None

CAMPEONATO BRASILEIRO

Cruzeiro enfrenta lanterna Avaí e busca vitória para dar salto na tabela do Brasileiro

Se vencer, Raposa sairá da zona de rebaixamento e subirá para 14º lugar

postado em 18/11/2019 06:00 / atualizado em 18/11/2019 19:13

(Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro)
Beneficiado pelo empate do Fluminense com o Atlético, por 1 a 1, e as respectivas derrotas de Ceará e Botafogo para Chapecoense e Athletico-PR, ambas por 1 a 0, o Cruzeiro depende de vitória sobre o lanterna Avaí para alcançar 38 pontos e saltar do 17º ao 14º lugar na classificação do Campeonato Brasileiro. O duelo da 33ª rodada está marcado para esta segunda-feira, às 20h, no Mineirão.

O aproveitamento de 45,83% como mandante, o quarto mais baixo entre 20 clubes, é uma das razões para a má campanha celeste no Brasileiro. Dos 16 jogos em Belo Horizonte, o time ganhou cinco, empatou sete e perdeu quatro. Foram 13 gols marcados e 14 sofridos. O índice de 2019 é o pior desde 2003, quando a Série A passou a ser disputada por pontos corridos.

Entretanto, ainda há tempo para mudar esse quadro. Caso vença o Avaí, o Cruzeiro aumenta a soma de pontos em BH para 49,01%. Se superar CSA, na 35ª rodada, e Palmeiras, na 38ª, alcançará 54,38% (clique aqui e veja todos os números). Longe de ser o ideal na briga por título, porém suficiente para assegurar a permanência na primeira divisão nacional.

Alguns fatores dão aos torcedores esperança em ver a equipe se afastar do Z4. Invicto há dez rodadas (três vitórias e sete empates), o Cruzeiro tomou apenas seis gols em 11 jogos sob o comando de Abel Braga, o que mostra evolução do sistema defensivo. O desafio agora é melhorar os números no ataque, já que marcou somente 26 em 32 rodadas.

A provável dupla de ataque para esta segunda-feira lida com constantes cobranças dos cruzeirenses por causa dos poucos gols. David não marca há 39 jogos (oito meses), enquanto Fred balançou a rede apenas cinco vezes no Brasileiro (três cobrando pênalti). Tanto que os titulares já começam a ser ‘pressionados’ pelas sombras de Pedro Rocha e Sassá.

Prevendo um possível nervosismo das arquibancadas para o time fazer gol o mais rápido possível, o meia Thiago Neves recomendou tranquilidade aos jogadores celestes. “O torcedor vai querer ver o nosso time o tempo inteiro em cima do Avaí, mas temos que ser inteligentes na segunda, para conseguir os três pontos, Isso é o mais importante. Todos sabem que a gente precisa ganhar. Mas não estamos fazendo as jogadas mais fáceis, inventamos e queremos chutar de qualquer jeito. O jogo é importantíssimo e o momento é de estar com a cabeça tranquila”.

Se o Cruzeiro pode ultrapassar Fluminense, Ceará e Botafogo, o Avaí é virtual rebaixado à Série B, pois contabiliza apenas 17 pontos, com três vitórias, oito empates e 21 derrotas (17,7% de aproveitamento). Nesse estágio do campeonato, o máximo a ser feito pelo clube catarinense é ‘adiar’ a queda matemática à segunda divisão, algo que deixa Thiago Neves em alerta. “O pensamento do Avaí não vai mudar muito. Eles vão querer vir aqui fazer boa partida. Por isso, temos de pensar no nosso lado, e não em como o adversário virá”.

Apesar das palavras de Thiago Neves, o discurso interno no Avaí é de conformismo com o rebaixamento, tal como afirmou o novo gerente de futebol Marquinhos Santos, ex-camisa 10 do clube. “Eu não viria falar e iludir o torcedor. Eu já tinha falado que houve erros no início e no meio do ano. E agora estamos fazendo o planejamento de 2020. Nem posso dizer que temos esperança. Não temos chance alguma de ficar na Série A”.

CRUZEIRO X AVAÍ


CRUZEIRO
Fábio; Orejuela, Cacá, Fabrício Bruno e Dodô; Henrique e Éderson; Marquinhos Gabriel, Thiago Neves e David; Sassá.
Técnico: Abel Braga

AVAÍ
Vladimir; Lourenço, Eduardo Kunde, Marquinhos e Igor Fernandes; Luanderson, Pedro Castro, Richard Franco e Luan Pereira; Caio Paulista e Vinícius Araújo
Técnico: Evando Camillato

Motivo: 33ª rodada do Campeonato Brasileiro

Estádio: Mineirão

Data: segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Horário: 20h

Árbitro: Diego Pombo Lopez (BA)

Assistentes: Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) e Elicarlos Franco de Oliveira (BA)

VAR: Elmo Alves Resende Cunha (GO)

Tags: Campeonato Brasileiro Cruzeiro classificação interiormg futnacional Mineirão seriea avaisc