None

ATLÉTICO

FVF se diz 'surpresa' e explica não convocação de Savarino, do Atlético

Jogador do Galo ficou fora da lista da Venezuela para rodada tripla das Eliminatórias

postado em 04/10/2021 09:41

(Foto: Pedro Souza/Atlético)

A Federação Venezuelana de Futebol (FVF) divulgou um comunicado, na noite desse domingo, em que justifica a não convocação do atacante Jefferson Savarino, do Atlético, para a próxima rodada tripla das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo do Catar (2022). A seleção Vinotinto  vai enfrentar Brasil, Equador e Chile.



De acordo com o texto, o jogador de 24 ficou fora da lista do técnico Leonardo González por estar em recuperação de lesão. Savarino, porém, já está recuperado e voltou a atuar com a camisa alvinegra.

Em 11 de setembro, o atacante foi diagnosticado pelo Atlético com uma lesão no tendão do músculo adutor da coxa direita. O problema foi sentido dois dias antes, durante um jogo da Venezuela nas Eliminatórias.

"Este tipo de lesão requer normalmente quatro semanas de recuperação, razão pela qual seu nome não foi incluído na lista de 50 jogadores enviada aos clubes para a rodada tripla, posto que, pelo tempo da lesão, ele não estaria disponível. No entanto, para surpresa do departamento médico Vinotinto, jogou no dia 28 (de setembro) por 12 minutos, depois de apenas 19 dias", lê-se no comunicado.

Savarino voltou aos gramados exatamente no último dia 28, no empate por 1 a 1 com o Palmeiras, no Mineirão, jogo que eliminou o Atlético na semifinal da Copa Libertadores. Nesse sábado, atuou por 29 minutos na vitória por 1 a 0 sobre o Internacional, no mesmo estádio, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro.

"Cabe destacar que para a FVF sempre prevalecerá a saúde dos seus jogadores, por essa razão o departamento médico esteve em constante comunicação com seus colegas dos clubes para saber o estado físico de cada um e atuar em consequência", prossegue o comunicado, que também diz respeito a Josef Martínez, Mikel Villanueva e Salomón Rondón.

"Por outro lado, a decisão final de que joguem em seus respectivos times pertence unicamente a seus treinadores ou à equipe médica do clube que representam, por isso essa decisão e suas consequências são responsabilidades deles. Para a FVF é nossa responsabilidade cuidar da integridade dos jogadores independentemente da decisão do clube", completa.



Savarino se posiciona

Savarino foi às redes sociais  para dar explicações ao torcedor da seleção do país. Ele disse que ainda não está 100% recuperado.

"Estou em fase final de recuperação, mas devo tomar ritmo de novo. Se não estou convocado, devo jogar com o meu clube", disse o jogador, explicando que não foi chamado para a Seleção Venezuelana.

Leia o trecho sobre Savarino do comunicado da FVF

Jefferson Savarino: Em 9/9, sai da partida contra o Paraguai por uma dor muscular. Em 11/9, seu clube, Atlético Mineiro, determinou, depois de uma ressonância magnética, que sofreu uma ruptura parcial do terço do tendão do adutor direito e começou seu processo de recuperação. Em 27/9, depois de uma ecografia de controle, o diagnóstico foi mantido. Este tipo de lesão requer normalmente quatro semanas de recuperação, razão pela qual seu nome não foi incluído na lista de 50 jogadores enviada aos clubes para a rodada tripla, posto que, pelo tempo da lesão, ele não estaria disponível. No entanto, para surpresa do departamento médico Vinotinto, jogou no dia 28 (de setembro) por 12 minutos, depois de apenas 19 dias.

Tags: galo venezuela atleticomg interiormg futinternacional futnacional eliminatorias seriea savarino