Goiás
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

Na estreia de Abel, Cruzeiro encara Goiás para espantar jejum e crise no Brasileiro

Time celeste entra em campo nesta segunda-feira, às 20h, em Goiânia

postado em 30/09/2019 06:00 / atualizado em 30/09/2019 15:20

<i>(Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro)</i>
Sem vencer fora de casa desde junho do ano passado pelo Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro enfrenta o Goiás nesta segunda-feira, às 20h, no encerramento da 22ª rodada do Brasileiro, precisando da vitória para se manter em vias de sair da zona de rebaixamento e dar um pouco de alento para sua torcida, que sonha com a reação. Além disso, a partida é a chance de jogadores criticados darem a volta por cima e deixar uma boa impressão no técnico Abel Braga, apresentado no sábado para a vaga de Rogério Ceni, que deixou o clube depois de passagem relâmpago de 46 dias.

O Cruzeiro vem de empate com o Ceará, no Castelão, em jogo em que conseguiu criar boas chances, mas desperdiçou. Agora, no Serra Dourada, contra um adversário motivado por vitórias recentes, o time precisa caprichar para iniciar a recuperação que o tire da zona da degola (está em 17º, com 19 pontos, e segue no Z-4 mesmo se vencer).

O último triunfo fora de Belo Horizonte foi contra o Ceará, por 1 a 0, em 3 de junho do ano passado. Desde então, o Cruzeiro coleciona sequência de 24 partidas sem vencer longe de seus domínios, tornou-se um visitante inofensivo e, com as más atuações até mesmo em casa – entre elas, uma goleada acachapante para o Grêmio, por 4 a 1, no Independência –, passou a ocupar a ponta de baixo da tabela.

Abel Braga chegou sábado à tarde a BH e comandou dois treinos fechados na Toca. Portanto, não há pistas de qual time irá a campo hoje. A única dica deixada por Abel é que ele quer uma formação ofensiva, jogando com três atacantes, dois abertos e um centralizado. Por isso, é bem provável que o Cruzeiro jogue hoje com Sassá, já que Fred cumpre suspensão por causa do terceiro cartão amarelo. Pelos lados, Marquinhos Gabriel e Pedro Rocha, que ficou fora do treino de sexta-feira, com dor no tornozelo, mas trabalhou com o grupo no sábado. Caso não jogue, David assume a vaga.

ESTRATÉGIA


O treinador confessou que conhece pouco do Goiás. No sábado, assistiu a alguns vídeos do time comandado por Ney Franco antes de seguir para o treino, mas não detalhou qual estratégia vai usar. “Eu não vou dizer aqui. Não vou nem abrir treino. Há jogadores que estão fora. Sabe o que acontece? Se eu tivesse quatro dias pelo menos, ia insistir em mostrar algumas coisas a eles, como eu penso e vejo futebol. Mas, no fundo, independentemente de estratégia, parte tática, hoje a boa é aquela que ganha”, disse, antes de falar de sua preferência. “Eu gosto de três atacantes. Eu gosto de um atacante de área. Eu gosto de dois atacantes rápidos de lado. Eu tenho no Cruzeiro. Ou não tenho? Este jogo já sei que não tenho o Fred”, ponderou.

O ADVERSÁRIO


Vindo de sequência positiva pela Copa Verde e pelo Brasileiro, o Goiás deve ter apenas uma mudança para enfrentar o Cruzeiro. Sem contar com Jefferson e Marcelo Hermes, suspensos por causa do terceiro cartão amarelo, o técnico Ney Franco deve usar Alan Ruschel (ex-Chapecoense) na lateral-esquerda. O Esmeraldino está na semifinal da Copa Verde e, no Nacional, vem de duas vitórias seguidas, o que ajudou o time a se distanciar da zona da degola, com 27 pontos. Goleou o Fluminense por 3 a 0, em casa, e vem de vitória por 1 a 0 sobre o São Paulo, em pleno Morumbi, em partida que teve como um dos destaques o goleiro Tadeu e levou à queda de Cuca.

GOIÁS X CRUZEIRO


Goiás: Tadeu; Yago Rocha, Fábio Sanches, Rafael Vaz e Alan Ruschel; Gilberto Júnior, Yago Felipe e Léo Sena; Michael, Rafael Moura e Leandro Barcia
Técnico: Ney Franco

Cruzeiro: Fábio; Orejuela, Dedé, Fabrício Bruno e Egídio; Henrique e Éderson; Marquinhos Gabriel, Thiago Neves, Pedro Rocha (David); Sassá
Técnico: Abel Braga

Motivo: 22ª rodada do Campeonato Brasileiro

Estádio: Serra Dourada, em Goiânia (GO)

Data: segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Horário: 20h

Árbitro: Gilberto Rodrigues Castro Júnior (PE)

Assistentes: Clóvis Amaral da Silva (PE) e Fábio Pereira (TO)

VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)

Cruzeirenses pendurados: Fábio, Orejuela, Marquinhos Gabriel, Henrique, Robinho, Cacá, Dedé, Ariel Cabral

TV: Pay-per-view

Tags: Abel Braga goiasgo futnacional interiormg seriea cruzeiro