None

COPA LIBERTADORES

No embalo de Cazares, Atlético vence Defensor fora e encaminha vaga no Grupo E da Libertadores

Equatoriano fez gol e deu assistência no triunfo em Montevidéu, capital do Uruguai

postado em 20/02/2019 23:29 / atualizado em 20/02/2019 23:55

<i>(Foto: Dante Fernandez/AFP)</i>

Com grande atuação de Cazares, o Atlético impôs a superioridade técnica para vencer o Defensor-URU por 2 a 0 em pleno estádio Luis Franzini, em Montevidéu. O meia equatoriano deu assistência para Réver abrir o placar e marcou o segundo no triunfo na capital uruguaia, pela partida de ida da terceira fase da Copa Libertadores. O resultado deixa o time mineiro muito próximo do Grupo E da competição, que conta com Nacional-URU, Cerro Porteño-PAR e Zamora-VEN.

O jogo de volta será na próxima quarta-feira, às 21h30, no Independência. Para avançar, o Atlético pode vencer, empatar ou até perder por um gol de diferença. Derrota por 2 a 0 leva a decisão para os pênaltis. Qualquer outro resultado é favorável aos uruguaios.

Antes do confronto pela principal competição continental, o Atlético tem compromisso pela oitava rodada do Campeonato Mineiro. A partir das 17h deste domingo, o time alvinegro recebe o Villa Nova, no Independência.

Também no domingo, mas às 19h30, o Defensor recebe o Cerro Largo-URU, no estádio Luis Franzini. A partida vale pela segunda rodada do Torneio Apertura, o primeiro turno do Campeonato Uruguaio.

‘Capitão América’ marca


As equipes ainda se estudavam quando o Atlético abriu o placar, aos 10’. Após ótima cobrança de falta de Cazares, o zagueiro Réver subiu mais alto e testou para encobrir o goleiro Gastón Rodríguez: 1 a 0 (assista abaixo). Foi o primeiro do capitão desde o retorno ao clube alvinegro, em janeiro.


Pouco depois, os visitantes voltaram a incomodar. Após uma série de trapalhadas dos dois lados, o zagueiro Perg furou. A bola sobrou limpa para Ricardo Oliveira, que driblou o goleiro e, desequilibrado, finalizou. O próprio Perg se recuperou do erro e impediu o segundo gol alvinegro, aos 16’.

Apesar de jogar fora de casa e estar à frente do marcador, o Atlético seguia no ataque em busca do segundo gol. Passados 30 minutos, o time mineiro tinha quase 70% de posse de bola e havia criado grandes chances de ampliar a vantagem com Chará e Luan. O Defensor tentava responder, mas tinha dificuldades para ter a bola.

No embalo de Cazares

Inoperantes ofensivamente no primeiro tempo, os donos da casa tentaram avançar linhas e pressionar o Atlético. Em dez minutos, o meia Laquintana - que entrou no intervalo na vaga de Piquerez - finalizou duas vezes com certo perigo, mas não conseguiu o empate. Ricardo Oliveira, de falta, e Fábio Santos, que avançou livre em diagonal, pararam no goleiro rival.

O Defensor equilibrou a posse de bola e começou a levar perigo ao gol atleticano. Faltava, entretanto, mais qualidade no momento da finalização. Dos 11 chutes até os 25’, apenas dois tiveram direção certa. As dificuldades no segundo tempo fizeram o técnico Levir Culpi fechar o time: o centroavante Ricardo Oliveira saiu para a entrada do volante José Welison.

Sem o ‘pastor’, coube a Cazares fazer as vezes de ‘camisa 9’. Pouco depois de Chará desperdiçar bom contra-ataque, o Atlético voltou a avançar com perigo. Aos 32’, Patric foi lançado pela direita e cruzou na medida para o equatoriano, que, de dentro da área, cabeceou para as redes: 2 a 0 (veja abaixo).


Daí para frente, o Atlético segurou o jogo e até quase ampliou, em contra-ataque puxado por Cazares. No fim das contas, vitória garantida e classificação à fase de grupos encaminhada. Agora, é decidir no Horto.

DEFENSOR 0 X 2 ATLÉTICO

Defensor
Gastón Rodríguez; Mauricio Gómez, Maximiliano Perg (Robert Ergas, aos 34’ do 2ºT), Nicolás Correa e Gonzalo Nápoli; Martín Rabuñal, Alvaro González, Santiago Carrera, Joaquín Piquerez (Ignacio Laquintana, no intervalo) e Pablo López (Facundo Milán, aos 25’ do 2ºT); Álvaro Navarro
Técnico: Jorge da Silva

Atlético
Victor; Patric, Réver, Igor Rabello e Fábio Santos; Adilson (Jair, aos 39' do 2ºT) e Elias; Luan, Cazares e Chará (Maicon Bolt, aos 31’ do 2ºT); Ricardo Oliveira (José Welison, aos 25’ do 2ºT)
Técnico: Levir Culpi

Gol: Réver, aos 10’ do 1ºT, e Cazares, aos 32’ do 2ºT (ATL)
Cartões amarelos: Nicolás Correa, aos 11’ do 2ºT (DEF); Elias, aos 10’, e Réver, aos 44’ do 2ºT (ATL)

Motivo: jogo de ida da terceira fase da Copa Libertadores
Data e horário: quarta-feira, 20 de fevereiro, às 21h30
Local: estádio Luis Franzini, em Montevidéu (URU)

Árbitro: Néstor Pitana (ARG)
Assistentes: Juan Pablo Belatti (ARG) e Pablo González (ARG)

Tags: atleticomg interiormg futnacional seriea galo libertadores2019 defensor