Superesportes

GRÊMIO

Renato afasta Luan, mas diz que atacante vai recuperar seu 'futebol maravilhoso'

Em má fase, jogador ficará fora do time por tempo indeterminado

Estadão Conteúdo
Luan vive má fase e será preservado para recuperar parte física - Foto: Lucas Uebel/Grêmio
O técnico Renato Gaúcho, do Grêmio, anunciou nesta sexta-feira, em entrevista coletiva, o afastamento do atacante Luan. O treinador confirmou que o jogador precisará ficar fora das partidas da equipe por tempo indeterminado até readquirir a condição física, que ainda não é a ideal depois de o atleta ficar em recuperação de uma lesão na sola do pé nos últimos meses de 2018.

"Eu e minha comissão técnica temos uma parcela de culpa. Ele ficou muito tempo parado ano passado e deveria ter feito uma preparação melhor, mas ele é fominha e pediu para jogar. Ele ainda não estava preparado", disse o comandante, que também justificou os motivos para não estabelecer um prazo para o retorno do atacante.

"Nós queremos e o Luan vai voltar a jogar o mesmo futebol maravilhoso que o colocou como o melhor jogador da América, que o levou à seleção brasileira e nos ajudou demais para todas as conquistas nos últimos dois anos", afirmou. Segundo Renato, o jogador vai ser submetido a trabalhos especiais para retomar a melhor forma física.

Sobre a derrota para a Universidad Católica, por 1 a 0, quinta-feira, no Chile, que deixou o time em situação muito difícil na Copa Libertadores, o técnico disse que a tranquilidade permanece no clube. "Não vamos fazer uma tempestade em um copo de água.
O momento é de muita calma. Até ontem o Grêmio era o melhor time, tinha a melhor defesa, o melhor ataque e da noite para o dia nada serve mais? Não é assim", desabafou.

Renato aposta em bons resultados tanto no domingo, frente ao São Luiz, pelo jogo de volta da semifinal do Campeonato Gaúcho, como na quarta-feira, pela Libertadores, frente ao Rosario Central, da Argentina, em Porto Alegre. "A torcida sabe que pode confiar no seu treinador e no seu time. Esse grupo tem crédito pelo que foi feito nos últimos dois anos e meio. Tiramos o time de um jejum de 15 anos e conquistamos títulos importantes", afirmou.

E o comandante prometeu que o time gremista vai reencontrar o caminho das vitórias e aposta que o Grêmio poderá engrenar rumo aos títulos do Gaúcho e da Libertadores. "Peço para que o torcedor venha nos ajudar nas duas partidas. Nós precisamos desse apoio. E pode ter certeza de que o Grêmio vai voltar a ser aquela equipe que encantou o Brasil. O Grêmio está vivo nas duas competições e só dependemos de nós para seguir. Vamos degrau por degrau. Domingo o Estadual e, a partir de segunda-feira, iremos pensar na Libertadores."

Reunião

Renato também disse que teve uma reunião com o presidente do clube, Romildo Bolzan Júnior, que exibiu preocupação com a fase instável da equipe dentro de campo. "Temos um presente muito ativo e ele quis saber se precisávamos de alguma coisa e eu disse para ele ficar tranquilo. Sabemos que estamos devendo na Libertadores.
Não está tudo errado e nem 100% certo."

Para Renato, o torcedor gremista ficou "mal acostumado" com a sequência de conquistas do time. "O torcedor do Grêmio tem de entender que a equipe não é imbatível, vai tropeçar como todos os times tropeçam. Tivemos muitas mudanças na equipe do ano passado para agora. O entrosamento não vem do dia para a noite, mas podem ter certeza de que o Grêmio vai seguir disputando todos os títulos", prometeu.

Com o empate sem gols no primeiro jogo, o Grêmio precisa de uma vitória simples para eliminar o São Luiz e chegar à final do Gauchão de forma invicta. Na Libertadores, a equipe ocupa a terceira posição do Grupo H e soma apenas um ponto após três rodadas, assim como o Rosario Central, lanterna da chave. O Libertad, do Paraguai, lidera com nove pontos e a Universidad Católica está na segunda colocação, com seis..