Grêmio
None

GRÊMIO

Rebaixado, apagados e campeões: jogadores com histórias distintas em Minas Gerais estarão com o Grêmio na final do Mundial

Seis profissionais com passagem por Cruzeiro e/ou Atlético estão no elenco gremista

postado em 12/12/2017 19:25 / atualizado em 12/12/2017 20:43

Nesta terça-feira, o Grêmio garantiu vaga na final do Mundial de Clubes ao bater o Pachuca, do México, por 1 a 0, na prorrogação. No elenco tricolor que buscará o título no próximo sábado, contra Real Madrid ou Al Jazira, dos Emirados Árabes - que jogarão nesta quarta-feira -, estão seis profissionais com passagem por Cruzeiro e/ou Atlético: Bruno Rodrigo, Edilson, Marcelo Oliveira, Fernandinho, Jael e Renato Gaúcho.

Entre esses profissionais, apenas o zagueiro Bruno Rodrigo e o técnico Renato Gaúcho tiveram sucesso em Minas Gerais. Os demais acumularam passagens apagadas por Belo Horizonte, com destaque para o atacante Jael e o lateral-direito Edilson, por exemplo. O primeiro sequer entrou em campo pelo Cruzeiro; o segundo, por sua vez, atuou pouco com a camisa do Galo e participou da campanha que terminou com o rebaixamento do clube à Série B do Brasileiro.

Bruno Rodrigo

Ramon Lisboa/EM/ D.A.Press

O zagueiro Bruno Rodrigo defendeu o Cruzeiro entre janeiro de 2013 e dezembro de 2016. Ele disputou 166 jogos e marcou 17 gols com a camisa celeste. A marca o colocou como o terceiro da posição que mais vezes balançou as redes na história do clube ao lado de Darci Menezes. Apenas Geraldão e Cris, com 30 e 25 gols, respectivamente, marcaram mais vezes. Na Toca II, o defensor conquistou os títulos de 2013 e 2014 do Campeonato Brasileiro e o Mineiro de 2014.

Bruno Rodrigo foi contratado pelo Grêmio em março deste ano. No Tricolor, ele não conseguiu repetir as boas atuações que teve no Cruzeiro e não se firmou como titular. Atualmente, ele é a quinta opção do técnico Renato Gaúcho para a zaga. Geromel e Kannemann são os titulares, enquanto Bressan e Rafael Thyere aparecem como as principais alternativas do comandante no banco de reservas.

Edilson

Paulo Filgueiras/EM/D.A.Press

Titular absoluto no time do Grêmio que conquistou a Copa do Brasil de 2016 e a Libertadores de 2017, o lateral-direito Edilson jogou pelo Atlético em 2005, quando o time foi rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro. No entanto, em Belo Horizonte ele não repetiu as boas atuações que vem tendo com a camisa do clube gaúcho. O jogador defendeu o Galo em cinco jogos e marcou um gol.

Edilson foi titular na vitória do Grêmio por 1 a 0 sobre o Pachuca, do México, nesta terça-feira. Ele foi substituído por Léo Moura no início do primeiro tempo da prorrogação.

Marcelo Oliveira

Alexandre Guzanshe/EM/D.A.Press

Marcelo Oliveira defendeu o Cruzeiro na temporada de 2012, sob o comando dos técnicos Vagner Mancini e Celso Roth. Naquela oportunidade, entrou em campo 42 vezes, sendo 36 como titular. Após viver altos e baixos, o jogador foi emprestado ao Palmeiras em 2013, onde ficou também em 2014, antes de ser negociado com o Grêmio.

O polivalente jogador de 30 anos defende o clube gaúcho desde 2015. Lateral-esquerdo de ofício, o jogador já atuou com a camisa do clube gaúcho como zagueiro e como volante. Marcelo iniciou a temporada de 2017 entre os titulares do técnico Renato Gaúcho, mas, após ficar afastado em função de lesão, perdeu a posição para Cortez, que iniciou a partida desta terça-feira entre os 11 iniciais.

Fernandinho

Alexandre Guzanshe/EM/D.A.PRESS

Disputar o Mundial de Clubes não é novidade para o atacante Fernandinho. Em 2013, ele defendeu o Atlético em duas partidas na competição. Na ocasião, o time alvinegro foi eliminado pelo Raja Casablanca, do Marrocos, nas semifinais, e venceu o Guangzhou Evergrande, da China, na disputa pelo terceiro lugar. Fernandinho esteve em campo durante os 90 minutos dos dois duelos.

O atacante deixou o Galo em maio de 2014 e, dois meses depois, foi contratado pelo Grêmio. Em 2016, ele foi emprestado para o Flamengo, mas, nesta temporada, Renato Gaúcho pediu o retorno do atleta a Porto Alegre. Com a camisa do clube gaúcho, ele conquistou a Libertadores, tendo feito o primeiro gol da vitória por 2 a 1 sobre o Lanús-ARG, no jogo de volta da final.

Jael


Entre os jogadores que estão inscritos para defender o Grêmio na final do Campeonato Mundial de Clubes, o atacante Jael - conhecido como "o cruel" - é o único que vestiu as camisas de Atlético e Cruzeiro. Em Minas Gerais, no entanto, o jogador não fez jus ao seu apelido.

Jael chegou ao Atlético contratado ao Cricíuma em 2008, aos 19 anos. Ele disputou 15 partidas com a camisa alvinegra e marcou dois gols. No ano seguinte, chegou à Toca da Raposa II, onde não foi aproveitado pelo então técnico Adilson Batista. Ele saiu do clube sem ter atuado em partidas oficiais.

O atacante de 29 anos chegou ao Grêmio em janeiro deste ano para ser reserva de Barrios. Jael disputou 18 partidas nesta temporada e não balançou as redes. Apesar de ter sido pouco utilizado, ele participou da partida de ida da final da Libertadores, contra o Lanús-ARG, e esteve em campo nesta terça-feira, diante do Pachuca, quando entrou em campo aos 10 minutos do segundo tempo, na vaga de Barrios.

Renato Gaúcho


O técnico Renato Gaúcho defendeu Atlético e Cruzeiro enquanto era jogador. Em 1992, o atacante entrou em campo com a camisa celeste em 18 partidas e marcou 18 gols. Na ocasião, conquistou o Campeonato Mineiro e a Supercopa. No Galo, Renato não teve o mesmo desempenho. Em 36 partidas, marcou dez gols e fez parte do desempenho do frustrante time conhecido como "Selegalo", que contava com atletas de renome, como Luís Carlos Winck, Éder Aleixo, Adílson Batista.

Renato está em sua segunda passagem pelo Grêmio como treinador. Na primeira, em 2013, comandou o Tricolor em 39 partidas, com 17 vitórias. Ele retornou a Porto Alegre em 2016 e, desde então, conquistou a Copa do Brasil daquele ano e a Libertadores de 2017.

Tags: atleticomg cruzeiroec interiormg futnacional futinternacional