Superesportes

GRÊMIO

Grêmio busca série inédita de triunfos com Renato por vantagem sobre o Cuiabá

Time gaúcho passou por meses de irregularidade na temporada até firmar bons resultados nas últimas semanas

Estadão Conteúdo
Elenco gremista trabalha para enfrentar Cuiabá, nas quartas de final da Copa do Brasil - Foto: Lucas Uebel/Grêmio

No comando do Grêmio desde setembro de 2016, Renato Gaúcho conquistou, desde então, feitos marcantes, como as conquistas da Copa do Brasil e da Libertadores. Nesta quarta-feira, porém, buscará uma série que ainda não conseguiu emplacar nesse período Se superar o Cuiabá, na Arena Pantanal, o time alcançará uma sequência de seis triunfos, algo inédito com o ídolo no banco de reservas.



O duelo está marcado para as 19 horas, sendo o confronto de ida das quartas de final da Copa do Brasil. E pode ampliar o ótimo momento do Grêmio, que embalou na temporada, se garantindo nas oitavas da Libertadores como líder da sua chave e se aproximando do G6 do Campeonato Brasileiro. Além disso, o desempenho no fim de semana, diante do Fluminense, empolgou, após uma sequência de atuações marcadas mais pelo pragmatismo do que pelo bom futebol.

O Grêmio também não pode reclamar da sorte na Copa do Brasil. O time, afinal, foi o único a encarar apenas equipes da Série B desde a entrada dos participantes da Libertadores na competição. Antes, havia encarado o Juventude, eliminado com dois triunfos por 1 a 0.

O desempenho diante da equipe de Caxias do Sul, porém, não foi bom. O Grêmio esteve próximo de ceder o empate em Porto Alegre e só conseguiu se impor no Alfredo Jaconi após abrir o placar, correndo muitos riscos antes disso. Por isso, a missão nesta quarta, além de ganhar pela sexta vez seguida, deverá ser apresentar um futebol melhor diante do Cuiabá.



No entanto, precisará superar alguns desfalques. O colombiano Orujuela, o chileno Cesar Pinares e o argentino Kannemann foram convocados para compromissos de suas seleções nacionais pelas Eliminatórias Sul-Americanas. Alisson e Maicon continuam lesionados, enquanto Robinho e Luiz Fernando já atuaram por outros times pela Copa do Brasil.

A principal dúvida de Renato está na lateral esquerda, posição em que tem revezado Diogo Barbosa, titular no Maracanã, e Cortez como titular. E Jean Pyerre, escalado diante do Fluminense, mas ainda longe do condicionamento ideal, deve ficar no banco, com Isaque ocupando a sua posição.

Após eliminar o Botafogo, com vitória no Rio e empate na Arena Pantanal, o Cuiabá terá de demonstrar novamente força para superar os desfalques, pois não pode utilizar sete jogadores do seu elenco, que já atuaram na Copa do Brasil por outros times. A equipe perdeu por 3 a 0 para o Brasil de Pelotas no sábado e está em terceiro lugar na Série B.