None

CAMPEONATO bRASILEIRO

América empata com Ceará no Castelão e segue vivo na luta pela Libertadores

Com o resultado, o Coelho permanece na oitava colocação na tabela de classificação, com 50 pontos

postado em 05/12/2021 21:00 / atualizado em 06/12/2021 10:41

(Foto: Divulgação/América)

Pouco inspirado ofensivamente, o América empatou por 0 a 0 com o Ceará neste domingo (5), na Arena Castelão, em Fortaleza-CE, pela 37ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Apesar do resultado frustrante para as pretensões da equipe, o sonho de disputar a Copa Libertadores da próxima temporada ainda segue vivo.
Com o empate, o América permaneceu na oitava colocação na tabela de classificação, com 50 pontos. Já o Ceará está uma posição abaixo, com a mesma pontuação. Sendo assim, a classificação à principal competição de clubes da América do Sul será resolvida na última rodada. 

O próximo compromisso do América na Série A será decisivo para definir o planejamento de 2022. Nesta quinta-feira (9), às 21h30, o time mineiro recebe o São Paulo no estádio Independência, em Belo Horizonte, pela última rodada do campeonato nacional. 

O Coelho precisa de um bom resultado para terminar no G8. Os principais concorrentes do clube mineiro são Fluminense, Ceará e Internacional.
 
 
 
 
 

Primeira etapa truncada


O primeiro tempo na Arena Castelão foi de muita marcação, faltas táticas e erros de passe. Com rápidas recuperações no setor de meio campo, as equipes deixaram poucas brechas. As posse de bola terminou bem equilibrada: 44% x 56%. 

A principal jogada de perigo foi aos 19 minutos, quando o zagueiro Messias, do Ceará, quase marcou contra a própria meta. Após boa trama do ataque do América pelo lado direito, a bola desviou na zaga, mas parou no goleiro João Ricardo, que salvou a pátria.  

O time cearense também não teve êxito nas finalizações. A melhor chance foi criada aos 46 minutos após belo chute do volante Fabinho. O defensor soltou uma bomba de fora da área, mas o goleiro Matheus Cavichioli praticou a defesa em dois tempos. 


Mudança de postura


Os dois times voltaram do intervalo com postura menos reativas. Logo aos 37 segundos do segundo tempo, Mauro Zárate quase abriu o placar os visitantes. João Ricardo fez ótimas defesas em duas oportunidades claras de gol. Após esse lance, o Ceará foi dominante no restante da partida.  

Aos 11', Cléber quase marcou para o Ceará. O atacante foi acionado na frente, ganhou na corrida da zaga americana, driblou Cavichioli, mas chutou fraco na direção do meio gol. O zagueiro Anderson estava em cima da linha para afastar o perigo.

O atacante cearense até chegou a balançar as redes aos 17', mas o lance foi invalidado por impedimento. Na jogada, Mendoza estava a frente da marcação americana. 

Um grande problema encontrado pelo time de Marquinhos Santos foram os erros no último terço do campo. Passes e finalizações erradas marcavam a etapa complementar do confronto no Castelão. 

Aos 50', Ademir teve a chance do jogo, mas desperdiçou o lance. Livre em contra-ataque, o ponta chutou cruzado para fora. 

CEARÁ 0 X 0 AMÉRICA

 
Ceará 
João Ricardo; Igor, Luiz Otávio, Messias e Bruno Pacheco (Kelvyn); Fernando Sobral, Lima (Rick), Fabinho (Marlon) e Vina; Mendoza e Jael (Yony González) (Cléber).
Técnico: Tiago Nunes 

América
Matheus Cavichioli; Patric, Eduardo Bauermann, Anderson e Marlon (João Paulo); Lucas Kal, Juninho e Juninho Valoura (Fabrício Daniel); Ademir, Felipe Azevedo (Zé Ricardo) e Mauro Zárate (Rodolfo).
Técnico: Marquinhos Santos


Motivo : 37ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data : domingo, 5 de dezembro de 2021
Local : Arena Castelão, Fortaleza (CE)
Árbitro : Raphael Claus (SP)
Assistentes : Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) e Daniel Luis Marques (SP)
VAR : Vinícius Furlan (SP)

Cartões amarelos : Marlon (América) e Lucas Kal (América)

Tags: destaque americamg interiormg futnacional seriea cearace