Superesportes

SÉRIE A

Em Caxias, Grêmio busca vitória sobre Fortaleza para deixar zona de rebaixamento

Equipes se enfrentam neste sábado, às 19 horas, no estádio Centenário

Estadão Conteúdo
Diego Tardelli disputa vaga no ataque do Grêmio - Foto: LUCAS UEBEL/GREMIO
Em Caxias do Sul, onde enfrenta o Fortaleza neste sábado, às 19 horas, no estádio Centenário, o Grêmio busca apenas a segunda vitória no Campeonato Brasileiro para se reabilitar da última derrota para o Bahia no torneio e deixar a zona de rebaixamento. O duelo é válido pela oitava rodada.

O confronto será em Caxias do Sul porque a Arena do Grêmio está cedida para os jogos da Copa América, que começa na próxima sexta-feira. Venezuela x Peru, no dia 15, será o primeiro duelo no estádio gremista. O clube gaúcho geralmente atua no Alfredo Jaconi, casa do Juventude, quando não tem sua arena à disposição mas neste caso escolheu o Centenário por conta da qualidade do gramado.

Com um início muito abaixo do que esperavam os torcedores, o time gaúcho ocupa a zona de rebaixamento e tem apenas cinco pontos somados até aqui, fruto de um triunfo sobre o Atlético e dois empates com Avaí e Corinthians. A instabilidade impediu que a equipe, postulante ao título antes de o torneio começar, brigasse, pelo menos neste começo, pelos primeiros lugares. 

O técnico Renato Gaúcho tem dito frequentemente nas entrevistas que tem plena confiança de que seus comandados irão decolar no Brasileirão e subir para os primeiros lugares. No entanto, por enquanto, a equipe tricolor, além de não estar conseguindo deslanchar, também não tem apresentado um bom futebol.

O treinador terá problemas para escalar a equipe e será obrigado a improvisar. Sem Cortez, machucado, e Juninho Capixaba, suspenso pelo acúmulo de cartões, não há laterais-esquerdos de origem disponíveis para o jogo. Renato Gaúcho deve improvisar o lateral-direito Leonardo Gomes para o setor, o que fará o veterano Léo Moura assumir o posto na direita.
O jovem volante Darlan também é uma opção de improvisação.

No meio, Michel, com dores no joelho, também é desfalque. Sem Matheus Henrique, que está com a Seleção Brasileira Olímpica (sub-23) na França para a disputa do Torneio Maurice Revello, o antigo Torneio de Toulon, o companheiro de Maicon deve ser Thaciano. Darlan também pode ser utilizado no meio.

Luan participou de alguns treinos durante a semana, mas o atacante ainda não está apto para voltar e continua fora. Pepê e Diego Tardelli disputam uma vaga no lado do ataque. É provável que o primeiro seja o titular. No comando de ataque, em melhor fase do que o concorrente André, Felipe Vizeu seguirá entre os titulares.


Cansado, Fortaleza encerra 'excursão' fora de casa 

O jogo contra o Grêmio é o "ponto final" do Fortaleza em meio a sua excursão pelo Brasil. Foram três jogos consecutivos fora de casa, com vitória contra o Botafogo-PB, derrotas para Flamengo e Athletico-PR, um título da Copa do Nordeste para a sua sala de troféus, mais a eliminação nas oitavas de final da Copa do Brasil. Para o jogo em Porto Alegre, o técnico Rogério Ceni exalta o cansaço do elenco em meio a maratona de jogos.

"Time desgastado, viaja para pegar um time descansado que precisa de pontos e não jogou na semana. Vamos encontrar dificuldade. Vamos nos entregar, mas logicamente é um time cansado. Vamos fazer nosso melhor como fizemos", afirma o treinador

Com o apoio incontestável da torcida, Rogério Ceni tem apenas uma missão até o final do ano: evitar o rebaixamento do Fortaleza. Até aqui são duas vitórias, um empate e quatro derrotas, com sete pontos.

É provável que o Fortaleza tenha pelo menos quatro mudanças entre os titulares em comparação com o time que perdeu para o Athletico-PR por 1 a 0 na última quarta-feira. Rogério Ceni conta com o jogador do atacante Kieza, que não poderia atuar pela Copa do Brasil e entra no lugar de Marlon. Osvaldo, Romarinho e Marcinho provavelmente vão ser mantidos.
O treinador ainda não pode contar com Edinho, que nem viajou.

No meio-campo, Felipe e Araruna devem ganhar um descanso, cedendo suas vagas pra Paulo Roberto e Juninho, respectivamente. A grande dúvida na cabeça do torcedor é sobre o goleiro titular no Campeonato Brasileiro. Rogério Ceni vinha fazendo um revezamento entre Felipe Alves e Marcelo Boeck nas competições, mas agora com o apenas um campeonato até o final do ano um dos dois vai ter que assumir a posição.
.