Uma reviravolta aconteceu e o Goiás voltou a proibir a presença de torcedores do Corinthians no duelo deste sábado, às 19 horas (de Brasília), no estádio Hailé Pinheiro. A informação foi divulgado pelo clube esmeraldino em suas redes sociais.
O Goiás Esporte Clube comunica que na manhã deste sábado (15), foi notificado da decisão do Tribunal de Justiça do Estado se Goiás, que acatou pedido do Ministério Público do Estado de Goiás, determinado que a partida a ser realizada hoje (15), às 19h no Estádio Hailé Pinheiro, + pic.twitter.com/Pp5vKXgfcS
— Goiás Esporte Clube (@goiasoficial) October 15, 2022
Segundo o Goiás, o time foi notificado nesta manhã sobre a decisão do Superior Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, que acatou o pedido do Ministério Público para que a partida seja realizada apenas com a torcida mandante, ou seja, torcida única.
"Sendo assim, em cumprimento à determinação judicial, não será admitida a entrada de torcedores do clube visitante", escreveu em nota.
A decisão é uma surpresa para o Timão. Nesta sexta-feira, o Esmeraldino havia anunciado que o confronto teria torcida visitante e chegou a dar detalhes para a compra de ingressos. A comercialização das entradas teria início às 9 horas deste sábado, diretamente nas bilheterias do estádio da Serinha.
A presença de torcedores corinthianos havia sido liberada pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva, após o Timão alegar "decisão unilateral".
Goiás e Corinthians se enfrentam às 19 horas deste sábado, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.
%u201CFiel, em Goiânia, pedimos que tenham muita calma e paciência até que se defina a possibilidade de ingresso de nossa torcida no jogo de hoje. O Goiás voltou a interromper o início de venda aos visitantes baseado em decisão da Justiça Comum. pic.twitter.com/pZG32jGoWB
— Corinthians (@Corinthians) October 15, 2022
Por que torcida única em Goiás x Corinthians?
A recomendação de que apenas torcedores do Goiás possam comparecer ao jogo foi do Ministério Público de Goiás, expedida pelo Grupo de Atuação Especial em Grandes Eventos do Futebol. O objetivo é, segundo o MPGO, "evitar atos de violência entre as torcidas organizadas dos dois times, que possuem histórico de grande rivalidade".
No dia 19 de junho de 2022, quando as equipes se enfrentaram na Neo Química Arena pelo primeiro turno do Brasileirão, paulistas e goianos se envolveram em conflitos. Na ocasião, a briga ocorreu na Marginal Tietê e, de acordo com o MP, terminou com pessoas feridas e 17 detidas.
Além disso, a recomendação leva em consideração a estrutura do Estádio Hailé Pinheiro (Serrinha). Por não possuir vias de acesso exclusivo e seguro para a torcida visitante, o local da partida é tido como fator agravante para a decisão.
O pedido de torcida única, então, foi acatado pela CBF, que expediu ofício para que o Goiás e a Federação Goiana de Futebol procedessem com a realização do jogo desta maneira, de forma unilateral, sem consultar o clube paulista.
Confira abaixo a nota divulgada pelo Goiás:
"O Goiás Esporte Clube comunica que na manhã deste sábado, foi notificado da decisão do Tribunal de Justiça do Estado se Goiás, que acatou pedido do Ministério Público do Estado de Goiás, determinado que a partida a ser realizada hoje, às 19h no Estádio Hailé Pinheiro, entre Goiás Esporte Clube e Sport Clube Corinthians Paulista, seja realizada com presença somente da torcida do clube mandante, ou seja com a torcida do Goiás.
Sendo assim, em cumprimento à determinação judicial, não será admitida a entrada de torcedores do clube visitante. Com isso, os torcedores que adquiriram ingressos para o Setor 3, podem proceder normalmente e se encaminhar para o referido setor para assistir a partida.
As bilheterias abrirão hoje, às 9h, para venda de ingressos exclusivamente para a torcida do Goiás".