None

COPA DO BRASIL

De volta ao Independência, Atlético estreia na Copa do Brasil diante de badalado Santos de Sampaoli

Times se enfrentam a partir das 19h15 desta quarta, pelas oitavas de final

postado em 15/05/2019 06:30 / atualizado em 14/05/2019 23:02

<i>(Foto: Bruno Cantini/Atlético)</i>
Como parar o Santos de Jorge Sampaoli? Essa pergunta certamente passa pela cabeça de vários técnicos do futebol brasileiro. Nesta semana, foi a vez do interino Rodrigo Santana buscar formas de fazer o Atlético se impor contra o time da Vila Belmiro. Afinal, as equipes alvinegras se enfrentam nesta quarta-feira, às 19h15, no Independência, em Belo Horizonte, pela partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. A volta será em 6 de junho, às 20h, no Pacaembu.

Diante do badalado time comandado pelo treinador argentino - que aposta na manutenção da posse de bola e no jogo apoiado -, o Atlético tenta recuperar o prestígio. Jogadores como o lateral-esquerdo Fábio Santos e o centroavante Ricardo Oliveira foram vaiados durante a derrota desse domingo por 2 a 0 para o Palmeiras, no Mineirão, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.

A partida diante do Santos também marca o retorno do Atlético ao Independência, onde não joga desde a vitória por 2 a 1 sobre o Avaí, em 27 de abril, na estreia no Campeonato Brasileiro. De lá para cá, foram quatro jogos, com três vitórias (todas fora de casa) e uma derrota (para o Palmeiras). E a volta ao Horto anima o lateral-direito Guga.

“A gente sabe que o Atlético e o Independência têm algo de diferente. Que a gente possa fazer nosso caldeirão lá dentro para a gente conseguir o êxito no primeiro jogo da Copa do Brasil”, disse. Guga também projetou o confronto com o Santos do técnico argentino Jorge Sampaoli.

Estreia

Por ter participado da Copa Libertadores, o Atlético ganhou o direito de iniciar a disputa da Copa do Brasil já nas oitavas de final. Portanto, o jogo contra o Santos marcará a estreia na campanha em busca do bicampeonato do torneio. O time mineiro foi campeão em 2014, após bater o arquirrival Cruzeiro na decisão.

Quem joga?

O técnico Rodrigo Santana fez mistério durante a preparação do Atlético e não permitiu a presença dos jornalistas durante o trabalho tático dessa terça-feira. Porém, é possível imaginar a provável escalação para a estreia no principal torneio mata-mata do futebol brasileiro.

As principais dúvidas são no meio-campo. Na atividade dessa terça, Adilson deixou o campo mais cedo para fazer atividades na academia e pode ser vetado. Ele e Zé Welison disputam vaga de primeiro volante. Mais à frente, há a possibilidade de Cazares ser titular. A tendência, porém, é que o meia siga no banco. O equatoriano se recuperou de dores na coxa esquerda e não joga desde 14 de abril, quando o Atlético perdeu por 2 a 1 para o Cruzeiro, no Mineirão, pela partida de ida da decisão do Campeonato Mineiro. O restante do time deve ser o mesmo que iniciou o jogo contra o Palmeiras.

O adversário

<i>(Foto: Ivan Storti/Santos)</i>
Assim como no Atlético, houve mistério na preparação do Santos para a partida no Horto. O técnico Jorge Sampaoli não permitiu a presença da imprensa no treinamento. O próprio meia venezuelano Soteldo disse não saber qual time irá a campo. A postura, porém, será a esperada: futebol ofensivo e tentativa de imposição.

"Acredito que depende de como o time (Atlético) vai jogar. Se jogarem para cima, vamos para cima, sempre atacando, como o Sampaoli pede. Jogo a jogo estamos implementando isso. Sempre pensamos em ganhar. Sabemos que é um jogo importante, mas independentemente do resultado, temos a volta. Temos que estar tranquilos", disse.

O certo é que o lateral-esquerdo Felipe Jonatan, que já jogou a Copa do Brasil pelo Ceará, não poderá atuar contra o Atlético. Jorge, portanto, deverá ser o titular. No gol, Everson tende a ser o escolhido, para seguir o rodízio que envolve Vanderlei.

ATLÉTICO X SANTOS

Atlético
Victor; Guga, Réver, Igor Rabello e Fábio Santos; Zé Welison (Adilson); Geuvânio, Elias, Luan e Chará; Ricardo Oliveira
Técnico: Rodrigo Santana

Santos
Everson; Lucas Veríssimo (Jean Lucas), Felipe Aguilar e Gustavo Henrique; Victor Ferraz, Diego Pituca, Carlos Sánchez e Jorge; Rodrygo, Eduardo Sasha (Jean Mota) e Soteldo
Técnico: Jorge Sampaoli

Motivo: oitavas de final da Copa do Brasil
Data e horário: quarta-feira, 15 de maio de 2019, às 19h15
Local: Independência, em Belo Horizonte (MG)

Árbitro: Rodrigo D’alonso Ferreira (SC)
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva (FIFA/GO) e Kléber Lúcio Gil (FIFA/SC)
VAR: Héber Roberto Lopes (SC)

Tags: santossp copadobrasil galo seriea futnacional interiormg atleticomg