Grêmio
None

LIBERTADORES

Grêmio repete aproveitamento da campanha de 2014 na Libertadores

O atual campeão da competição pode garantir a classificação nesta terça-feira, contra o Monagas, na Venezuela

postado em 15/05/2018 16:18 / atualizado em 15/05/2018 18:33

Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Nesta terça-feira (15/5), o tricolor gaúcho busca dar mais um passo em direção ao quarto título da Libertadores. O compromisso pela quinta rodada da fase de grupos é na casa do Monagas, da Venezuela, às 21h30. A campanha atual do Grêmio, até a quarta rodada, repete a de quatro anos atrás, quando a equipe do Rio Grande do Sul também foi para a quinta partida com duas vitórias e dois empates.
 
O início da campanha deste ano é parecido com o de quatro anos atrás. As ordens de conquista de pontos foi diferente, mas o aproveitamento é o mesmo: 66,6%. O Grêmio caiu no grupo um com o Defensor Sporting, do Uruguai, o Monagas, da Venezuela, e o Cerro Porteño, do Paraguai. Na estreia, empatou com os uruguaios, 1 x 1.
 
Na segunda rodada, venceu do Monagas, em casa, por 4 x 0, com gols de Jael, Everton, Cícero e Luan. Na rodada seguinte foi ao Paraguai e lá empatou em jogo sem gols contra o Cerro Porteño. Quando recebeu o time em Porto Alegre massacrou fazendo cinco gols: dois de Everton, um de Ramiro, outro de Cícero e mais um anotado no nome de Jael Cruel. 
 
Em 2014, os primeiros jogos foram marcados por vitórias. O tricolor estava no grupo seis da Libertadores, composto pela equipe brasileira, pelo Nacional, do Uruguai, Atlético Nacional, da Colômbia, e os argentinos do Newell’s Old Boys. A estreia foi contra o Nacional, no Uruguai, e Cristian Riveros, paraguaio, meia do Grêmio em 2013 e 2014, fez 1 x 0 para o time gaúcho. 

A segunda vitória veio em cima do Atlético Nacional, em casa, por 3 x 0, gols de Luan, Ramiro e Alan Ruiz. Os empates aconteceram nas duas vezes em que os brasileiros mediram força com os argentinos. Um sem gols e outro com um gol para cada lado. Rhodolfo, hoje zagueiro do Flamengo, foi quem marcou para o Grêmio.

Na sequência, o time que tinha Enderson Moreira no comando, avançou para as oitavas ao se classificar em primeiro no grupo com quatro pontos de diferença para o segundo classificado, o Atlético Nacional. Na fase mata-mata pegou o San Lorenzo, time do Papa. Perdeu o primeiro jogo, na Argentina, por 1 x 0, e repetiu o mesmo placar em casa, mas perdeu na disputa de pênaltis por 4 x 2 e deixou a competição precocemente.
 
Em 2018, o time de Renato Gaúcho, atual campeão da competição, pode garantir a classificação nesta terça, diante do Monagas, que está mal na temporada. Na Libertadores, a equipe ganhou apenas um jogo e perdeu os outros três, enquanto na liga nacional está na 13ª posição, com três vitórias, sete empates e seis derrotas em 16 jogos. 
 
*Estagiária sob supervisão de Maria Eduarda Cardim (Especial para o Correio)