Superesportes

COPA LIBERTADORES

Embalado, Grêmio confia em bom momento para abrir vantagem diante do Guaraní

Tricolor inicia disputa nas oitavas nesta quinta, às 21h30, em Assunção

Estadão Conteúdo
Grêmio desafia Guaraní nesta quinta, no Defensores del Chaco - Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Em busca do tetracampeonato da Copa Libertadores e motivado pelo bom momento na temporada, o Grêmio visita o Guarani nesta quinta-feira, às 21h30, no jogo de ida das oitavas de final da competição continental. O primeiro duelo entre as equipes será disputado no Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai.



O Grêmio carimbou a vaga ao mata-mata ao terminar como líder do Grupo E, com 11 pontos, três a mais do que o arquirrival Internacional. Já o Guaraní foi o vice-líder do Grupo B, com 13 pontos, a segunda melhor campanha entre os segundos. Ficou atrás do Palmeiras, que conquistou a melhor campanha da fase de grupos pelo terceiro ano seguido. A partida de volta será na quinta da semana que vem, dia 3 de dezembro, no mesmo horário, em Porto Alegre. Quem passar vai encarar o vencedor de LDU x Santos nas quartas de final.

O confronto tem história na Libertadores e retrospecto favorável ao time gaúcho, inclusive no mata-mata. As equipes se encararam em duas edições do torneio até hoje: 2017 e 1997. Na última vez, o Grêmio goleou por 4 a 1, empatou em 1 a 1 no Paraguai pela fase de Grupos e caminhou para o título. Já há 23 anos, o confronto foi pelas oitavas de final e mais uma vez os brasileiros levaram a melhor. Ambos venceram em casa por 2 a 1 e os gaúchos avançaram nos pênaltis, em casa.

No duelo desta quinta, os comandados de Renato Gaúcho se apoiam na sequência positiva na temporada. Depois de patinar na retomada das competições, o time tricolor engrenou com a chegada de reforços e a recuperação de jogadores importantes e está invicto há 12 partidas. Nesse período, chegou a conquistar oito vitórias seguidas.



O Guaraní, por sua vez, passa por uma fase ruim e é apenas o nono colocado do campeonato local. O contraste entre as duas equipes não faz o goleiro Vanderlei apontar o Grêmio como favorito. O jogador lembrou da tradição gremista no torneio, enalteceu o futebol apresentado pelo time, mas também ressaltou que o rival paraguaio tem qualidade ao citar o duelo contra o Palmeiras e o feito de ter eliminado o Corinthians na fase prévia da competição sul-americana.

"A gente vê pela história do Grêmio nos últimos anos, que a gente vem chegando forte na Libertadores, mas dentro de campo é totalmente diferente. O Guaraní não tem pontuação tão boa no Paraguaio, mas começou agora também. É uma equipe muito forte, passou por todas as fases preliminares e pegou uma chave difícil Vi o jogo com o Palmeiras, empataram em 0 a 0 e impuseram dificuldades. Não foi um jogo fácil. Adversário cascudo. Eles fizeram até mais pontos que nós na primeira fase, eliminaram o Corinthians e têm um bom plantel", destacou.

De contrato renovado até o fim de fevereiro, quando termina a atual temporada, Renato Gaúcho deve fazer poucas mudanças na equipe, visto que tem à disposição quase todo o elenco. Ele deve escalar David Braz na vaga de Kannemann, suspenso pela expulsão no último confronto diante do América de Cali, da Colômbia. Rodrigues também é uma opção para a retaguarda.



Nas laterais, setor em que costuma haver um revezamento, Victor Ferraz e Cortez devem ser os titulares. O meio-campista Matheus Henrique levou pontos na canela por conta de um lance no último jogo contra o Corinthians, mas deve estar apto para a partida, ao contrário de Maicon, Alisson, Paulo Miranda, Thaciano e Robinho, que não viajaram e permanecem no departamento médico.

O Guarani terá alguns desfalques importantes por lesões, entre eles o lateral Guillermo Benítez, que se recupera de um problema muscular. O atacante Raúl "Tanque" Bobadilla, voltou a treinar com o grupo há alguns dias, mas ainda é dúvida.