Superesportes

GRÊMIO

Denunciado, Grêmio será julgado na sexta pelo STJD por injúria racial contra Yony

Colombiano do Fluminense foi alvo de torcedores na Arena

Estadão Conteúdo
Colombiano Yony González, do Flu, foi alvo de ofensas na vitória por 5 a 4 - Foto: Lucas Merçon/Fluminense
O Grêmio foi denunciado pela Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pela injúria racial de um torcedor do clube contra Yony González na derrota por 5 a 4 para o Fluminense, em 5 de maio, em Porto Alegre, pelo Campeonato Brasileiro. O julgamento do time gaúcho foi marcado para a sexta-feira, sendo que o caso vai ser avaliado pela Quinta Comissão do STJD.

O Grêmio foi denunciado por infração ao artigo 243-G, parágrafo 2º do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que versa sobre "praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência".

De acordo com o artigo, o Grêmio corre o risco de receber multa de até R$ 100 mil e o torcedor identificados proibido de ingressar nos estádios por até 360 dias. "Esta injúria racial praticada não pode ser aceita em qualquer esfera, devendo ser repudiada e severamente apenada na Justiça Desportiva", afirmou a procuradoria.

O incidente não foi relatado na súmula, mas a procuradoria optou pela realização a denúncia através da prova de vídeo, que foi divulgado pelo Fluminense em seu canal no YouTube, com um torcedor gremista xingando Yony González de "macaco" logo após o atacante marcar o quinto gol da equipe carioca na partida.

"Somente uma punição severa ao clube alcançará o caráter pedagógico da pena, no sentido de quem praticou o ato covarde e discriminatório saiba que o clube para o qual torcem será responsabilizado, transmitindo uma educação que não tiveram em casa ou na escola", afirmou a procuradoria..