None

FUTEBOL CANDANGO

Entenda o que Vanderlei Luxemburgo veio fazer no Gama

Em visita ao alviverde, técnico reforça sonho de ser presidente do Flamengo, dribla sobre carreira política e revela quem indicou Lúcio para a Seleção

postado em 21/02/2018 19:28 / atualizado em 21/02/2018 22:39

Carlos Vieira/CB/D.A Press
Vanderlei Luxemburgo esteve nesta quarta-feira no Distrito Federal. Na passagem pela capital do poder, negou que a viagem tenha sido para tratar de candidatura a algum cargo político. Quando o tema foi eleição, só admitiu, mais uma vez, o sonho de ser presidente do Flamengo. Segundo ele, a vinda a Brasília foi tão somente para atender a um velho amigo. “O Weber Magalhães (presidente do Gama) me pediu para dar uma olhada na estrutura e ver como posso contribuir com a minha experiência", disse ao Correio Braziliense.

Desempregado há quatro meses, desde a demissão do Sport, em outubro do ano passado, Luxemburgo espera por convites para voltar ao batente. Enquanto isso, teve o seu nome cotado para entrar na vida política. Fala-se numa filiação ao PTB para uma candidatura ao senado por Tocantins, onde tem patrimônio, ou por São Paulo. Entretanto, na passagem pelo DF, evitou comentar sobre eleições. Disse não ter recebido nenhum convite e muito menos dialogado com alguma corrente partidária.  “Sobre a minha carreira, eu vou ficar te devendo. Eu vim aqui para falar só sobre o Weber (Magalhães), sobre o Gama.”

Rubro-negro assumido, Luxemburgo não arquivou um projeto pessoal: ser presidente do Flamengo. Mas não pretende concorrer neste ano. “Mais pra frente, com certeza! E quem sabe levar o Zico e o Júnior junto comigo.” O técnico revelou que já conversou com o Galinho para ele se candidatar, mas o maior ídolo rubro-negro alegou temer que um cargo político no clube possa apagar o que ele fez nos campos.

Vice-líder do Campeonato Candango, o Gama tem um projeto: disputar a Série D no ano que vem. Mas Luxemburgo aconselhou. “As pessoas falam muito em Série D, C, B…mas se você não consegue ganhar aqui (em Brasília), o que vai conseguir? Primeiro tem que vencer aqui. No Campeonato Brasiliense tem concorrência com dois ou três clubes que vão brigar pra serem campeão.” Segundo ele, o Gama precisa focar em continuar sendo um dos candidatos ao título do Candangão. Depois que alcançar esse objetivo, o próximo ficará mais acessível. “Não adianta fazer um planejamento nacional, se o local não está legal.”

“As pessoas falam muito em Série D, C, B…mas se você não consegue ganhar aqui (em Brasília), o que vai conseguir? Primeiro tem que vencer aqui"

Luxemburgo reencontrou o capitão Lúcio. Ele foi o primeiro a convocá-lo para a Seleção Brasileira. Na época, acumulava as seleções principal e olímpica e levou Lúcio para os Jogos de Sydney-2000. “Quem me indicou (o Lúcio) foi o (Paulo Roberto) Falcão. Ele disse: ‘Tem um zagueiro, que vem de Brasília, que é muito bom na posição e, se você convocá-lo, vai jogar nas Olimpíadas'”, contou o técnico.

Para promover o reencontro de Luxemburgo com Lúcio, Weber Magalhães teve de tirar o jogador do treino. Nesse momento, o técnico brincou: “Lúcio, imagina se fosse eu o treinador e o Weber fizesse isso!” O capitão riu com Luxemburgo e mencionou a importância do comandante na trajetória dele. “Luxemburgo é um cara que me ajudou bastante e confiou em mim no início da minha carreira.”

Carlos Vieira/CB/D.A Press
Sobre Brasília, Luxemburgo lembrou que comandou a Seleção Olímpica em amistoso contra os Estados Unidos, no antigo Mané Garrincha, em 1999. “Teve um escanteio para eles (adversários) e o jogador que estava lá para bater botou o pé na bola e chamou um outro. Todos acharam que esse outro iria bater no lugar dele. Mas não. Ele pegou a bola e saiu correndo!” Todos que estavam ouvindo a história caíram na risada com ele. “O Paulo César (árbitro da partida) ficou sem saber o que fazer e a  gente sem entender o que tinha acontecido.” O jogo seguiu devido ao primeiro jogador ter colocado o pé na bola e depois tirar para que o outro pegasse. Logo, ele cobrou o escanteio.

Técnico do Real Madrid em 2005, Luxemburgo fez questão de opinar sobre o jogo de volta das oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa. “Tá aberto ainda. O ataque do PSG é muito forte, não é impossível para eles fazer gol no Real. Vai ser um bom jogo!”

“Mais pra frente, com certeza (quero ser presidente do Flamengo). E quem sabe levar o Zico e o Júnior junto comigo”

Ao fim da entrevista, o técnico recordou os dois títulos brasileiros na era dos pontos corridos, à frente do Cruzeiro (2003) e do Santos (2004), e respondeu na melhor versão Luxemburgo. “Fiz história no Brasil. Para as pessoas falarem de futebol, vão ter que falar um pouco de mim”, orgulhou-se o recordista de troféus do Brasileirão. Também tem duas conqusitas conquista pelo Palmeiras (1993 e 1994) e uma à frente do Corinthians (1998).

Presidente do Gama, Weber Magalhães agradeceu a presença do amigo. “Para mim, é uma honra”. Luxemburgo permaneceu no CT o suficiente para observar um pouco do treino dos jogadores, comandado por Ricardo Antônio, e depois foi conhecer o Bezerrão.

*Estagiária sob a supervisão de Marcos Paulo Lima