dinheiro. A ideia é não passar aperto e estar na próxima Libertadores seria lucro. O prognóstico mais real é uma disputa na zona de Sul-Americana. 



Nome do clube: São Paulo Futebol Clube
Posição no último Brasileiro: 4º
Desempenho no Estadual: Campeão (16 jogos, 11 vitórias, 4 empates e 1 derrotas - 77% de aproveitamento) 
Técnico: Hernán Crespo
Artilheiro em 2021: Pablo (6 gols)
Destaque: Daniel Alves
Reforços para o Brasileiro: Miranda (zagueiro), Orejuela (lateral-direito), William (meia), Benitez (meia), Emiliano Rigoni (meia), Eder (atacante), Bruno Rodrigues (atacante), Crespo (técnico)
 

Time-base do São Paulo para o Brasileirão

 
Thiago Fernandes
Setorista do São Paulo no UOL

O São Paulo vem para mim muito mais forte do que na temporada passada, com um elenco mais encorpado. Foram contratados até agora sete reforços. É um time que tem, nesse momento, um padrão tático diferente do que tinha na temporada passada. É um time taticamente muito forte, o que não tinha com o Fernando Diniz. 

Para mim, é um time que briga nas cabeças do Campeonato Brasileiro, pelo menos entre os quatro primeiros colocados. Foi quarto colocado na temporada passada e eu acredito que nessa temporada tem plenas condições de, no mínimo, repetir o que fez na temporada passada, embora eu acredite que o São Paulo lutará pelo título até o final da temporada. 





Nome do clube: Sport Club do Recife
Posição no último Brasileiro: 15º
Desempenho no Estadual: Vice-campeão (12 jogos, 7 vitórias, 4 empates, 1 derrota - 69,4% de aproveitamento)  
Técnico: Umberto Louzer
Artilheiro em 2021: Mikael (7 gols)
Destaque: Mailson
Reforços para o Brasileiro: Sabino (zagueiro), Hayner (lateral-direito), Zé Welison (volante), Carlos Rentería (volante), Thiago Lopes (meia), Santiago Tréllez (atacante), Everaldo (atacante), Toró (atacante), Neilton (atacante), Maxwell (atacante) Paulinho Moccelin (atacante) e André (atacante), Umberto Louzer (técnico)
 

Time-base do Sport para o Brasileirão


Yuri Teixeira
Folha de Pernambuco 

Ano passado o Sport brigou para não cair, e nesta temporada tem tudo para ser um pouco mais tranquilo. Quem sabe beliscar uma Sul-Americana. Para este Brasileiro, a diretoria reforçou o principal 'calo' da temporada passada que era o ataque. Em 2021 chegaram Neilton, Toró, Everaldo, Maxwell, Tréllez, Paulinho Moccelin e André. Os dois últimos ainda não estrearam. O trabalho do Louzer ainda está no começo, mas as aparições nos dois jogos da final do Estadual deixaram os torcedores com uma pulga atrás da orelha.
 
Eu acredito na evolução do time com ele. Tem boas peças no elenco, jovens de muita qualidade, que podem agregar. Aos poucos se percebe que o time está começando a entender a filosofia do técnico, mas para dar liga é necessário a chegada de pelo menos um segundo volante.


Compartilhe