Goiás
None

AMÉRICA

Enderson relembra destaque com o Goiás após título da Série B, faz comparativo com o América e analisa elenco para 2018

Treinador, que levou o Esmeraldino à semifinal da Copa do Brasil e à sexta posição no Brasileiro em 2013, projeta agora o ano do Coelho na elite

postado em 15/12/2017 08:00 / atualizado em 14/12/2017 20:30

Paulo Filgueiras/EM/D. A Press
Enderson Moreira levou o América ao bicampeonato da Série B do Campeonato Brasileiro. Há cinco anos, em 2012, ele comandava o Goiás, que alcançava o mesmo feito. Mas foi na temporada seguinte que o treinador guiou o time esmeraldino a uma campanha ainda mais impressionante. A equipe goiana se sobressaiu e esteve muito próxima de conquistar uma vaga na Libertadores – foi a sexta colocada na Série A em 2013 e chegou às semifinais da Copa do Brasil. Agora, no Coelho, o técnico tem a chance de marcar um novo trabalho de excelência.

Um dos fatores que se assemelham nesse histórico particular entre os dois clubes é a manutenção da base de um time campeão e a capacidade de surpreender os 'gigantes' do futebol nacional. O América desbancou o favorito Internacional para conquistar a Série B do Brasileiro e, agora, tenta manter a maior parte dos destaques da campanha do título para disputar e tentar se manter na primeira divisão.

Já o Goiás, campeão da Série B em 2012, manteve o treinador e boa parte do elenco para a Série A de 2013, e ficou à frente de clubes como Santos (7º), Atlético (8º), São Paulo (9º), Corinthians (10º), Internacional (13º), Fluminense (15º), Flamengo (16º) e Vasco (18º).

Cristovão Matos/Diário da Manhã
“Naquele momento, era uma equipe com boa qualificação técnica, com bons nomes. A base daquela equipe já tinha passado por um processo vitorioso em 2012. Foi um momento muito interessante. Tínhamos um ambiente bom e não tivemos muitos problemas. Até porque foi um trabalho vitorioso e, geralmente, quando se ganha, não se tem tantos problemas”, relembrou Enderson, que lamentou ter perdido seu principal atacante para as semifinais da Copa do Brasil.

Na Copa do Brasil, o Goiás passou por Oratório (AM), Santo André (SP) e ABC (RN). Nas oitavas e quartas de final, derrubou Fluminense e Vasco, respectivamente, e só parou nas semifinais, quando foi batido pelo Flamengo, que viria a ser o campeão sobre o Atlético-PR.

“A única coisa que lamentamos muito é que o Walter estava fazendo uma ótima temporada naquele momento e acabou se machucando num jogo contra o Vasco nas quartas de final e não participou das semifinais contra o Flamengo. Foi uma perda considerável porque era um atleta que tínhamos uma referência e estava vivendo um ótimo momento”, disse o treinador, que destacou a força do time.

“(O Goiás) Marcou muito pela competitividade, pela qualidade do elenco e pelo que podia produzir. Era um time que buscava o gol e que tinha uma capacidade boa de buscar o resultado contra grandes adversários. Foi realmente uma campanha fantástica a sexta colocação no Brasileiro e chegar nas semifinais da Copa do Brasil. Foi muito especial para todos nós”, enfatizou.

Questionado se há um paralelo entre a situação atual do América com a de cinco anos atrás, no Goiás, Enderson negou uma comparação direta. Ele exaltou o feito alcançado pelo Esmeraldino e ressaltou a diferente capacidade financeira e de investimentos para a disputa da Série A. Para o treinador, o Coelho tem como principal objetivo se manter na primeira divisão por mais de uma temporada.

Paulo Filgueiras/EM/D. A Press
“Embora sejam situações próximas, são bem distintas. Percebo que, hoje, há uma dificuldade maior. Até porque o nível de investimento daquela equipe do Goiás era um bom nível. Conseguimos manter boa parte dos atletas. Estamos tentando fazer isso no América. Mas acho que a dificuldade é muito maior, mais desafiante conseguirmos permanecer com o nível que tivemos em 2013. Chegamos a ficar entre os quatro primeiros colocados. É mais complicado isso, mas espero que a gente possa cumprir nosso principal objetivo na temporada que é a permanência na Série A”, apontou o comandante americano, que ainda comentou a atividade alviverde no mercado de transferências e pediu paciência para finalizar a montagem do time para 2018.

“Estamos esperando alguns encaixes. Temos algumas renovações que são muito importante para nós. Esperamos concretizar essas renovações. Não é muito fácil poder estipular o percentual que falta ou que precisamos buscar de atletas. Mas estamos com uma espinha dorsal bacana, uma base boa, e precisamos ter paciência no mercado para buscar peças que completem aquilo que pretendemos na Série A. É ter paciência e aproveitar as oportunidades. Esse é o caminho para que possamos ter uma equipe extremamente competitiva”, finalizou.

Goiás, de Enderson Moreira

Copa do Brasil 2013


1ª fase: Venceu o Oratório, de Macapá, no Amapá, por 3 a 1 e eliminou a partida de volta.

2ª fase: Venceu o Santo André no ABC paulista por 3 a 2 e em Goiânia por 1 a 0.

3ª fase: Venceu ABC  por 3 a 0 em Goiânia e e empatou por 1 a 1 em Natal.

Oitavas de final: Perdeu para o Fluminense por 1 a 0 no Maracanã e venceu a volta por 2 a 0.

Quartas de final: Venceu o Vasco por 2 a1 em Goiânia e perdeu por 3 a 2 no Maracanã.

Semifinal: Perdeu em Goiânia e no Rio de Janeiro para o Flamengo* (ambos os jogos por 2 a 1).

*Flamengo foi campeão ao bater o Atlético-PR na final.

Campeonato Brasileiro 2013

6ª colocação com  59 pontos
16 vitórias; 11 empates; 11 derrotas
48 gols a favor e 44 sofridos
Mesmo número de pontos do 5º colocado Vitória (dois gols a menos de saldo)
Dois pontos atrás do 4º colocado Botafogo, último classificado para a Libertadores

Tags: enderson moreira goiasgo futnacional interiormg seriea coelho américa