Superesportes

COPA LIBERTADORES

Embalado pela Recopa, Grêmio inicia defesa do título da Libertadores no Uruguai

Em busca de tetra inédito entre brasileiros, Tricolor pega Defensor nesta terça

Agência Estado
Jogadores do Grêmio descontraídos no último treino antes da partida contra - Foto: Lucas Uebel/Grêmio

O Grêmio inicia a caminhada pela defesa do título da Copa Libertadores nesta terça-feira. Em busca de ser o primeiro brasileiro a conquistar o tetracampeonato da competição, o time gaúcho estreará no Grupo 1 diante do Defensor, às 19h15 (de Brasília), no estádio Luis Franzini, em Montevidéu, no Uruguai.

Será o retorno da equipe à Libertadores após o título conquistado em novembro do ano passado, com a histórica vitória sobre o Lanús na final. Um dos heróis daquela conquista, o goleiro Marcelo Grohe falou sobre a ambição de levar o Grêmio ao inédito tetracampeonato do torneio entre os brasileiros.

"A gente sabe o quanto é difícil ganhar uma Libertadores e conseguimos este feito. Agora temos a oportunidade de transformar o Grêmio no primeiro brasileiro a ganhar quatro vezes a Libertadores. É uma longa estrada, assim como no ano passado. Mas acho que nossa equipe está preparada, ciente de todos os desafios", declarou.

Depois de um início complicado de temporada, o Grêmio chega para a partida embalado. Afinal, faturou outro título continental na semana passada, quando derrotou o Independiente nos pênaltis, na Arena Grêmio, em Porto Alegre, e conquistou a Recopa Sul-Americana. Marcelo Grohe, mais uma vez, foi o herói.

Se Marcelo Grohe chega para esta edição da Libertadores ainda como um dos destaques do Grêmio, o time titular terá algumas alterações em relação àquele que foi campeão no ano passado.
O lateral-direito Edílson, o atacante Fernandinho e o atacante paraguaio Lucas Barrios deixaram o clube. Entraram Madson, Everton e Cícero, respectivamente. Arthur, lesionado, será substituído por Maicon.

Cícero, aliás, tem sido titular no comando de ataque gremista, improvisado, mas pode ser sacado para a entrada de Jael. O atacante está mais acostumado a atuar na posição e finalmente desencantou com a camisa do clube no último sábado na vitória por 3 a 0 sobre o Novo Hamburgo, pelo Campeonato Gaúcho.

Independente da escalação, o Grêmio sabe o clima que vai encontrar em Montevidéu. O Defensor tem pouca torcida na cidade e aposta em seu estilo aguerrido e no acanhado estádio para incomodar os adversários. O Luiz Franzini tem capacidade para apenas 18 mil torcedores e é localizado em uma praça na capital uruguaia.

O Defensor volta à Libertadores após quatro anos de ausência. No Torneio Apertura uruguaio, ocupa a quinta colocação após quatro jogos, com sete pontos, e vem de empate por 1 a 1 com o Rampla Juniors.

DEFENSOR SPORTING X GRÊMIO


DEFENSOR: Reyes; Maluella, Nicolás Correa e Goñi; Matiás Suárez, Cardacio, Benavidez, Cabrera e Cougo; Castro e Germán Rivero. Técnico: Eduardo Acevedo

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Madson, Geromel, Kannemann e Cortez; Jailson, Maicon, Ramiro, Cícero e Everton; Luan
Técnico: Renato Gaúcho

Local: Estádio Luís Franzini, em Montevidéu (URU)
Data: 27 de fevereiro de 2018, terça-feira
Horário: 19h45 (horário de Brasília)
Árbitro: Fernando Rapallini (ARG)
Assistentes: Hernan Maidana (ARG) e Juan P. Belatti (ARG).