Interior

Por melhor desempenho em 2012, Atlético domina seleção do 50º Troféu Guará

Galo contou com sete dos 11 jogadores na escalação da seleção do prêmio. Ronaldinho Gaúcho foi eleito o craque, Cuca o melhor técnico e Alexandre Kalil o dirigente do ano

Redação

Alexandre Kalil, Ronaldinho Gaúcho e Cuca foram eleitos os melhores em suas funções

Considerado o prêmio mais importante do futebol mineiro ao lado do Troféu Telê Santana, o Troféu Guará chegou à sua 50ª edição na noite desta terça-feira, em Belo Horizonte. Foram eleitos os melhores jogadores, técnico, dirigente e árbitro da temporada de 2012 em Minas Gerais. Por ter sido campeão mineiro e feito uma campanha de destaque no Campeonato Brasileiro, o Atlético foi o clube que faturou o maior número de premiações – 13.


Na Seleção do Troféu Guará, o Atlético foi melhor em sete posições: lateral-direito, dupla de zaga, dupla de volantes, armador e atacante. Marcos Rocha, Réver, Leonardo Silva, Pierre, Leandro Donizete, Ronaldinho Gaúcho – este também faturou o prêmio de craque da temporada – e Bernard foram os ganhadores em suas funções. Cuca (melhor técnico), Alexandre Kalil (melhor dirigente) e Carlinhos Neves (melhor preparador físico) completaram a lista de agraciados. O Galo ainda foi lembrado por ter sido campeão mineiro tanto no masculino quanto no feminino e por ainda brigar pelo título estadual na categoria júnior.

Mesmo não tendo feito uma grande temporada, o Cruzeiro teve três jogadores na Seleção do Troféu Guará. Fábio (goleiro), Éverton (lateral-esquerdo) e Montillo (armador) foram eleitos com boa vantagem de votos sobre seus concorrentes. No futebol, o time celeste ainda faturou os prêmios de revelação, com Élber, e de artilheiro da temporada, com Wellington Paulista (24 gols).

O América também foi lembrado na votação. O atacante Fábio Júnior, de 34 anos, ganhou o prêmio de melhor atacante. Na disputa por votos, ele ficou empatado com Jô, do Atlético, mas faturou o prêmio por ser mais velho – o camisa 32 atleticano tem 25 anos. Com 14 gols, Fábio foi o artilheiro do Coelho na Série B do Campeonato Brasileiro. Além disso, o time do Horto também recebeu o Troféu Guará Especial por conta de seu centenário, comemorado em 2012. O Tupi, de Juiz de Fora, foi homenageado com o mesmo prêmio.

O vôlei também teve seu espaço na grande premiação do esporte mineiro. Campeão de três dos quatro torneios que disputou nos últimos sete meses – venceu a Superliga 2011/12, o Campeonato Mineiro de 2012, o Sul-Americano de Clubes e chegou à final do Mundial de Clubes –, o time de vôlei do Cruzeiro também foi agraciado com o Troféu Guará Especial.

A eleição dos melhores de Troféu Guará contou com a participação de 31 veículos de imprensa de Minas Gerais, entre emissoras de rádio, televisão, jornais impressos e portais de internet. A cerimônia de entrega dos prêmios será realizada no dia 4 de fevereiro de 2013.

Confira todos os premiados da 50ª edição do Troféu Guará


GR: Fábio (Cruzeiro) – 25 votos
LD: Marcos Rocha (Atlético) – 29 votos
ZC: Leonardo Silva (Atlético) – 31 votos
ZC: Réver (Atlético) – 31 votos
LE: Éverton (Cruzeiro) – 16 votos
VO: Pierre (Atlético) – 29 votos
VO: Leandro Donizete (Atlético) – 18 votos
MA: Ronaldinho Gaúcho (Atlético) – 30 votos
MA: Montillo (Cruzeiro) – 27 votos
AC: Bernard (Atlético) – 31 votos
AC: Fábio Júnior (América) – 10 votos

Técnico: Cuca (Atlético) – 30 votos
Craque do ano: Ronaldinho Gaúcho (Atlético) – 27 votos
Revelação: Élber (Cruzeiro) – 8 votos
Melhor dirigente: Alexandre Kalil (Atlético) – 28 votos
Melhor árbitro: Ricardo Marques Ribeiro – 13 votos
Melhor preparador físico: Carlinhos Neves (Atlético) – 27 votos
Artilheiro da temporada: Wellington Paulista (Cruzeiro) – 24 gols

Campeão Mineiro – Módulo I: Atlético
Campeão Mineiro – Módulo II: Araxá
Campeão Mineiro – 2ª Divisão: Minas Brasil ou Esportiva Guaxupé
Campeão Mineiro Feminino: Atlético
Campeão da Taça Minas Gerais: Boa Esporte
Campeão Mineiro Júnior: Villa Nova, Atlético ou Nacional
Troféu Guará Especial: equipe de vôlei do Cruzeiro
Troféu Guará Especial: América e Tupi (equipes centenárias em 2012)