Superesportes

SÉRIE A

Com Maicon, Grêmio recebe São Paulo para confirmar vaga direta na Libertadores

Dois tricolores ainda buscam uma vaga direta na competição de 2020

Estadão Conteúdo
Poupado do último jogo do Grêmio, Maicon está de volta à equipe gaúcha - Foto: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
Com o retorno de Maicon, poupado do último jogo, o Grêmio recebe o São Paulo neste domingo, às 19 horas, em Porto Alegre, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, para confirmar a vaga na fase de grupos da Copa Libertadores.

O time gaúcho tem 59 pontos e precisa de uma vitória neste domingo para cravar seu lugar na fase de grupos do torneio continental do qual é tricampeão e o qual disputou nos últimos quatro anos. O Grêmio tem 19 participações na Libertadores e é, ao lado do Palmeiras, o clube brasileiro que mais jogou a competição.

Maicon deve ser titular do Grêmio neste domingo. Ele volta a ficar à disposição, assim como o veterano Léo Moura, que também deve estar entre os 11 que iniciam a partida. A dupla desfalcou a equipe na derrota por 2 a 0 para o Athletico-PR.

Maicon está apto a jogar a reta final da temporada. No entanto, revelou que vem atuando com dores há algum tempo e disse que é provável que seja submetido a uma artroscopia no joelho esquerdo em janeiro, o que deve tirá-lo da pré-temporada do Grêmio.

Renato Gaúcho tem como baixas certas o volante Matheus Henrique e o atacante Diego Tardelli. O primeiro cumpre suspensão pelo terceiro cartão amarelo e o segundo por ter sido expulso contra o Athletico-PR.
Em processo final de recuperação física, Jean Pyerre e Thaciano apenas correram ao redor do gramado no último treinamento e seguem fora de combate.

Na frente, sem Tardelli e com a instabilidade de André, a tendência é de que Renato opte por escalar Felipe Vizeu, que se recuperou de lesão há pouco tempo. Uma outra alternativa é usar o jovem Pepê, tido como o talismã da equipe, o que deixaria o time sem centroavante, mas mais rápido e móvel.

Com dois pontos a menos que o rival deste domingo, o São Paulo tem mais concorrentes para atingir a meta: Corinthians, Internacional e até o Goiás. Para o confronto, o técnico Fernando Diniz tem o desfalque de Tchê Tchê, suspenso. Luan e Liziero brigam por uma vaga no meio de campo do São Paulo. O restante do time deve ser o mesmo que iniciou o duelo com o Vasco, na quinta, quando a equipe venceu por 1 a 0 no Morumbi.

Diniz evitou falar sobre o planejamento da próxima temporada antes de saber se o São Paulo se classificará ou não já na fase de grupos da Libertadores. "O mais importante neste momento é terminar o ano bem, focar nesses três jogos que faltam para terminar o campeonato da maneira que a gente deseja", afirmou o treinador..