None

CRUZEIRO

Concorrentes tropeçam, e Cruzeiro pode subir para 14º na 33ª rodada do Brasileiro

Time celeste precisa vencer o Avaí, nesta segunda-feira, no Mineirão

postado em 17/11/2019 20:02 / atualizado em 17/11/2019 20:32

(Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro)
A sorte sorri para o Cruzeiro na 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. Neste domingo, os principais concorrentes na luta contra o rebaixamento tropeçaram em suas partidas. O Botafogo visitou o Athletico-PR, na Arena da Baixada, em Curitiba, e perdeu por 1 a 0. Já o Ceará foi derrotado pela Chapecoense, na Arena Condá, em Chapecó, também por 1 a 0. No sábado, o Fluminense já havia empatado com o Atlético, por 1 a 1, no Maracanã.

Em função dos resultados dos rivais, o time celeste, que ocupa o 17º lugar, com 35 pontos, chegará a 14º, com 38, se vencer o Avaí nesta segunda-feira, às 20h, no Mineirão. O Botafogo, atual 14º, estacionou nos 36, mesmo número do Ceará, 15º. Os cariocas levam vantagem no número de vitórias: 11 a 10. O Fluminense, 16º, com 35, só aparece à frente dos mineiros neste momento porque ganhou mais jogos: 9 a 7.

A última vez em que o Cruzeiro esteve em 14º foi na oitava rodada, em 8 de junho, quando empatou por 0 a 0 com o Corinthians, no Mineirão. Depois, alternou entre o 16º e o 18º lugar, apesar da invencibilidade de dez partidas (três vitórias e sete empates).

Adversário da Raposa, o Avaí é virtual rebaixado à Série B, pois soma apenas 17 pontos, com três vitórias, oito empates e 21 derrotas (aproveitamento de 17,7%). Mesmo se vencesse os seis últimos duelos, teria de contar com uma combinação praticamente impossível para não cair. O máximo que fará é ‘adiar’ a queda à segunda divisão.

Além de ser o lanterna, o Avaí é o time que menos fez gols (16) e o mais vazado (51). Portanto, o Cruzeiro tentará explorar essas condições para ganhar no Mineirão e abrir três pontos do Z4. A provável formação terá Fábio; Orejuela, Cacá, Fabrício Bruno e Dodô; Henrique, Éderson, Robinho e Thiago Neves; David (Pedro Rocha) e Fred (Sassá).

Depois do Avaí, o time azul terá compromissos diante de Santos (fora), CSA (casa), Vasco (fora), Grêmio (fora) e Palmeiras (casa). O técnico Abel Braga espera no mínimo três vitórias nas seis rodadas finais para cumprir a missão de manter o clube na elite nacional. Se conseguir pontuação maior, poderá sonhar até mesmo com uma vaga na Copa Sul-Americana de 2020.

Tags: Cruzeiro interiormg futnacional Abel Braga seriea Raposa